Entre os cursos de Pós-graduação Lato Sensu que estão sendo ofertados pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), está o de Avaliação Psicológica. Em sua segunda turma, o curso reúne psicólogos recém-formados, bem como profissionais com experiência e que buscam pelo aperfeiçoamento dos conhecimentos, e sua aplicação, em diferentes contextos e segmentos da comunidade, do setor público ao atendimento clínico privado, judiciário, assistencial, social, em escolas e empresas.
A coordenadora do curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, professora Ma. Russélia Vanila Godoy, destaca a importância da oferta da especialização nesta área. “A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano, um campo de conhecimento muito dinâmico e que exige do psicólogo uma formação técnica e pessoal continuada. Nesse sentido, segundo o professor Dr. Roberto Cruz, a Avaliação Psicológica é a clínica geral da Psicologia. É um conhecimento que está na base de praticamente todas as intervenções do psicólogo, independente da área em que ele atue, como por exemplo em escolas, na clínica, nas empresas, nas instituições de saúde, sociais, etc”, pontua.
Russélia comenta, ainda, sobre os diferenciais do curso, cuja matriz foi atualizada para comportar áreas de atuação clássicas (clínica, escolar e organizacional) e também práticas emergentes, como a avaliação para porte de armas, avaliação em ambientes confinados e de altura. “Os nossos professores foram escolhidos por terem formação e vivências práticas na área, sendo que diversos deles são referência no país, tendo livros e artigos publicados”, conta.
Quando egressos retornam em busca de aperfeiçoamento
A adesão de egressos do UNIDEP pelos cursos de pós-graduação ofertados pela Instituição é expressiva. Entre eles está Luana Vanessa Perusso, que concluiu o curso de Psicologia em 2014. Ela conta que já teve experiência com atendimento clínico e, no momento, atua no contexto organizacional. Na psicologia organizacional, entre estágios e até assumir um departamento de recursos humanos, são oito anos na área – agora, com a especialização, ela vislumbra oportunidades de aperfeiçoamento. “Entendo que a avaliação psicológica é fundamental para a atuação do profissional da psicologia, ou seja, em nosso trabalho saber utilizar o ferramental, as técnicas e, principalmente, entender o processo é essencial para o atendimento eficaz e respeitoso ao indivíduo”, pontua.
Nesse sentido, ela avalia como altamente satisfatória a experiência no curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica do UNIDEP. “Está sendo extraordinário. Os professores são profissionais qualificados, com bagagem prática e teórica, possuindo domínio e didática. Já venho aplicando o que estou aprendendo nas aulas, desde a análise de situações, até a própria observação, inclusive nas entrevistas de processos de seleção. Certamente, essa especialização melhorará minha atuação, pois refletirá em conhecimento técnico e prático”, ressalta.
Pós-graduação é no UNIDEP
Além da especialização em Avaliação Psicológica, o UNIDEP, por meio da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), também está ofertando a Pós-Graduação em Gerenciamento e Execução de Obras. Sobre a segunda turma da especialização em Avaliação Psicológica, a coordenadora da COPPEXI, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enaltece a responsabilidade do UNIDEP em ofertar aos psicólogos que atuam na região, muitos deles egressos do UNIDEP, formação continuada de qualidade, voltada para demanda atuais.
“Nosso curso versa sobre realidades profissionais decorrentes, inclusive, da situação de pandemia que estamos vivenciando. Sabemos que os psicólogos têm sido muito demandados, pois todos nós estamos vivendo um período bastante desafiador. E para contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do paciente, além de muita sensibilidade e empatia, é preciso que o psicólogo esteja conectado com o que há de mais atual no contexto da avaliação psicológica”, frisa.
Marielle também destaca a matriz curricular do curso, que aborda as principais áreas de atuação do psicólogo que se dedica à prática da avaliação psicológica diagnóstica e reencaminhadora. “Abordamos dos fundamentos a inovações em avaliação psicológica, da criança ao idoso, passando pelos contextos educacional, social, hospitalar, do trabalho, esportivo, entre outros. É um curso completo”, destaca.
Para ela, o aprimoramento profissional oportunizado aos profissionais, especialmente aos egressos de Psicologia, atende demandas do mundo contemporâneo, uma vez que o mesmo requer pessoas altamente capacitadas e atualizadas. “As rotinas estão cada vez mais complexas, por isso, precisamos de profissionais com competências técnicas e humanas que nos auxiliem em nossa caminhada de desenvolvimento e amadurecimento pessoal, emocional, independente da fase da vida que estamos vivendo. Como Instituição de Ensino Superior sabemos dessa demanda e, portanto, assumimos a responsabilidade de oportunizar formação continuada de qualidade aos nossos egressos e profissionais que atuam na região de inserção do UNIDEP. Consequentemente, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da comunidade em que estamos inseridos”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br