Graziela Scopel, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), ministrou palestra em evento que reuniu mais de 1.300 professores para discutir práticas pedagógicas e acolhimento na educação
4/2/2025
Compartilhe
A professora Graziela Scopel, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), integrou as atrações de abertura da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Educação nesta segunda-feira (03/02). O evento reuniu cerca de 1.300 professores e equipes escolares. Com o tema “Educação - mãos que acolhem e ensinam”, a programação propõe uma abordagem humanizada e afetiva para a educação em tempos de reconstrução pós-pandemia e segue até quarta-feira (05/02).
A palestra da professora Graziela abordou o tema “Planejando para melhor ensinar”, a partir da relação pedagógica entre Currículo e Planejamento Didático. Ela destacou o papel da criatividade, autonomia e compromisso do docente em promover situações de aprendizagem que estimulem o pleno desenvolvimento dos alunos. “Ao explorar a variabilidade didática, o professor utiliza diferentes recursos e estratégias que facilitam as aprendizagens previstas tanto no currículo formal quanto no real”, explicou Graziela.
A participação do UNIDEP na Semana Pedagógica reforça o compromisso da Instituição em colaborar com diferentes níveis de educação e em fortalecer o diálogo entre as redes pública e privada de ensino. “Integrar diferentes etapas da educação é essencial, pois o percurso educativo dos alunos envolve várias instituições. Foi um privilégio contribuir com este momento de recepção aos professores, fortalecendo nossa missão pedagógica”, concluiu Graziela.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, destacou a relevância da palestra ministrada pela professora Graziela, especialmente no resgate da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da Rede Municipal. “A professora Graziela teve um papel essencial na elaboração da nossa PPC. Sua palestra foi um momento de reflexão e incentivo para que os professores busquem na proposta curricular a direção segura para planejar suas aulas com foco nos objetivos, conteúdos e estratégias didáticas”, afirmou.
O evento também contou com a participação das educadoras Rosangela Marquezi e Franciele Clara Peloso, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Carmem Waldow, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]