A obra “Metodologias Ativas no Ensino Superior: estudos contemporâneos Afya Educacional” foi lançada recentemente pela Direção Nacional de Ensino
30/1/2025
Compartilhe
O Grupo Afya lançou a obra “Metodologias Ativas no Ensino Superior: estudos contemporâneos Afya Educacional”, com experiências vividas por professores, gestores acadêmicos e coordenadores de curso. A publicação conta com 12 capítulos e inclui a participação de docentes do UNIDEP na autoria de dois deles.
O capítulo “Projeto OdontoLibras: adaptando a prática da Clínica Odontológica às necessidades do paciente surdo” foi escrito pelas professoras Christiana Almeida Salvador Lima, Gabriela Dagios Amadori, Diego Mânica, Luciana de Freitas Bicca e Graziela Scopel. Segundo a professora Gabriela, o artigo resultou de um projeto que busca capacitar futuros dentistas para oferecerem um atendimento mais humanizado e inclusivo a pacientes surdos. “Na sala de aula, nossos alunos aprendem sobre a importância da comunicação inclusiva e a cultura rica da comunidade surda. Mas é na Clínica Escola que essa teoria ganha vida. Este projeto não apenas prepara nossos alunos para suas futuras carreiras, mas também os transforma em agentes de mudança social”, explica.
Já o capítulo “Rotação de estações na educação em saúde” traz a coautoria da professora Graziela Scopel, juntamente com os docentes Elisa Maia Velloso Caldeira, do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), e Neiandro dos Santos Galvão, do Centro Universitário São Lucas Porto Velho. Para a professora Graziela, a publicação reflete a filosofia pedagógica das instituições Afya e destaca o compromisso do UNIDEP com a formação continuada. “A publicação é fruto de um trabalho coletivo que registra, cientificamente, nossas práticas pedagógicas de sucesso e incentiva a qualificação das competências acadêmicas dos nossos docentes”, afirma.
A obra foi organizada pelos educadores Denny José Almeida Costa, Fabíola de Oliveira Alvarenga e Luiz Claudio Pereira, da Direção Nacional de Ensino da Afya, e busca preencher uma lacuna no campo acadêmico sobre metodologias ativas no Ensino Superior. “Percebemos que havia muitas experiências direcionadas ao ensino básico, mas poucas relacionadas ao ensino superior. Por isso, reunimos cases e experiências dos nossos professores, gestores e coordenadores após anos de formação no Consórcio STHEM”, explica Denny.
Segundo o organizador, os capítulos mostram práticas educacionais inovadoras, que mesclam o ensino tradicional com abordagens ativas, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e o professor como mediador e líder.
Sobre a obra e sua distribuição
A primeira edição do e-book, lançada em formato on-line e impresso, será inicialmente distribuída para os profissionais de todas as unidades do Grupo Afya. Para 2025, está prevista uma segunda edição, com possibilidade de atingir professores de outras instituições.
A presença de docentes do UNIDEP na publicação destaca o compromisso da Instituição com a inovação e a excelência acadêmica, promovendo práticas de ensino que alinham formação teórica e experiência prática para o desenvolvimento integral dos estudantes.
O livro está dividido em 12 capítulos, sendo eles:
• “Habilidades de comunicação: um relato de experiência de aprendizagem significativa utilizando simulações realísticas”, das professoras Aline Cunha Gama Carvalho, Ana Maria Vitarelli C. E. Santos, Denise Ribeiro Barreto Mello, Liliane Cunha Gama e Rozileia Silva Leonardo.
• No capítulo 2, as educadoras Eveline de Almeida Silva Abrantes, Luisa Moreno Monte Raso, Rosa Camila Gomes Paiva, Thayane Albuquerque Alves dos Santos e Alinne Beserra de Lucena descrevem como o uso de um “Jogo com perguntas e respostas” pode fomentar o interesse pela produção científica.
• Os docentes Ana Paula da Silva Sotero e Luciano de Oliveira Souza Tourinho assinam o capítulo 3: “Ação comunitária do NEDIC: um relato de experiência da extensão universitária dos cursos de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Vitória Da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”.
• “O Papel do Project-Based Learning na formação do médico 4.0” é o tema do capítulo 4, assinado pelo educador Luciano de Oliveira Souza Tourinho.
• O capítulo 5 é assinado pelos docentes Christiana Almeida Salvador Lima, Gabriela Dagios Amadori, Diego Mânica, Luciana de Freitas Bicca e Graziela Scopel, e descreve o “Projeto OdontoLibras: adaptando a prática da Clínica Odontológica às necessidades do paciente surdo”.
• “Metodologias ativas e avaliação da aprendizagem no ensino superior com o uso do Padlet: possibilidades em Rear” é o tema do capítulo 6, escrito pelo professor José Rodrigues de Carvalho.
• No capítulo 7, as professoras Carla Fernanda Silvestre, Kathleen Gonçalves Sampaio Stefanelli, Marilia Zeczkowski e Pollyanna de Ulhôa Santos assinam o “Relato de experiência e feedback da utilização da metodologia de dramatização para potencializar o aprendizado”.
• “Rotação de estações na educação em saúde: do presencial ao remoto” é o tema do capítulo 8, assinado pelos educadores Elisa Maia Velloso Caldeira, Graziela Scopel e Neiandro dos Santos Galvão.
• Já o “projeto de Extensão Universitária na Unigranrio-Afya: possibilidade de aprendizagem significativa no Curso de Medicina” faz parte do capítulo 9, assinado pelos professores Leila Chevitarese, Paulo Apratto, Sérgio Ricardo da Silva, Marcia Silveira Ney e Sabrina Chevitarese.
• O capítulo 10 fala sobre “Gamificação no contexto da Educação 4.0: um relato de experiência no Ensino Superior”, dos docentes Fabíola de Oliveira Alvarenga, Lívia Naiara de Andrade e Alessandra Aparecida de Carvalho.
• A professora Cynara Silde Mesquita Veloso assina o capítulo 11, com o tema: “Aprendizagem Significativa e APA: da Preparação à Aplicação”.
• E, por fim, o capítulo 12, assinado pelos professores Analina Furtado Valadão, Jaqueline Melo Soares, Ana Carolina Vale Campos Lisbôa, fala sobre “Construção e uso de estruturas 3D de proteínas como estratégia de um ensino criativo de bioquímica no curso de Medicina”.
Para baixar o e-book, acesse aqui.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP, com informações do Sthem Brasil
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]