Coordenação
Prof. Me. Vilson Geraldo de Campos | Profa. Dra. Vidiany Aparecida Queiroz Santos
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
O curso de Medicina do UNIDEP formará médicos generalistas, capazes de atender às necessidades da população e preparados para exercer papéis de liderança inovadora no sistema de saúde e no país. Sua matriz curricular está organizada em três ciclos: Elaboração dos Saberes em Saúde, Desenvolvimento do Saber Médico e Aplicação do Saber.
A estrutura e os conteúdos curriculares têm como princípios norteadores para o Curso:
a) currículo baseado no aprendizado por competências;
b) modelo de ensino orientado para a comunidade;
c) integração precoce de práticas profissionais em diferentes cenários de ensino e aprendizagem;
d) utilização de metodologias de ensino e de avaliação diversificadas e centradas no estudante;
e) utilização de unidades educacionais temáticas transversais no processo de saúde-doença prioritários da região;
f) atividades de pesquisa e extensão inseridas no currículo (por exemplo, o Bloco Integração de Ensino-Serviço-Comunidade - IESC).
A inserção do estudante da área da Saúde na comunidade ocorre desde o início do curso, no que diz respeito aos cuidados à saúde e aos aspectos de organização da gestão setorial e estruturação dos serviços. A diversificação dos cenários de prática, a utilização das unidades de saúde e a inserção precoce na Atenção Primária em Saúde e nas Redes de Atenção à Saúde contribuem para a criação de um processo reflexivo dentro do sistema de saúde. O Internato, Estágio Curricular Obrigatório, terá a duração de dois anos e será desenvolvido prioritariamente na rede de saúde da cidade de Pato Branco e nas clínicas do UNIDEP, propiciando o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao Médico Generalista.
O UNIDEP prevê a formação a partir de um processo educativo para além do domínio técnico-científico das profissões da Saúde. Entende que a formação profissional se estende pelos aspectos estruturantes de relações e de práticas em todos os componentes de interesse ou relevância social. Assim, o egresso do Curso de Medicina do UNIDEP desenvolverá competências e habilidades para a busca eficiente de evidências ao diagnóstico; cuidado; tratamento; prognóstico; etiologia; e profilaxia das doenças e agravos. O egresso também terá condições de contribuir para o desenvolvimento do atendimento às necessidades de saúde das pessoas e das populações; para a gestão setorial; e para o controle social em saúde, redimensionando o desenvolvimento da autonomia das pessoas até a condição de influência na formulação de políticas públicas.
Perfil Profissional
O curso de Medicina do UNIDEP apresenta um currículo inovador, que objetiva a adequada formação do profissional em todas as áreas de competência da prática médica previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, que são: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
O Projeto Pedagógico do Curso foi concebido de maneira a favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade reflexiva e das habilidades de autoaprendizagem do aluno. Também, sua participação ativa na construção do próprio conhecimento, cabendo ao professor a função de propiciar meios e ambientes, utilizando-se de estratégias desafiadoras que visam à integração entre as ciências básicas e o ciclo clínico; à articulação da teoria com a prática; e à integração de conhecimentos e dimensões.
POR QUE ESCOLHER O UNIDEP?
O UNIDEP vem desenvolvendo sua vocação de formar profissionais na área da Saúde há anos e oferece vários cursos consolidados nessa área.
O curso de Medicina será oferecido em infraestrutura própria, que vai desde salas de aula com acesso à internet ao Centro Integrado de Saúde (CIS), passando por laboratórios modernos e bem equipados. O curso contará também com o Centro de Desenvolvimento de Práticas em Saúde (CDPS), espaço em que ocorrerão as atividades de simulação e desenvolvimento de habilidades. A biblioteca está localizada em um amplo espaço e possui acervo com 12 mil títulos, além de acesso online aos periódicos das bases de dados da EBSCO, plataforma UpToDate, Whitebook e Minha Biblioteca.
