Coordenação
Prof. Me. Ricardo Bertoncello
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
O curso tem duração de cinco anos, com aulas no período noturno e carga horária total de 3660 horas e é conceituado pelo MEC com nota 4 (em uma escala de 1 a 5). A titulação conferida é a de Engenheiro Eletricista e a formação é coerente e compatível com as habilidades profissionais definidas pelo sistema CONFEA-CREA. São ofertadas 120 vagas anuais, sendo elas distribuídas em dois ingressos com 60 vagas por semestre.
O curso de Engenharia Elétrica do UNIDEP, forma profissionais preparados e capacitados para atuar com o compromisso de contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento da sociedade, manifestando-se pela prática tecnológica, colocando-a a serviço da melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O currículo do curso é composto por disciplinas de formação básica e de formação profissionalizante e específica, que compreendem os fundamentos específicos e tecnológicos da Engenharia. A parte específica relativa à Engenharia Elétrica é constituída por disciplinas de formação profissional que habilitam o conhecimento dos fundamentos, materiais, sistemas e processos da área. Essa estrutura também permite o desenvolvimento de atitudes e habilidades pertinentes à formação do Engenheiro Eletricista. Além de disciplinas dos núcleos básico, profissionalizante e específico, é exigida a realização de atividades complementares. Soma-se a isso a carga horária de 250 horas de estágio supervisionado.
Perfil Profissional
O perfil profissional do egresso engenheiro eletricista do UNIDEP expressa, com fidelidade, as competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (DCNs).
O mercado de trabalho exige que o engenheiro eletricista possua uma formação de cunho generalista com sólida formação básica e humanista, capaz de se adaptar às mudanças sócio-econômicas e tecnológicas, gerando métodos ou produtos que satisfaçam as novas mudanças.
A estrutura curricular para o Curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil profissional:
a) Formação sólida nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica.
b) Bom conhecimento na área de informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas.
c) Uma formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento humano no trabalho, e que venha a tornar-se um engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade.
d) Um profissional com embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro nesta especialidade, proporcionado pelas disciplinas dos núcleos básico, específico e profissionalizante.
e) Uma visão global e interdisciplinar proporcionada pelo projeto de final de curso, no qual ele aplicará os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas.
f) Uma visão real de sua vida profissional, proporcionada pelo Estágio Supervisionado com 250 horas.
g) Um bom desempenho nas aplicações práticas de sua vida profissional, resultante do grande número de aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso.
h) A visão da excelência em todas as suas ações, resultante de um trabalho desenvolvido em praticamente todas as disciplinas do curso, principalmente as profissionalizantes.
i) A capacidade de buscar solução de problemas, de ser criativo e inovador, desenvolvida em sala de aula por uma nova postura do professor “como orientador”, que conduz o aluno desde o início de seu curso a buscar soluções por si próprio.
j) Capacidade de comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas do curso.
Mercado de Trabalho
Com o desenvolvimento, de qualquer país, são os engenheiros os profissionais de maior responsabilidade pela infraestrutura deste desenvolvimento, projetando adequadamente as estruturas, seja qual for o segmento, para este crescimento. Logo, o mercado está sempre a procura de bons engenheiros nas mais diversas modalidades. É aí que entram os engenheiros eletricistas.
O mercado para esta profissão é promissor, com atuação em diversas áreas: construtoras, indústrias de automação, telecomunicações, usinas, linhas de transmissão, etc. Além disso, o interesse pelos conceitos de sustentabilidade e economia de recursos faz com que a carreira de engenheiro elétrico seja muito requisitada no futuro, a curto prazo. Outras áreas de destaque para o engenheiro são as de consultoria para a melhoria de processos, como projetos de redução de consumo enérgico, entre outros e a área da docência. Muitos engenheiros têm se empenhado como pesquisadores a fim de descobrir novas formas de melhor utilizar a energia elétrica.
Em geral o salário médio de um engenheiro no início de carreira fica em torno de 4 mil reais podendo chegar a 35 mil reais no auge de sua experiência.
O Engenheiro Eletricista pode atuar em empresas ou indústrias que fabricam ou usam equipamentos elétricos e sistemas de automação, entre elas concessionárias de energia elétrica, construtoras, fabricantes de sistemas elétricos e aparelhos eletrônicos, prestadora de serviços de telecomunicações, empresas com linhas de montagem e outras. O engenheiro eletricista pode atuar ainda em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, lecionar em universidades, prestar consultoria e desenvolver atividades de gerenciamento. Muitos engenheiros atuam também no mercado financeiro, devido a sua facilidade em trabalhar com cálculos.
