Iniciativa conecta inovação acadêmica e gestão pública com foco em transparência, eficiência e uso social da tecnologia
10/7/2025
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), da pré-incubadora iDaí e do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara Municipal de Pato Branco para o desenvolvimento de um software voltado ao gerenciamento de emendas parlamentares.
O projeto une inovação tecnológica e responsabilidade na gestão pública, promovendo a integração entre conhecimentos acadêmicos e realidade local. A iniciativa visa otimizar, por meio de uma solução digital eficiente e transparente, a gestão das emendas impositivas, ou seja, das emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) propostas pelos vereadores, buscando atender a necessidades da comunidade.
“Trata-se de uma solução que, além de atender a uma demanda local, tem potencial para ser escalada e adaptada a outros contextos da administração pública. Além disso, projetos como este oportunizam ao nosso aluno ampliar e aplicar conhecimentos, além de vivenciar a jornada da inovação e do empreendedorismo por meio de desafios reais, ao lado dos professores”, avalia o professor Justino Fontenelle Craveiro Neto, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A versão piloto do sistema foi apresentada na última sexta-feira (04/07) aos representantes da Câmara, marcando um importante passo na validação da proposta. A previsão é que o sistema finalizado seja entregue até dezembro de 2025. Participam do projeto de pesquisa e desenvolvimento os professores Lucas Agnaldo de Miranda Correia, Lucas de Abreu, Alisson Puska e Justino Fontenelle Craveiro Neto, além do acadêmico Daniel Dallagnol.
A professora Marielle Sandalovski Santos, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, destaca o papel da pesquisa aplicada no desenvolvimento de soluções voltadas ao setor público. “A parceria com a Câmara é um excelente exemplo de como a pesquisa desenvolvida na graduação pode impactar positivamente a sociedade. Acreditamos na ciência que transforma e em projetos que, como este, promovem inovação, conectam o ensino com a prática e contribuem para a transparência na gestão pública”, completa.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]