O corpo docente do curso de Medicina do UNIDEP é constituído, em sua maioria, por mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional, estando aptos a executar com excelência o projeto do Curso, que tem como principais fundamentos a oferta de práticas nos serviços de saúde desde o seu início, a integração dos conhecimentos teóricos e a pesquisa com a prática clínica e a preparação dos futuros médicos para um mundo cada vez mais digital e complexo utilizando diferentes metodologias. Ou seja, modernizar a formação médica sem perder de vista a necessidade da atuação centrada no paciente constitui-se o principal desafio do Curso.
Além disso, o curso de Medicina do UNIDEP está localizado em Pato Branco, cidade que é polo regional em saúde e atende a cerca de 250 mil pessoas de diferentes municípios do Paraná e de Santa Catarina. Pato Branco tem uma excelente infraestrutura de serviços de saúde, de Unidades Básicas de Saúde com equipes completas de Saúde da Família a hospitais que atendem áreas de alta complexidade (incluindo transplantes).
Mercado de Trabalho
A região Sudoeste do Paraná, onde o curso de Medicina do UNIDEP será oferecido, apresenta mercado de trabalho excelente para o Médico Generalista.
A rede de saúde da região é muito bem estruturada e, apesar do SUS apresentar boa cobertura de atendimento à população, há uma constante demanda por profissionais, tanto na manutenção das equipes, como na ampliação de equipamentos de saúde e serviços.
Além disso, a atuação profissional do médico tem se ampliado além das tradicionais atividades como profissional liberal, assistência em clínicas e hospitais, ensino e pesquisa, funções em serviços públicos de saúde. Atividades em assessoria, consultoria, perícia, entre outras, são emergentes, além da grande perspectiva do desenvolvimento de atividades médicas diferenciadas em um mundo cada vez mais complexo e digital.
Investimento:
1º período R$ 11.019,75
2º período R$ 11.019,75
3º período R$ 11.019,75
4º período R$ 10.621,27
5º período R$ 10.621,27
6º período R$ 10.621,27
7º período R$ 10.621,27
8º período R$ 10.621,27
9º período R$ 10.621,27
10º período R$ 10.621,27
11º período R$ 9.954,45
12º período R$ 9.954,46
Links de interesse
Corpo Docente
Dra. Adrieli Signorati
[email protected]
Dra. Carla Zanelatto
[email protected]
Dra. Christiana Almeida Salvador Lima
[email protected]
Dra. Flavia Luiza Marin
[email protected]
Dra. Juliana Oliveira Rangel
[email protected]
Dra. Patrícia Fernanda Herkert
[email protected]
Dra. Priscila Bacarin Hermann Bordignon
[email protected]
Dra. Vidiany Aparecida Queiroz Santos
[email protected]
Ma. Alana Mazzetti
[email protected]
Me. Alan Felipe Bello Secco
[email protected]
Ma. Anelise Jaeger Barancelli
[email protected]
Ma. Beatriz Zanon Harnisch Radaelli
[email protected]
Ma. Cláudia Regina Gobatto
[email protected]
Ma. Gabrielli Baschung Socha
[email protected]
Ma. Gisele Regina Parsianello
[email protected]
Ma. Lujacia Felipes Fiorentin
[email protected]
Ma. Marcia Fernandes de Carvalho
[email protected]
Ma. Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues
[email protected]
Me. Alvaro Cesar Cattani
[email protected]
Me. Carlos Augusto Mendes Soares
[email protected]
Me. Carlos Frederico Almeida Rodrigues
[email protected]
Me. Celso Ferraz Bett
[email protected]
Me. Cleunir De Fátima Candido De Bortoli
[email protected]
Ma. Glaer Gianne Gewehr
[email protected]
Me. Guilherme Machado Estevão Pires
[email protected]