Investimento:
Ingressantes até 2019
Mensalidade
R$ 1.968,71
Links de interesse
COMCIÊNCIA - REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO – ISSN 1519-7654
Revista eletrônica que apresenta os mais diversos assuntos sempre sob o aspecto do jornalismo científico, entre os assuntos podemos citar: reforma universitária, trabalho, células-tronco, etc. Os artigos são apresentados na íntegra.
ECONOMIA E ENERGIA – ISSN 1518-2932
Site da revista Economia e Energia que possui uma equipe multidisciplinar, ligados aos setores energéticos e tecnológicos. Possui índice e artigos na íntegra dos números editados desde 1996. O assuntos abordados são referentes ao que está sendo desenvolvido no setor energético.
REVISTA CIÊNCIA & ENGENHARIA – ISSN 1983-4071
A Revista Ciência & Engenharia é publicada pela Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo divulgar os trabalhos técnicos científicos nas áreas de engenharia (de civil, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, química e agronomia), Ciência de Computação, Matemática, Física e Química. Contém índice e resumo dos artigos.
REVISTA SBA: CONTROLE & AUTOMAÇÃO – ISSN 1807-0345
A Sociedade Brasileira de Automática, SBA, foi fundada em 1975 em decorrência de uma necessidade de intercâmbio entre os especialistas brasileiros atuantes na área de Automação e Controle, e entre esses e seus pares internacionais representados principalmente pela International Federation of Automatic Control (IFAC).
Visando criar um espaço para divulgação de artigos técnico-científicos que ofereçam contribuições relevantes nas áreas de Controle e Automação, a SBA publica, desde janeiro de 1987, a Revista SBA - Controle & Automação.
REVISTA TELECOMUNICAÇÕES – INATEL – ISSN 2237-8820
A Revista Telecomunicações é um veículo institucional do Instituto Nacional de Telecomunicações, e tem o objetivo de oferecer aos profissionais que atuam neste segmento, uma obra de caráter técnico-científico para divulgação dos trabalhos de desenvolvimento e pesquisa realizados no Brasil e em outros países.
JOURNAL OF MICROWAVES, OPTOELECTRONICS AND ELECTROMAGNETIC APPLICATIONS (JMOE) – ISSN 2179-1074
The Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications (JMOe), published by the Brazilian Microwave and Optoelectronics Society (SBMO) and Brazilian Society of Electromagnetism (SBMag), is a professional, refereed publication devoted to disseminating technical information in the areas of Microwaves, Optoelectronics, Photonics, and Electromagnetic Applications.
JOURNAL OF ELECTRICAL ENGINEERING – ISSN 1582-4594
JEE continues the prestigious "Scientific Bulletin" of University "POLITEHNICA", electrotehnical section, but in electronic form. It also aims to become a fully international archival journal. All operations will be done through INTERNET (paperless). JEE is published in 4 volumes per year: March, June, September and December. Its scope includes all issues of widespread generic interest to engineers who work in the field of electrical engineering. By electrical engineering we mean industrial and home uses of electricity.
JOURNAL OF ELECTRICAL SYSTEMS – ISSN 1112-5209
The journal publishes original papers of permanent reference value in all fields of electrical systems. The coverage embraces: Power Electronics and Electric Drives; Photovoltaic conversion; generation and network planning; optimal power flow; reliability; expert systems; neural networks; object oriented systems; database and information systems; network theory, modeling and computation; protection; distribution systems; energy economics; FACTS; electrical machines; Artificial intelligence in power systems.
JOURNAL OF ENGINEERING STUDIES AND RESEARCH – ISSN 2068-7559
JESR is a quarterly scientific journal edited by an Editorial Office from the Engineering Faculty – “Vasile Alecsandri” University of Bacau. The journal continues the activity of another journal, Modelling and Optimization in the Machines Building Field (MOCM), starting with volume 16 no.3, from August 2010. It contains the most recent theoretical and experimental studies concerning the topical and perspective problems in the conception and manufacturing fields of the technological plants and equipments.
