O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) possui mídias próprias, intituladas “Galo no Bule”, em que são divulgados os principais projetos, eventos e atividades realizados pelas turmas. Neste semestre, os canais estão sob o comando das turmas dos 4º e 6º períodos, na disciplina de Redação para Web, ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal. Foi por meio da disciplina que surgiu a ideia da criação de um podcast. Intitulado Pópódcast, o projeto é uma iniciativa dos acadêmicos Alana Oliveira, Gabriel Bernardi, João Felipe Florencio, Matheus Rissardi, Natalia Festinalli, Peterson Ferreira dos Santos e Rogério Argenton Sabbi, do 6º período.
Atualmente com três episódios publicados, o locutor e líder do grupo, João Felipe Florencio, explica que o objetivo é a criação de oito episódios para esta primeira temporada, que tem como público-alvo os acadêmicos de Publicidade e futuros estudantes do curso. Conforme João Felipe, o projeto pretende continuar, mesmo após a conclusão do semestre. “O podcast do Galo existe desde 2017, então aproveitamos a oportunidade de trazê-lo novamente ao ar através do Galo no Bule. Fazendo um conteúdo mais divertido, dinâmico e intuitivo, objetivamos aumentar ainda mais o sentimento de pertencimento dos acadêmicos e divulgar tudo o que realizamos durante os períodos do curso”, ressaltou.
A roteirista e locutora do Pópódcast, Alana Oliveira, destacou a importância do Podcast para a visibilidade e reconhecimento do curso de Publicidade. “Sendo um canal efervescente, que cada vez mais cresce e cresce, o curso de Publicidade ter um podcast é essencial, especialmente para divulgar o curso para os novos acadêmicos e para a comunidade. Além disso, é uma ferramenta perfeita para gerar nos alunos o sentimento de pertencimento, de fazer parte de tudo o que realizamos em cada período. Isso sem falar que somos um curso ativo: realizamos muitos projetos e todos os dias, conquistamos coisas incríveis enquanto curso. Divulgar o que fazemos é muito importante, e tem sido uma honra poder fazer isso por nós”, enfatizou.
Segundo Alana, o Pópódcast aborda assuntos relacionados à Publicidade, além de aspectos acadêmicos gerais, para quem ainda está ingressando na área. “Até o momento temos três episódios no ar. No primeiro, falamos um pouquinho sobre o que fazemos no curso, o que podemos realizar em cada período. No segundo, fizemos um apanhado de nomenclaturas acadêmicas e publicitárias, para explicar com calma o que palavras e termos como artigo científico significam, o objetivo aqui era acalmar os futuros calouros, que geralmente ficam nervosos com todas essas divisões. Por fim, falamos sobre a felicidade que é ter o seu trabalho veiculado no mercado publicitário, todos os dias, e compartilhamos experiências”, esclareceu.
“O grande objetivo do Pópódcast é conversar com quem quer fazer Publicidade, quem ainda não decidiu e quem vai começar e quer saber mais sobre o curso que escolheu. Sendo assim, nós dialogamos de uma forma descontraída, de acadêmico para futuros acadêmicos, o que coloca o ouvinte dentro das nossas vivências e pode ser um fator decisivo na hora de se inscrever para o vestibular. Queremos vários calourinhos conosco, então damos o nosso melhor para demonstrar a felicidade e o amor que cada acadêmico possui pelo curso”, salientou Alana.
O Pópódcast está no Spotify e pode ser acessado aqui.
------------
Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: João Felipe Florencio, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br