Me. Joao Pedro Cardoso Faccio
[email protected]
Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto
[email protected]
Me. Luis Eduardo Duraes Barboza
[email protected]
Ma. Lujacia Felipes Fiorentin
[email protected]
Me. Michel Henrique Baumer
[email protected]
Me. Regis Schander Ferrelli
[email protected]
Me. Vilson Geraldo de Campos
[email protected]
Me. Yasser Jebahi
[email protected]
Esp. Alan Robertson Archetti
[email protected]
Esp. Ana Camila Gomes Cabeço
[email protected]
Esp. Angela Hoppen
[email protected]
Esp. Ayaka Yamane
[email protected]
Esp. Bianca da Cunha Lopes Hecke
[email protected]
Esp. Bruna Zucchi Dariva
[email protected]
Esp. Camila Baioni Garcia Dezanetti
[email protected]
Esp. Camila Pollom
[email protected]
Esp. Cleverson Galvan
[email protected]
Esp. Claudia Moschen Antunes
[email protected]
Esp. Danilo Carvalho Luciano
[email protected]
Esp. Dayana Leticia Bauer Dos Santos
[email protected]
Esp. Edir Soccol Junior
[email protected]
Esp. Emanuella Stella Mikillita
[email protected]
Esp. Emylle Marlene Soligo
[email protected]
Esp. Enio Antonio Bonamigo Junior
[email protected]
Esp. Fabio Alan Cavali
[email protected]
Esp. Fabiana Ungaretti Romanato Roloff
[email protected]
Esp. Fernanda Lacerda Kopereck
[email protected]
Esp. Fernanda Manfredinho
[email protected]
Esp. Fernando Augusto Fressato Hecke
[email protected]
Esp. Fernando Soccol
[email protected]
Esp. Flavio Sbardelotto
[email protected]
Esp. Giana Daclê Telles
[email protected]
Esp. Haiana Lopes Cavalheiro
[email protected]
Esp. Isabella Schwingel Guarda
[email protected]
Esp. Jaqueline Crestani
[email protected]
Esp. João Francisco Petry
[email protected]
Esp. Jucimar Milan
[email protected]
Esp. Juliane Santos Kubaski
[email protected]
Esp. Karine Krindges
[email protected]
Esp. Larissa Lachi Talamini
[email protected]
Esp. Larissa Martinelli Dullius
[email protected]
Esp. Leocádia Orsato Brufati Fagundes
[email protected]
Esp. Leonardo José Ribeiro
[email protected]
Esp. Lia Barbosa Argenton
[email protected]
Esp. Liara Camila Tusset
[email protected]
Esp. Luciana De Freitas Bica
[email protected]
Esp. Luisa Silveira Birck
[email protected]
Esp. Maicon Nunes Loureiro
[email protected]
Esp. Marcos Antônio Batista Vieira
[email protected]
Esp. Marden Yuri Mota Oliveira
[email protected]
Esp. Pablo Aurelio Dourado
[email protected]
Esp. Priscila Ferst Longhi
[email protected]
Esp. Patrícia Sano Blanco
[email protected]
Esp. Paulo Henrique De Bortoli Junior
[email protected]
Esp. Rafael Gheller
[email protected]
Esp. Renata de Carvalho Kuntz
[email protected]
Esp. Rita de Cássia Palma de Lima
[email protected]
Esp. Rodrigo Akira Furukawa
[email protected]
Esp. Rodrigo Damazzini
[email protected]
Esp. Rudieri Paula Barella
[email protected]
Esp. Samanta Izabela Saggin
[email protected]
Esp. Silvana Alberton
[email protected]
Esp. Susane Marafon
[email protected]
Esp. Tadeu Assis Guerra
[email protected]
Esp. Tatiane Rotta Migliorini
[email protected]
Esp. Thiago Filomena Lombard
[email protected]
Esp. Victor Nogueira Clementoni
[email protected]
Esp. William Perdomo Nunes
[email protected]
Esp. Winicius José Argenta
[email protected]
- Pesquisa e Iniciação Científica 2018
- Síntese dos projetos de pesquisa e iniciação científica (2019 a 2021)
Documentos para Matrícula
No ato da Matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de escolaridade do Ensino Médio – uma (01) via original do Histórico Escolar e uma (01) cópia autenticada.
