Naped
Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
(46) 3220-3083
[email protected]
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), como setor pedagógico, é um espaço institucionalizado, de forma concreta e legalizado, com fins específicos e direcionados ao desenvolvimento dos processos de ensinar e de aprender em conformidade com o que rege o Projeto de Desenvolvimento Institucional e Regimento Geral do UNIDEP.
O NAPED tem como objetivo geral contribuir para que a ação pedagógica se torne mais significativa apoiada em ferramentas teórico-práticas que possibilitem aos professores pensar suas experiências vividas como sujeitos da educação, como profissionais responsáveis pela formação de outros profissionais. Tem nas suas metas o aprimoramento das relações professor-aluno, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Dá apoio e promove ações que visem à qualidade do ensino superior. Articula com a CPA a Avaliação Institucional e as discussões e providências de seus resultados, junto aos professores. Trabalha em conjunto com a Direção Acadêmica e às Coordenações de Curso, nas questões relacionadas ao Planejamento Institucional (PDI-PPI), aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e matrizes curriculares. Participa com os coordenadores de curso, da seleção de professores. Promove a qualificação acadêmica e atualização pedagógica do corpo docente.
Suas atividades são traçadas numa proposta voltada à atuação comprometida com o conhecimento e com as exigências de um ensino superior de qualidade tanto ao que se refere aos cursos presenciais como a distância.
Além do exposto anteriormente, O NAPED contribui desenvolvendo atividades permanentes como: realização de eventos periódicos, nos encontros pedagógicos, locais e institucionais sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação e sob a orientação da equipe pedagógica; disponibilização de material de orientação pedagógica; atendimento pedagógico individual aos docentes; levantamento de necessidades pedagógicas junto aos cursos; oferecimento sistemático e permanente de oficinas pedagógicas.
Coordenação
Profa. Ma. Graziela Scopel
Coordenação adjunta:
Profa. Ma. Kelly Zavadski
equipe
Conheça equipe
atribuições
Entre as atividades desenvolvidas estão as voltadas à integração, acessibilidade e flexibilidade nos fazeres pedagógicos envolvendo o acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação da qualidade dos cursos oferecidos com base nas dimensões de :
INTEGRAÇÃO
O NAPED efetiva-se como espaço coletivos de reflexão sobre a docência universitária e, as questões de ensino, em dialogo constante com a direção acadêmica e coordenadores articulando as melhores oportunidades de sucesso para os nossos alunos.
FLEXIBILIDADE
As coordenações e colegiados são incentivados a apresentar propostas de interesse pedagógico do curso, participando desta forma com o planejamento das atividades de Formação Continuada do professor e as melhorias das atividades de ensino.
ACESSIBILIDADE
Os professores encontram apoio pedagógico para a elaboração do seu Plano de ensino, no planejamento da aula e no suporte aos processos de avaliação do conhecimento e da ação docente, na medida de suas necessidades e em consonância com as da Instituição visando o melhor na formação do acadêmico.
SISTEMATIZAÇÃO
A docência no UNIDEP é pautada pela qualidade. Para a contratação, os docentes passam por banca comprobatória dos saberes da área de atuação com acompanhamento do NAPED às questões da didática, num processo continuo.
Sucessivamente são orientados através de grupos de discussões, oficinas, seminários, palestras na área didática/pedagógica o que promove a troca de experiências, incentivo a criatividade resultando em aulas mais produtivas e dinâmicas.
O UNIDEP incentiva os professores, a formação continuada através do Plano de Carreira em cursos de Pós-Graduação focados no desenvolvimento profissional e no processo de ensino-aprendizagem para os nossos alunos.
Visando fortalecer os conhecimentos dos alunos ingressantes e dar suporte aos conhecimentos básicos para melhorar o desempenho acadêmico, o UNIDEP, através do NAPED, disponibiliza via Canvas e acompanhamento do professor, curso de nivelamento nos conhecimentos da língua portuguesa, da matemática e da biologia.
O NAPED é um setor que participa ativamente da Comissão Própria de Avaliação do UNIDEP e esta sempre antenado ás pesquisas de satisfação dos alunos proporcionando reflexões e suporte ao docente com vistas à melhorias no seu fazer pedagógico.
