Iniciado em 2021, Programa Semear oportuniza uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento docente a acadêmicos, egressos e técnicos-administrativos do UNIDEP
4/12/2024
Compartilhe
Na última sexta-feira (29/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), realizou a cerimônia de formatura da quarta turma do Programa Semear. Alunos, egressos e seus familiares compartilharam o momento que simbolizou a concretização da jornada de aprendizagem voltada ao desenvolvimento da identidade docente dos “semeandos”.
Desde o início do Semear, em 2021, passaram pelo Programa 90 semeandos. A professora e egressa do curso de Psicologia, Eliziane Andolhe, é um deles. Ela fez parte da primeira turma e, nesta edição, atuou como mentora. “Ser docente não se resume ao domínio do conteúdo, mas ao compromisso com o desenvolvimento integral do ser humano, ao exercício constante da empatia e da reflexão crítica. O Semear nos fornece essas ferramentas, nos ajuda a descobrir e a cultivar nossa identidade enquanto educadores comprometidos com a qualidade e a equidade no ensino”, destaca.
A egressa do curso de Psicologia do UNIDEP, Dhawyane Luiza Vinalski Rodighiero, uma das participantes do Semear 2024, foi escolhida para ser a oradora da turma. “Nossa gratidão é imensurável. O Semear nos mostrou que a Educação é mais do que transmitir conhecimento; é inspirar outros a também transmitir, em um ciclo infinito de aprendizado e transformação. Celebramos o compromisso daqueles que acreditaram em nós, a inspiração de quem nos guiou e os valores que nos mantiveram firmes em nossa trajetória”, enfatiza.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, salientou que muitos participantes das edições anteriores do Semear exercem a docência em diferentes instituições; hoje, cinco deles atuam como docentes do UNIDEP. “Temos alunos e egressos que se propuseram a buscar o caminho da docência. Eles foram incentivados por suas famílias, que estimularam o primeiro passo desse sonho. Também destaco a inspiração que nossos professores exercem na trajetória dos nossos alunos e que aqui, como mentores do Semear, se propõem a ajudar na formação de futuros profissionais da educação”, completou.
O Semear
No Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente, os participantes experienciam um cronograma de capacitações voltado à formação docente, que versa sobre autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas.
Esta edição contou com 20 participantes, alunos e egressos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Direito, Odontologia, Estética e Enfermagem.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]