RENEWABLE ENERGY - AN INTERNATIONAL JOURNAL – ISSN 0960-1481
The journal, Renewable Energy, seeks to promote and disseminate knowledge on the various topics and technologies of renewable energy systems and components. The journal aims to serve researchers, engineers, economists, manufacturers, NGOs, associations and societies to help them keep abreast of new developments in their specialist fields and to apply alternative energy solutions to current practices.
REVISTA MUNDI ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO - ISSN: 2525-4782
A Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão engloba artigos científicos e resultados de pesquisas que articulem temáticas e perspectivas interdisciplinares dentro da câmara Engenharia/Tecnologia/Gestão da Capes (cód. 90193000). Entre as áreas cobertas estão engenharia civil, engenharia sanitária, engenharia de transportes, engenharia de minas, engenharia de materiais e metalúrgica, engenharia química, engenharia nuclear, engenharia mecânica, engenharia naval e oceânica, engenharia aeroespacial, engenharia elétrica, engenharia biomédica, engenharia de produção e tecnologias associadas. Também há a possibilidade de interface com estudos de outras áreas, em especial as Ciências Sociais Aplicadas no que se refere à gestão, e as Ciências Exatas e da Terra e a área de Saúde no que se refere a aplicações e desenvolvimentos tecnológicos.
REVISTA NEXUS – ISSN 2447-794X
Revista sobre tecnologia e ciências que apresenta seus artigos na integra. Possui editorial, expediente, cartas dos leitores, links como fazer assinatura, entrevista, destaques na área de medicamento, ciência, tecnologia da informação.
REVISTA RTI – REDES, TELECOM E INSTALAÇÕES – ISSN 1808-3544
RTI - Redes, Telecom e Instalações é uma revista técnica, mensal, dirigida aos profissionais de TI, redes e telecomunicações. Sua proposta editorial é cobrir tanto as infraestruturas (instalações) quanto as tecnologias de comunicação - de data centers a backbones de longa distância; de serviços de voz tradicionais a sistemas de segurança, telefonia móvel e multimídia; de linhas em cabos de cobre a comunicações ópticas e sem fio. Uma publicação indispensável para a perfeita implantação e operação de redes, sejam elas de grandes corporações, de operadoras ou de provedores de serviços.
REVISTA FOTOVOLT – ISSN 2447-1615
Informações e notícias sobre as empresas da área, lançamentos, produtos, artigos técnicos sobre aspectos de instalação, segurança, normalização, componentes, conexão à rede, gerenciamento de plantas de grande e pequeno porte, entre outros, guias de produtos e serviços e coberturas prévias de feiras e congressos nacionais e internacionais (ENIE, Enersolar, Exposolar, Intersolar, etc.).
REVISTA O SETOR ELÉTRICO – ISSN 1983-0912
Com o propósito de inovar o perfil das publicações voltadas ao setor elétrico e energético, atingindo um amplo público técnico interessado em se reciclar profissionalmente, a Atitude Editorial, embasada em sua experiência e seu amplo conhecimento prévio do mercado e ciente da necessidade de uma nova revista informativa e ágil que realmente contemplasse os anseios do meio, lançou em fevereiro de 2006 a revista mensal O SETOR ELÉTRICO, tendo como proposta editorial ser o veículo de referência do mercado, atuando na formação e informação do profissional.
REVISTA ELETRICIDADE MODERNA – ISSN 0100-2104
A revista Eletricidade Moderna registra, mensalmente, os avanços e as tendências da tecnologia de eletricidade, da geração à utilização de energia.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROONDAS E OPTOELETRÔNICA E SOCIEDADE BRASILEIRA DE ELETROMAGNETISMO – ISSN 2179-1074
The main mission of the Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications is to disseminate scientific and technical knowledge in the fields of Microwaves, Optoelectronics and Applied Electromagnetism.
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS – ISSN 1678-2690
To publish the results of original research in the broad range of scientific areas represented in the Academia Brasileira de Ciências.
ACTA SCIENTIARUM : TECHNOLOGY – ISSN 1807-8664
A revista publica artigos originais em todas as áreas relevantes da Tecnologia, incluindo Biotecnologia; Bioenergia (enfoque tecnológico); Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos e suas subáreas.
SEMINA: CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – ISSN 1679-0375
A Revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica vinculada à Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos originais e artigos de revisão (tutoriais), voltados às Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.
REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA – ISSN 1983-9952
A Revista Eletrônica Produção e Engenharia foi criada em 2007, como resultado da evolução natural dos trabalhos e atividades desenvolvidos pelo Fórum Mineiro de Engenharia de Produção. A Revista tem como objetivo fomentar a disseminação de conhecimento em Engenharia de Produção, através da publicação de artigos que apresentem conceitos, metodologias e resultados teóricos e práticos que contribuam para o desenvolvimento das empresas, dos profissionais, da sociedade e da produção científica.
REVISTA ENSINO DE ENGENHARIA – ISSN 2236-0158
A Revista de Ensino de Engenharia é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE, destinada à divulgação de trabalhos abordando aspectos didático-pedagógicos, científicos, tecnológicos, profissionais, políticos e administrativos concernentes à educação em engenharia.
REVISTA TECNOLOGIA – ISSN 2318-0730
A Revista Tecnologia tem como missão divulgar o conhecimento tecnológico e científico nas áreas de arquitetura, informática, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia de produção, engenharia de telecomunicações, engenharia ambiental e sanitária e demais ciências afins. A publicação é semestral, com acesso livre pelo Portal de Periódicos da UNIFOR (www.unifor.br/ojs). A revista verifica existência de similaridade em todos os manuscritos submetidos, antes de enviar para a revisão por pares.
REVISTA BRASILEIRA DE ENERGIA – ISSN 0104-303X
A Revista Brasileira de Energia tem como missão: “Divulgar trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionados ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais.”
REVISTA ELETRÔNICA DE ENERGIA – ISSN 2237-924X
A Revista Eletrônica de Energia (REE) se constitui como um espaço editorial aberto para toda a comunidade científica nacional e internacional, com publicação de artigos em todos os campos da Energia: Política e Regulação, Impactos Sociais e Ambientais da Produção, Transformação e Uso da Energia, e Tecnologias, sempre com o foco no papel estratégico da energia no mundo. Como orientação geral, a revista busca, pelos critérios de qualidade e rigor, publicar artigos científicos decorrentes de pesquisas científicas e de observações empíricas fundamentadas.
REVISTA BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA – ISSN 2525-7129
A Revista Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é uma publicação focada nos setores da Energia Solar, Fotovoltaica e Térmica, formando opiniões no Brasil e no exterior. Faça parte do seleto grupo de anunciantes da mais completa publicação do setor no Brasil. A RBS Magazine - Revista brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é a primeira mídia impressa do cenário nacional. Com distribuição dirigida em parceria com as principais universidades e entidades ligadas ao setor, além de distribuição gratuita nas principais feiras e eventos do Brasil e Mercosul, garantem aos seus parceiros e anunciantes a melhor vitrine do mercado.
Corpo Docente
Me. Alcione Cappelin
[email protected]
Me. Alexsandro Brocardo Lopes
[email protected]
Me. Fernando Palma Batista
[email protected]
Me. Gabriel Ubirajara de Carvalho
[email protected]
Ma. Keli Starck
[email protected]
Me. Luiz Fernando Rigatti
[email protected]
Me. Ricardo Bertoncello
[email protected]
Me. Sidnei Pereira
[email protected]
Me. Silvio Pilatti
[email protected]
Esp. Carlos Henrique dos Santos
[email protected]
Esp. Lucas Gremonini
[email protected]
Artigos
Avaliação de metodologias de intercalação de caulinita com acetato de potássio através da técnica de IVTF
Profa. Polyana Martinello
Complexos de caulinita intercalada com acetato de potássio estão em destaque em diversos estudos devido a sua variada aplicação na indústria. A facilidade com que ocorre o processo de intercalação do acetato de potássio na matriz da caulinita corrobora na utilização do material em muitas outras reações e produtos. Duas metodologias de intercalação foram comparadas nesse trabalho, processos mecanoquímico e por imersão. Técnicas de caracterização como Difração de Raios X de pó (DRX), Infravermelho com Transformada de Fourier (IVTF), Espectroscopia Eletrônica por Reflectância Difusa em amostras sólidas (DRUV-Vis) foram utilizadas para a verificação do material preparado. Com o intuito de obter um material possível de ser usado como um fertilizante de liberação controlada de potássio foi realizado o estudo do comportamento térmico por meio de análises térmicas de DSC/TGA/DTG e a avaliação do material após ensaio de lixiviação. Além dos métodos de intercalação, porcentagens diferentes dos reagentes foram comparadas, levando a um resultado de melhor índice de retenção antes e depois da lixiviação juntamente com a estabilidade térmica do produto de intercalação, o material obtido na metodologia de intercalação do KAc foi de 20%, em imersão em solução.
