Nesta segunda-feira (10/05), a Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) promoveram um encontro voltado aos professores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) para abordar a implantação do novo sistema de créditos, que ocorrerá de forma integral a partir de 2022/1. Para tanto, o momento contou com a participação da Coordenadora de Ensino do Grupo Afya Educacional, Janaína Borsagli, que também falou sobre o papel do professor na construção da cultura deste novo modelo de mobilidade e aprendizagem acadêmica. O Diretor Nacional de Ensino da Afya, professor Luiz Claudio Pereira, também marcou presença.
Na ocasião, Janaina apresentou de que forma o sistema de créditos pode contribuir com a IES e com as práticas dos professores. “Sabemos que o fazer docente foi ressiginificado, especialmente no contexto da pandemia. Por isso, a partir de uma matriz pautada pela experiência entre ensino-aprendizagem, professor e aluno, teremos uma matriz viva, que acompanha as realidades regionais, bem como o contexto social do docente e do estudante”, pontuou.
Na prática, a partir da implementação integral do sistema de créditos, em cada semestre o aluno UNIDEP irá se matricular nas disciplinas que pretende cursar, disponíveis na oferta, não mais em períodos. A cada disciplina será atribuído um número de créditos. Esse modelo, ao ser inserido na matriz curricular, oportunizará que o acadêmico transite sobre módulos, períodos e disciplinas, podendo integralizar o seu curso e mobilizar a sua jornada com maior autonomia. “Esse protagonismo está dentro do percurso formativo do contexto da aprendizagem preconizado pela Afya”, completou Janaina.
Janaina reforçou que os alunos do Ensino Superior aprendem na medida em que experienciam as vivências do aprendizado. “É quando o olho brilha, o que acontece a partir do momento em que a matriz é materializada em sala de aula. É a prática docente associada à experiência do aprender, que ocorre por meio da mobilidade acadêmica. Isso reflete na diversidade das relações, bem como no engajamento acadêmico em um ensino atrativo e com flexibilidade na jornada do aluno”, ressaltou.
De acordo com o professor Luiz Claudio, o encontro realizado do UNIDEP abre um cronograma de ações e encontros a serem conduzidos nas demais instituições de ensino Afya que estão aderindo ao sistema de créditos. “Queremos receber o olhar de cada IES em relação ao sistema de créditos. Temos certeza que o UNIDEP pode contribuir, e muito! No grupo Afya, essa implementação considera a realidade de Pato Branco, bem como de outras regiões do país. Nesse sentido, esse modelo oportuniza um novo olhar para a jornada do aluno sob a sua ótica, a partir dos seus interesses e necessidades”, disse.
A Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Carla Maria Ruedell, enalteceu a importância de tornar o debate sobre o sistema de créditos presente no dia a dia dos docentes e colegiados. “A compreensão do professor sobre o entendimento de como funciona o sistema de créditos, seja para oferta ou para a aprendizagem, é fundamental. Estamos ressignificando o momento da aprendizagem, em que os professores emergem e inovam no contexto da educação e do trabalho, pois devemos considerar que temos um perfil diferente de aluno e, por isso, estamos nos adequando às suas necessidades, pois são elas que nos movem, a partir da realidade social”, completou.
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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
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