Desde a última segunda-feira (04/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), está realizando as bancas da quarta turma do Programa Semear, que oportuniza a alunos, egressos e técnicos-administrativos desenvolverem habilidades e competências essenciais para a atuação docente.
A coordenadora do Gesta, professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira, destaca que o programa reafirma o compromisso do UNIDEP com seus alunos, egressos e colaboradores, promovendo um aprendizado que vai além das competências técnicas. “O Semear oferece formação contínua, abordando não somente o ensino por competências, mas também aspectos éticos e sociais cruciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Essa iniciativa reforça o compromisso do UNIDEP com a transformação de vidas por meio da educação e com a inovação pedagógica”, afirma Jaqueline.
Este ano, os encontros do Semear trazem temas como “Perfil Comportamental e Desenvolvimento Profissional”, “Ensino por Competências” e “Metodologias Ativas”, além das sessões de mentoria. A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Graziela Scopel, explica que esses momentos são cuidadosamente planejados e visam inspirar os semeandos para a carreira docente.
“Os professores mentores impulsionam nossos semeandos a refletirem sobre sua identidade docente e sobre o impacto que podem gerar da educação e na sociedade. É um processo de descoberta do projeto de vida profissional, no qual cada um vislumbra a docência como uma nova atuação dentro de suas competências pessoais e profissionais”, cita Graziela. Desde o início do Semear, em 2021, passaram pelo programa 90 semeandos, e oito deles tornaram-se docentes na Instituição.
O Semear
No Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente, os participantes experienciam um cronograma de capacitações voltado à formação docente, que versa sobre autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas.
Esta edição conta com 20 participantes, alunos e egressos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Direito, Odontologia, Estética e Enfermagem. As bancas de conclusão do programa, em andamento, são um marco no processo formativo dos “semeandos”. A cerimônia de formatura da quarta turma será no dia 29 de novembro.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]