Obs: Nos casos de estudos de Ensino Médio ou equivalente, realizados no Exterior, devem estar regularizados no Brasil. - Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada);
- Carteira de identidade (cópia em folha única);
- CPF (cópia);
- Comprovante de que está em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino (cópia);
- Título de Eleitor (cópia);
- Comprovante de endereço (cópia).
OBSERVAÇÕES
- O(s) fiador(es) deve(m) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade paga pelo estudante à Instituição de Ensino.
- O cônjuge do estudante não pode ser fiador.
- Do fiador serão exigidos os seguintes documentos:
a) Comprovante de Rendimento 2,5 vezes o valor da mensalidade paga pelo estudante à Instituição de Ensino;
b) RG;
c) CPF;
d) Certidão de Nascimento (para solteiro (a), atualizado, ou Certidão de Casamento (caso seja casado (a), atualizado, mais o RG E CPF do (a) cônjuge);
e) Três últimos Contracheques para assalariados, ou DECORE eletrônico para autônomos dos três últimos meses; ou
f) Pró-Labore para sócios/dirigentes de empresa dos três últimos meses, desde que esteja em conformidade com a Declaração do Imposto de Renda;
g) Declaração do Imposto de Renda (Completa);
h) Comprovante de Endereço atualizado.
- Fica isento da apresentação do fiador o Estudante que Antecipar o Semestre dentro do prazo estipulado da chamada (EDITAL).
Modelo do Contrato de Prestação de Serviços
Documentos para Rematrícula
No processo de Rematrícula o candidato deverá apresentar o seguinte documento:
- Em caso de o fiador não ter alterado sua situação de rendimento mensal:
Declaração de Rendimento assinada e com firma reconhecida.
Coordenação
Prof. Me. Vilson Geraldo de Campos | Profa. Dra. Vidiany Aparecida Queiroz Santos
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
- Pesquisa e Iniciação Científica 2018
- Síntese dos projetos de pesquisa e iniciação científica (2019 a 2021)
Documentos para Matrícula
No ato da Matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de escolaridade do Ensino Médio – uma (01) via original do Histórico Escolar e uma (01) cópia autenticada.
Obs: Nos casos de estudos de Ensino Médio ou equivalente, realizados no Exterior, devem estar regularizados no Brasil. - Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada);
- Carteira de identidade (cópia em folha única);
- CPF (cópia);
- Comprovante de que está em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino (cópia);
- Título de Eleitor (cópia);
- Comprovante de endereço (cópia).
OBSERVAÇÕES
- O(s) fiador(es) deve(m) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade paga pelo estudante à Instituição de Ensino.
- O cônjuge do estudante não pode ser fiador.
- Do fiador serão exigidos os seguintes documentos:
a) Comprovante de Rendimento 2,5 vezes o valor da mensalidade paga pelo estudante à Instituição de Ensino;
b) RG;
c) CPF;
d) Certidão de Nascimento (para solteiro (a), atualizado, ou Certidão de Casamento (caso seja casado (a), atualizado, mais o RG E CPF do (a) cônjuge);
e) Três últimos Contracheques para assalariados, ou DECORE eletrônico para autônomos dos três últimos meses; ou
f) Pró-Labore para sócios/dirigentes de empresa dos três últimos meses, desde que esteja em conformidade com a Declaração do Imposto de Renda;
g) Declaração do Imposto de Renda (Completa);
h) Comprovante de Endereço atualizado.
- Fica isento da apresentação do fiador o Estudante que Antecipar o Semestre dentro do prazo estipulado da chamada (EDITAL).
Modelo do Contrato de Prestação de Serviços
Documentos para Rematrícula
No processo de Rematrícula o candidato deverá apresentar o seguinte documento:
- Em caso de o fiador não ter alterado sua situação de rendimento mensal:
Declaração de Rendimento assinada e com firma reconhecida.