Street Lighting System Based On Led Modular Drivers
Prof. Ithalo Hespanhol de Souza
This work proposes the use of a modular topology for the design of a luminaire for street lighting based on LEDs. Such modular topology consists of multiple drivers, which make use of DC-DC converters for both power factor correction and power control stages. In the proposed topology each driver has its independent set of power LEDs, which makes the lamp more robust to the failure of one or more individual modules. The design of the electronic drivers is developed. Experimental results are performed for the proposed lighting system in order to show the feasibility of the idea.
Dissertação de Mestrado
Identidades polinomiais Zn graduadas da álgebra Mn(F)
Prof. Evandro Riva
Esta dissertação apresenta o estudo de álgebras G-graduadas e identidades polinomiais G-graduadas, onde G é um grupo aditivo. Como resultado principal será descrita uma base finita para as identidades polinomiais Zn-graduadas da álgebra das matrizes n × n, com entradas em um corpo F. Este estudo será subdividido em duas etapas: quando o corpo F tem característica zero e quando o corpo F é infinito. Estes resultados foram descritos por Vasilovsky em 1999 e por Azevedo em 2006.
Sistema de Conexão de Mini e Micro Centrais Hidrelétricas às Redes Monofásicas das Concessionárias
Prof. Ricardo Bertoncello
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema de conexão entre unidades de geração trifásica e uma rede de distribuição de energia elétrica rural monofásica. O sistema proposto baseia-se em um conversor CA/CA. Este conversor é composto por um retificador trifásico modulado por largura de pulso e um inversor monofásico. O controle do sistema é realizado através de um controlador digital de sinais (DSC). Atualmente o custo para conexão de mini e micro centrais hidrelétricas às redes de distribuição das concessionárias é bastante elevado, principalmente pelo custo de implantação das redes de distribuição trifásicas, e isso gera impacto principalmente nos pequenos empreendimentos. Para os empreendimentos maiores, este custo é diluído no custo total da obra, não impactando de forma significativa na viabilidade do negócio. Este trabalho visa desenvolver um sistema de conexão que atenda os requisitos técnicos e as exigências legais e que ao mesmo tempo consiga reduzir os custos para a conexão de pequenos agentes geradores no sistema elétrico nacional, em localidades onde somente a rede monofásica esteja disponível. Com isso, pretende-se viabilizar economicamente a inserção de pequenos produtores no cenário de geração e comercialização de energia elétrica.
Desenvolvimento de estruturas paralelas em FPGA e implementação de controladores digitais para aplicação em filtros ativos de potência
Prof. Alexsandro Brocardo Lopes
Este trabalho apresenta uma abordagem paralela em FPGA para implementação de controladores digitais, com a finalidade de reduzir o tempo computacional de execução das leis de controle. A técnica de controle utilizada na implementação proposta pode ser aplicada para a compensação seletiva de harmônicos em filtros ativos de potência (FAP). Para compensar mesmo um número reduzido de harmônicas são necessárias múltiplas instruções de cálculo, envolvendo multiplicações e adições. Desta forma, para melhorar o desempenho computacional do sistema, é proposta uma estrutura paralela para implementação do controlador. Para compensação de um número maior de harmônicas é realizada a decomposição das tensões em suas componentes harmônicas em eixos síncronos utilizando a Transformada Discreta de Fourier. Esta estratégia permite um tempo de cálculo fixo independente do número de harmônicas, até o limite imposto pela frequência de amostragem. Os resultados experimentais são apresentados para comparar o tempo de execução da abordagem paralela proposta com o tempo de execução sequencial convencionalmente utilizado na literatura.
