Coordenação
Profa. Dra. Christiana Almeida Salvador Lima
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Em síntese, o Curso de Bacharelado em Odontologia do UNIDEP, em consonância com as suas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), tem como objetivo a formação de um profissional dotado dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidade gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios de ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posição de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas propiciando condições para que haja benefícios mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
O curso de Odontologia desenvolverá metodologicamente e com avaliação as seguintes habilidades essenciais para a empregabilidade e à preparação para o exercício da cidadania de seus egressos: Planejar; Analisar e Interpretar; Tomar decisão; Liderar; Ser criativo; Raciocinar de forma lógica; Raciocinar de forma crítica e analítica; Negociar; Comunicar; Relacionamento interpessoal; Trabalhar em equipe multiprofissional.
POR QUE ESCOLHER O UNIDEP?
O UNIDEP vem desenvolvendo sua vocação de formar profissionais na área da Saúde há anos e oferece vários cursos consolidados nessa área.
O curso de Odontologia será oferecido em infraestrutura própria, que vai desde salas de aula com acesso à internet, passando por laboratórios modernos e bem equipados. O curso contará também com o Centro de Desenvolvimento de Práticas em Saúde (CDPS), espaço em que ocorrerão as atividades de simulação e desenvolvimento de habilidades. A biblioteca está localizada em um amplo espaço e possui acervo com 12 mil títulos, além de acesso online aos periódicos das bases de dados da EBSCO e à Biblioteca Virtual do Grupo A.
O corpo docente do curso de Odontologia do UNIDEP é constituído, por mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional, estando aptos a executar com excelência o projeto do Curso, que tem como principais fundamentos a oferta de práticas nos serviços de saúde desde o seu início, a integração dos conhecimentos teóricos e a pesquisa com a prática clínica e a preparação dos futuros médicos para um mundo cada vez mais digital e complexo utilizando diferentes metodologias. Ou seja, modernizar a formação médica sem perder de vista a necessidade da atuação centrada no paciente constitui-se o principal desafio do Curso.
Além disso, o curso de Odontologia do UNIDEP está localizado em Pato Branco, cidade que é polo regional em saúde, pertencente à 7ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, onde não há outros cursos de odontologia, deixando única e exclusivamente para o UNIDEP a responsabilidade de dar o suporte, por meio de seus acadêmicos, e por meio de parcerias, às comunidades Quilombolas e Indígenas, assim como à rede pública, através de suas Unidades Básicas de Saúde.
Perfil Profissional do Egresso
O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, indo de encontro com o preconizado pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, e ao encontro da missão do UNIDEP, que é “formar e qualificar cidadãos produzindo conhecimentos, orientados para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão, inseridas no contexto regional e global”.
O Curso de Bacharelado em Odontologia do UNIDEP, em consonância com a Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002, visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
I – Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II – Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III – Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV – Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V – Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VI – Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
VII – Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;
VIII – Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle;
IX – Cumprir investigações básicas e procedimentos operatórios;
X – Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;
XI – Comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores de área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações;
XII – Obter e eficientemente gravar informações confiáveis e avaliá-las objetivamente;
XIII – Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade;
XIV – Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicos e clínicas;
XV – Organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente;
XVI – Aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
XVII – Participar em educação continuada relativa a saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional e manter espírito crítico, mas aberto a novas informações;
XVIII – Participar de investigações científicas sobre doenças e saúde bucal e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde;
XIX – Buscar melhorar a percepção e providenciar soluções para os problemas de saúde bucal e áreas relacionadas e necessidades globais da comunidade;
XX – Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional;
XXI – Estar ciente das regras dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e ter responsabilidade pessoal para com tais regras;
XXII – Reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face às mudanças circunstanciais;
XXIII – Colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico;
XXIV – Identificar as afecções buco-maxilo-faciais prevalentes;
XXV – Propor e executar planos de tratamento adequados;
XXVI – Realizar a preservação da saúde bucal;
XXVII – Comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
XXVIII – Trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção de saúde;
XXIX – Planejar e administrar serviços de saúde comunitária;
XXX – Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.
