No curso de Psicologia do UNIDEP, um dos campos de estágio é a Psicologia Hospitalar, onde os estudantes atuam em diferentes contextos, contribuindo com o bem-estar de pacientes e familiares
15/5/2024
Compartilhe
O curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está inserido em diversos locais e cenários de prática. Um deles é o estágio em psicologia hospitalar, em que acadêmicos atuam no Hospital São Lucas, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital do Câncer e no Ambulatório Escola do curso de Medicina. Nesses locais, os estudantes, supervisionados por docentes psicólogos, realizam intervenções de aconselhamento e suporte emocional, destinadas a pacientes e familiares, além de colaborarem com equipes multidisciplinares, integrando a Psicologia a áreas como Medicina, Enfermagem e Assistência Social.
Os estágios na área hospitalar acontecem a partir do 5º período do curso e seguem até o 10º período. De acordo com a professora Eliziane Andolhe, que coordena a supervisão dos estágios nesse campo, a psicologia hospitalar lida com questões específicas relacionadas à saúde física e mental de pacientes hospitalizados. “Ao vivenciar essa área, os alunos ganham uma compreensão mais profunda do contexto clínico, aprendendo sobre as interações entre fatores médicos, psicológicos e sociais na saúde e na doença. Essa experiência prática permite que os estudantes desenvolvam habilidades clínicas essenciais, como avaliação psicológica, intervenção terapêutica, manejo de crises e aconselhamento”, pontua.
Eliziane salienta, ainda, que além de ter características específicas, cada ambiente hospitalar é multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde, o que demanda ao estudante a adaptação constante de habilidades e intervenções. “Os alunos aprendem a colaborar e integrar seus conhecimentos e habilidades com outros profissionais de saúde, reconhecendo a importância do trabalho em equipe para o bem-estar do paciente. Essa vivência é crucial para uma atuação eficaz e ética, especialmente em ambientes de saúde, garantindo o fornecimento de apoio psicológico adequado e integral aos pacientes, bem como a suas famílias, durante momentos de vulnerabilidade e necessidade”, destaca.
Nesse sentido, a atuação acadêmica, que ocorre sob supervisão docente, também demanda um olhar empático e holístico. “No Hospital do Câncer, por exemplo, onde temos pacientes com câncer em estágio avançado, frequentemente há desafios emocionais significativos, como ansiedade, depressão, medo da morte e preocupações com o futuro. A psicologia em cuidados paliativos oferece suporte emocional para ajudar os pacientes e suas famílias, promovendo bem-estar psicológico e qualidade de vida”, ressalta Eliziane.
A acadêmica do 9° período do curso de Psicologia, Aryane Cantelli, está estagiando no Hospital do Câncer de Pato Branco e avalia a experiência. “O estágio na área hospitalar abrange muitos conhecimentos, ampliando a nossa conduta como psicólogos. É um trabalho multidisciplinar, realizado juntamente com outros profissionais, o que contribui para uma aprendizagem sobre trabalho em conjunto. Além disso, nesse ambiente, aprendemos a lidar com algumas situações que não são vivenciadas em outros contextos, o que contribui significativamente para a nossa formação”, pontua.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, enaltece a importância da inserção precoce dos estudantes nos cenários de prática, bem como da formação multidisciplinar oportunizada pelo UNIDEP. “Os estágios em diferentes áreas fazem parte dos diferenciais do nosso curso. Isso possibilita que o estudante vivencie o maior número possível de campos externos, ainda na graduação, tornando o início de sua prática, como profissional formado, mais exitosa. Além disso, essas experiências contribuem para que os estudantes conheçam campos diversos, onde também atuarão depois da graduação”, completa.
Estágios no curso de Psicologia
Neste semestre, cerca de 190 estudantes do curso de Psicologia do UNIDEP estão inseridos na comunidade, por meio dos estágios básicos e supervisionados. Como resultado, mensalmente o curso realiza cerca de 200 atendimentos à população. Além de Pato Branco, os convênios para realização dos estágios também contemplam outras cidades da região. Os Estágios Básicos acontecem do 2º ao 7º períodos, já os Estágios Supervisionados ocorrem entre o 8º e 10º períodos.
Atualmente, os acadêmicos atuam no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Delegacia da Mulher, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital São Lucas, Hospital do Câncer, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Missão SOS Vida Nova, Ambulatório Escola do curso de Medicina e no projeto de Equoterapia da Associação Iguais na Diferença. Somam-se, ainda, os atendimentos ofertados no Serviço Escola de Psicologia do UNIDEP.
Educação em Saúde
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP, juntos, realizaram mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, mantendo a média mensal de 5.280 atendimentos voltados ao bem-estar e qualidade de vida. Destes, mais de 500 atendimentos foram realizados pelo Serviço Escola de Psicologia.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br