Obtenção de Caulinta Intercalada com Acetato de Potássio via Processos Mecanoquímicos e Imersão em Solução
Profa. Polyana Martinello
Complexos de caulinita intercalada com acetato de potássio estão em destaque em diversos estudos devido a sua variada aplicação na indústria. A facilidade com que ocorre o processo de intercalação do acetato de potássio na matriz da caulinita corrobora na utilização do material em muitas outras reações e produtos. Duas metodologias de intercalação foram comparadas nesse trabalho, processos mecanoquímico e por imersão. Técnicas de caracterização como Difração de Raios X de pó (DRX), Infravermelho com Transformada de Fourier (IVTF), Espectroscopia Eletrônica por Reflectância Difusa em amostras sólidas (DRUV-Vis) foram utilizadas para a verificação do material preparado. Com o intuito de obter um material possível de ser usado como um fertilizante de liberação controlada de potássio foi realizado o estudo do comportamento térmico por meio de análises térmicas de DSC/TGA/DTG e a avaliação do material após ensaio de lixiviação. Além dos métodos de intercalação, porcentagens diferentes dos reagentes foram comparadas, levando a um resultado de melhor índice de retenção antes e depois da lixiviação juntamente com a estabilidade térmica do produto de intercalação, o material obtido na metodologia de intercalação do KAc foi de 20%, em imersão em solução.
A Influência das Competências Individuais dos Egressos dos Cursos de Administração da Região Sudoeste do Paraná no Comportamento Inovador
Prof. Ronaldo Bieber
O presente trabalho tem por objetivo analisar como os egressos das faculdades de administração da região sudoeste do Paraná estão sendo preparados nas suas Instituições de Ensino Superior (IES) para inovar nos ambientes em que atuam profissionalmente.
Painel
Obtenção e caracterização de caulinita intercalada com acetato de potássio via reação mecanoquímica
Profa. Polyana Martinello
Poster
Avaliação de metodologias de intercalação de caulinita com acetato de potássio através da técnica de IVTF
Profa. Polyana Martinello
Coordenação
Prof. Me. Ricardo Bertoncello
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Artigos
Avaliação de metodologias de intercalação de caulinita com acetato de potássio através da técnica de IVTF
Profa. Polyana Martinello
Complexos de caulinita intercalada com acetato de potássio estão em destaque em diversos estudos devido a sua variada aplicação na indústria. A facilidade com que ocorre o processo de intercalação do acetato de potássio na matriz da caulinita corrobora na utilização do material em muitas outras reações e produtos. Duas metodologias de intercalação foram comparadas nesse trabalho, processos mecanoquímico e por imersão. Técnicas de caracterização como Difração de Raios X de pó (DRX), Infravermelho com Transformada de Fourier (IVTF), Espectroscopia Eletrônica por Reflectância Difusa em amostras sólidas (DRUV-Vis) foram utilizadas para a verificação do material preparado. Com o intuito de obter um material possível de ser usado como um fertilizante de liberação controlada de potássio foi realizado o estudo do comportamento térmico por meio de análises térmicas de DSC/TGA/DTG e a avaliação do material após ensaio de lixiviação. Além dos métodos de intercalação, porcentagens diferentes dos reagentes foram comparadas, levando a um resultado de melhor índice de retenção antes e depois da lixiviação juntamente com a estabilidade térmica do produto de intercalação, o material obtido na metodologia de intercalação do KAc foi de 20%, em imersão em solução.
Street Lighting System Based On Led Modular Drivers
Prof. Ithalo Hespanhol de Souza
This work proposes the use of a modular topology for the design of a luminaire for street lighting based on LEDs. Such modular topology consists of multiple drivers, which make use of DC-DC converters for both power factor correction and power control stages. In the proposed topology each driver has its independent set of power LEDs, which makes the lamp more robust to the failure of one or more individual modules. The design of the electronic drivers is developed. Experimental results are performed for the proposed lighting system in order to show the feasibility of the idea.
Dissertação de Mestrado
Identidades polinomiais Zn graduadas da álgebra Mn(F)
Prof. Evandro Riva
Esta dissertação apresenta o estudo de álgebras G-graduadas e identidades polinomiais G-graduadas, onde G é um grupo aditivo. Como resultado principal será descrita uma base finita para as identidades polinomiais Zn-graduadas da álgebra das matrizes n × n, com entradas em um corpo F. Este estudo será subdividido em duas etapas: quando o corpo F tem característica zero e quando o corpo F é infinito. Estes resultados foram descritos por Vasilovsky em 1999 e por Azevedo em 2006.