Além disso, o NAPED também desenvolve ações pedagógicas junto aos docentes e alunos com vistas à preparação da Prova Enade, sendo a principal delas o desenvolvimento do Projeto Multiversidade que objetiva dar suporte ao trabalho criativo com dos temas gerais da prova.
plantão psicológico
O autoconhecimento e a prevenção de saúde mental são fatores imprescindíveis para que a pessoa se sinta motivada, com energia e realizada em todos os âmbitos de sua vida. Isso reflete certamente no trabalho, pois a motivação intrínseca fará do sujeito mais proativo, produtivo e feliz. A intervenção da Psicologia é uma das vias para a realização dessas características.
Nesse sentido, o Plantão Psicológico do NAPED, voltado aos docentes UNIDEP, atua com a metodologia de Aconselhamento Psicológico. Modalidade esta que se efetiva com a acolhida e escuta ativa da pessoa que busca o serviço, bem como a mediação imediata de demandas específicas. Ou seja, o atendimento difere de psicoterapia por ser pontual, breve e focado na situação presente trazida pelo sujeito. A mediação é imediata na tentativa de resolução.
Professor UNIDEP, agende seu horário via whats: (46) 99915-3555.
GEPMAT
O GEPMAT, tem o intuito de desmistificar as metodologias ativas – ajustes e alinhamento, sejam elas através do uso tecnologias como: GoConqr, Kahoot, Edpuzzle, Edmodo, Wordclouds, Qrcode, Redes sociais, Gradepen, Socrative; ou m Mecanismos não tecnológicos: TBL, PBL, PjBL, Task Based Learning, Gamificação, Peer Instruccion, Flipped Classroom, método 300, mapas mentais, mapas conceituais, entre outros.
Quanto as suas práticas, promove a discussão sobre as melhores formas de operacionalizar as metodologias ativas, o acompanhamento da continuidade das práticas nas disciplinas/cursos, a divulgação das atividades bem-sucedidas e reorganização das que não obtiveram bons resultados, além de selecionar de práticas de ensino que podem ser transformadas ou adaptadas para projetos de extensão.
Em relação à pesquisa, o Grupo busca o registro de boas práticas, a sistematização das ideias e procedimentos realizados, a seleção e transformação das práticas mais exitosas em pesquisas institucionais, instiga a participação em eventos, a publicação de resumos e artigos e a organização de materiais didáticos teóricos e práticos para publicação.
Em suma, os objetivos do GEPMAT são:
- Estudar sobre Metodologias Ativas e “novas” tendências na educação;
- Auxiliar no registro e desenvolvimento de pesquisas sobre as temáticas estudadas e aplicadas;
- Promover a formação continuada do núcleo docente (do grupo e fora dele);
- Entender e propagar o uso de tecnologias adequadas às práticas pedagógicas;
- Formular e acompanhar a execução de projetos disciplinas que tenham como base as metodologias ativas;
- Disseminar práticas de MA’s na instituição;
- Fortalecer práticas docentes pensando na organização de cada curso e de áreas afins para a construção de redes de boas práticas;
- Proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos a partir do domínio e compreensão das Metodologias Ativas.
gedai
O GEDAI tem como intento proporcionar o aprofundamento de estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem de adultos e suas especificidades no âmbito do ensino superior. Visa também, promover a construção e o fortalecimento da identidade do professor, com base nos pressupostos do Projeto de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
Na prática, desenvolvemos estudos que envolvem as temáticas de desenvolvimento e aprendizagem de adultos e com isso buscamos capacitar os professores sobre o entendimento da formação de conceitos para o sujeito.
No que tange a pesquisa, visamos incentivar a produção sobre as temáticas estudadas nas mais diferentes formas de transmissão do conhecimento. Assim, fomentamos, além da prática da pesquisa entre os docentes, a consolidação da identidade destes, uma vez que o professor que vivencia a abstração de conceitos que alicerçam a sua prática, estará mais apto a transmitir essas ferramentas para otimizar o aprendizado para seus alunos.
“O saber que não vem da experiência, não é realmente saber” (Vigotsky, 1997).
livro contelações
editais
2024
Edital 001/2024 - Abertura de Chamada para Publicação no Livro Constelações IV. Submissões até 04 de outubro de 2024.
2023
Edital 001/2023 - Abertura de Chamada para Publicação no Livro Constelações III. Submissões até 15 de outubro de 2023.
2022
Edital 001/2022 - Regulamento da Exposição "Olhar educAÇÃO", a ser realizada na Semana do Educador UNIDEP 2022/2. Inscrições até 23 de setembro de 2022.