DTIC
O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do UNIDEP apresenta um quadro de pessoal formado por um coordenador do setor, funcionários técnico-administrativos da área de informática e estagiários da mesma área.
Dentro de sua estrutura organizacional, o DTIC tem como responsabilidade a supervisão e encaminhamento das tarefas do Centro de Informática (CI), que é formado pelas salas de manutenção dos equipamentos (hardware e software), manutenção e suporte da rede de microcomputadores e Internet, monitoramento e controle dos laboratórios de informática.
O setor fornece suporte aos setores pedagógico e administrativo da Instituição, bem como aos laboratórios de informática, desenvolvendo atividades de manutenção dos equipamentos; atualizações e configurações dos softwares instalados; configurações e acesso à rede de computadores; análise de projetos de expansão e atualização hardware / software / redes; processamento das rotinas do sistema de avaliação docente institucional; desenvolvimento e processamento do sistema de vestibular; auxílio na operação e análise das funcionalidades dos softwares de gestão acadêmica e administrativa; gerenciamento das informações e funcionalidades disponibilizadas pelo site institucional.
O Centro Universitário de Pato Branco – UNIDEP consta com uma estrutura própria de servidores utilizados para o gerenciamento dos sistemas administrativo e acadêmico, servidor para o acesso e gerenciamento dos serviços da grande rede mundial de computadores, bem como o servidor de aplicações Web, Domínio, AntiSpam, Antivírus, E-mail e armazenamento dos materiais pedagógicos dos professores.
Horário
Segunda-feira a sexta-feira, das 7:30min às 23:00h
Sábados, das 7:30min às 12:00h
Laboratório de Informática III - Monitoria
Segunda-feira a sexta-feira, das 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h
laboratórios
Dentro da proposta da Instituição de oferecer cursos em compasso com as inovações tecnológicas atuais, visando o desenvolvimento técnico do discente, tem-se o laboratório como âncora para uma formação eficiente e diferenciada do graduando.
Os laboratórios estão localizados no pavimento térreo e terceiro piso do bloco F, ocupando cinco salas com 63 m² cada e uma sala com 126 m².
Os cursos de graduação utilizam os laboratórios de informática na oferta das disciplinas específicas da área como apoio ao ensino das demais disciplinas dos núcleos básico e profissionalizante. Estão disponíveis, ainda, para treinamento dos alunos em horários diferentes de funcionamento de seu curso e, especificamente, para estudos com aplicações computacionais, execução de projetos específicos, acompanhados por professores orientadores.
Uso Docente
Em caso de elaboração de trabalho, o professor deverá solicitar ao DTIC (Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação) o horário em que irá utilizá-lo, sendo acompanhado por um monitor do laboratório para a verificação dos equipamentos.
Uso Discente
O aluno que tiver trabalho para elaborar, digitar ou estudar algum software, poderá fazê-lo mediante a reserva de horário junto à secretária do curso que verificará a disponibilidade do equipamento.
Ao final o usuário deverá chamar o monitor para verificar as condições do equipamento e fechar a sala se não houver outros alunos no local.
Disponibilidade de Softwares
Os laboratórios de informática possuem programas para executar tarefas envolvendo processamento de texto, planilhas, cálculos numéricos, programação, além de estarem conectados à Internet.
Além disso, nos laboratórios de informática são disponibilizados alguns softwares para exploração de tópicos específicos do curso.
Serviços
A) Política de Acesso aos Laboratórios e Horário de Funcionamento
Os Laboratórios possuem um Monitor que disciplina a sua utilização, sempre à disposição dos alunos e dos docentes. Além dele, outros funcionários responsáveis pela administração/manutenção dos laboratórios também estarão à disposição para orientação aos alunos, visando uma melhor utilização do local e um melhor aproveitamento das atividades práticas desenvolvidas no laboratório.
B) Plano de Manutenção dos Laboratórios
Os técnicos e monitores são responsáveis por supervisionar e manter os Laboratórios de Informática em condições de uso. Para tanto, possuem qualificação adequada e estão em constante treinamento.
Para apoio aos experimentos, testes e as instalações que requeiram mais cuidados, o apoio é executado diretamente pelo pessoal do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).
Periodicamente, são realizadas atividades de manutenção. Os problemas não resolvidos internamente são encaminhados para uma empresa externa.
O suporte e manutenção dos equipamentos obedecem o seguinte Programa de Manutenção
Manutenção Permanente: Realizada pelos monitores. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todos os computadores, antes do início de cada turno de utilização dos Laboratórios de Informática.
Manutenção Preventiva: Realizada semanalmente nos Laboratórios de Informática pelos técnicos e monitores que verificam as conexões e o estado geral dos equipamentos.
Manutenção Corretiva (interna): Realizada pelos técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva.
Manutenção Corretiva (externa): Realizada por empresa de suporte externa. Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva não solucionada pela manutenção corretiva interna. Realiza manutenção e/ou troca de componentes. As manutenções externas são realizadas por empresas contratadas.