Sistema de Conexão de Mini e Micro Centrais Hidrelétricas às Redes Monofásicas das Concessionárias
Prof. Ricardo Bertoncello
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema de conexão entre unidades de geração trifásica e uma rede de distribuição de energia elétrica rural monofásica. O sistema proposto baseia-se em um conversor CA/CA. Este conversor é composto por um retificador trifásico modulado por largura de pulso e um inversor monofásico. O controle do sistema é realizado através de um controlador digital de sinais (DSC). Atualmente o custo para conexão de mini e micro centrais hidrelétricas às redes de distribuição das concessionárias é bastante elevado, principalmente pelo custo de implantação das redes de distribuição trifásicas, e isso gera impacto principalmente nos pequenos empreendimentos. Para os empreendimentos maiores, este custo é diluído no custo total da obra, não impactando de forma significativa na viabilidade do negócio. Este trabalho visa desenvolver um sistema de conexão que atenda os requisitos técnicos e as exigências legais e que ao mesmo tempo consiga reduzir os custos para a conexão de pequenos agentes geradores no sistema elétrico nacional, em localidades onde somente a rede monofásica esteja disponível. Com isso, pretende-se viabilizar economicamente a inserção de pequenos produtores no cenário de geração e comercialização de energia elétrica.
Desenvolvimento de estruturas paralelas em FPGA e implementação de controladores digitais para aplicação em filtros ativos de potência
Prof. Alexsandro Brocardo Lopes
Este trabalho apresenta uma abordagem paralela em FPGA para implementação de controladores digitais, com a finalidade de reduzir o tempo computacional de execução das leis de controle. A técnica de controle utilizada na implementação proposta pode ser aplicada para a compensação seletiva de harmônicos em filtros ativos de potência (FAP). Para compensar mesmo um número reduzido de harmônicas são necessárias múltiplas instruções de cálculo, envolvendo multiplicações e adições. Desta forma, para melhorar o desempenho computacional do sistema, é proposta uma estrutura paralela para implementação do controlador. Para compensação de um número maior de harmônicas é realizada a decomposição das tensões em suas componentes harmônicas em eixos síncronos utilizando a Transformada Discreta de Fourier. Esta estratégia permite um tempo de cálculo fixo independente do número de harmônicas, até o limite imposto pela frequência de amostragem. Os resultados experimentais são apresentados para comparar o tempo de execução da abordagem paralela proposta com o tempo de execução sequencial convencionalmente utilizado na literatura.
Obtenção de Caulinta Intercalada com Acetato de Potássio via Processos Mecanoquímicos e Imersão em Solução
Profa. Polyana Martinello
Complexos de caulinita intercalada com acetato de potássio estão em destaque em diversos estudos devido a sua variada aplicação na indústria. A facilidade com que ocorre o processo de intercalação do acetato de potássio na matriz da caulinita corrobora na utilização do material em muitas outras reações e produtos. Duas metodologias de intercalação foram comparadas nesse trabalho, processos mecanoquímico e por imersão. Técnicas de caracterização como Difração de Raios X de pó (DRX), Infravermelho com Transformada de Fourier (IVTF), Espectroscopia Eletrônica por Reflectância Difusa em amostras sólidas (DRUV-Vis) foram utilizadas para a verificação do material preparado. Com o intuito de obter um material possível de ser usado como um fertilizante de liberação controlada de potássio foi realizado o estudo do comportamento térmico por meio de análises térmicas de DSC/TGA/DTG e a avaliação do material após ensaio de lixiviação. Além dos métodos de intercalação, porcentagens diferentes dos reagentes foram comparadas, levando a um resultado de melhor índice de retenção antes e depois da lixiviação juntamente com a estabilidade térmica do produto de intercalação, o material obtido na metodologia de intercalação do KAc foi de 20%, em imersão em solução.
A Influência das Competências Individuais dos Egressos dos Cursos de Administração da Região Sudoeste do Paraná no Comportamento Inovador
Prof. Ronaldo Bieber
O presente trabalho tem por objetivo analisar como os egressos das faculdades de administração da região sudoeste do Paraná estão sendo preparados nas suas Instituições de Ensino Superior (IES) para inovar nos ambientes em que atuam profissionalmente.
Painel
Obtenção e caracterização de caulinita intercalada com acetato de potássio via reação mecanoquímica
Profa. Polyana Martinello
Poster
Avaliação de metodologias de intercalação de caulinita com acetato de potássio através da técnica de IVTF
Profa. Polyana Martinello