Mercado de Trabalho
O profissional formado em Odontologia pelo UNIDEP estará apto a exercer suas atividades tanto no serviço público quanto no serviço privado, podendo atuar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, empresas, sindicatos, escolas, etc.
O profissional também pode atuar junto a centros de pesquisas, que estão sempre em crescimento na busca por novos produtos, novas técnicas, novas abordagens e novas implicações na manutenção da saúde bucal, tendo como foco a melhoria na saúde geral do paciente.
A docência também é outra linha a ser seguida, onde o profissional se dedica à formação de novos profissionais, seja em cursos de Graduação ou Pós Graduação.
Estar sempre atualizado garante a inserção no mercado de trabalho com um diferencial significativo na qualidade do tratamento oferecido e na satisfação do cliente.
Cidades do interior, longe dos grandes centros urbanos, concentram boas oportunidades de emprego para este profissional, sendo que mesmo em nossa região há municípios que não possuem profissional registrado junto ao Conselho Regional de Odontologia.
Apesar da faculdade de Odontologia ser bastante procurada e existirem muitos profissionais formados no país, a procura por este profissional também é crescente, e sua base de formação, instituição e desempenho, podem ser o diferencial para o sucesso.
Investimento:
Ingressantes 2024/1
Valor mensal: R$ 3.762,43
Valor da mensalidade no primeiro período condicionado ao pagamento até o dia 10: R$ 2.633,70
Ingressantes 2023
Valor do crédito mensal no primeiro período: R$ 70,62
Valor da mensalidade no primeiro período cursando 29* créditos: R$ 1.412,40
Valor do crédito mensal com aplicação do Bolsa UNIDEP no primeiro período - condicionado ao pagamento até o dia 10: R$ 60,01
Valor da mensalidade no primeiro período cursando 29 créditos - condicionado ao pagamento até o dia 10: R$ 1.200,20
*O valor da mensalidade será de acordo com o número de créditos inseridos na matrícula.
Ingressantes 2020, 2021 e 2022
Valor do crédito mensal: R$ 93,83
Valor da mensalidade cursando 20* créditos: R$ 1.876,60
Valor do crédito mensal com aplicação do Bolsa UNIDEP - condicionado ao pagamento até o dia 10: R$ 79,73
Valor da mensalidade cursando 20 créditos - condicionado ao pagamento até o dia 10: R$ 1.594,60
*O valor da mensalidade será de acordo com o número de créditos inseridos na matrícula.
Ingressantes até 2019
Mensalidade
R$ 2.439,93
Links de interesse
Conselho Federal de Odontologia
Conselho Regional de Odontologia do Paraná
Associação Brasileira de Odontologia
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
Corpo Docente
Dra. Alice Ramos De Freitas Pereira
[email protected]
Dra. Christiana Almeida Salvador Lima
[email protected]
Dra. Denise Bianchin Gomes
[email protected]
Dra. Gisele Reisdoerfer Galina
[email protected]
Dra. Gisele Silva Costa Duarte
[email protected]
Dra. Eucléia Gonçalves dos Santos
[email protected]
Dr. Rodrigo Ehlers Ilkiu
[email protected]
Dr. Wellington Lima
[email protected]
Me. Celso Ferraz Bett
[email protected]
Ma. Hevelyn Xavier Luciano
[email protected]
Ma. Lia Barbosa Argenton
[email protected]
Me. Fabiano Gava
[email protected]
Me. Felipe Belmonte Archetti
[email protected]
Ma. Gabriela Dagios Amadori
[email protected]
Me. Kayê Varaschin Theodorovicz
[email protected]
Ma. Luciana de Freitas Bica
[email protected]
Ma. Wanda Luquine Elias
[email protected]
Me. Wanderley Félix Júnior
[email protected]
Ma. Graciela Caroline Gregolin
[email protected]
Esp. André Matsuda Kim
[email protected]
Esp. Diego Mânica
[email protected]
Esp. Jhonatan Gaspari
[email protected]
Esp. Jucimar Milan
[email protected]
Esp. Ronilson Hirassaki
[email protected]
Coordenação
Profa. Dra. Christiana Almeida Salvador Lima
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.