Na noite desta segunda-feira (24/01), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a abertura da Semana de Desenvolvimento 2022/1, envolvendo professores e colaboradores. Na ocasião, o Diretor Nacional de Ensino do Grupo Afya, professor Luiz Cláudio Pereira, falou sobre o papel do educador no novo cenário da educação. Também houve a revelação dos professores e técnicos-administrativos contemplados com menção honrosa no Reconhecimento do Educador Transformador 2021, seguido pelo lançamento da Academia de Líderes.
Esta edição da Semana de Desenvolvimento tem o tema “Educador encantador: conectando pessoas, saberes e experiências”, sendo promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), pelo Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
A coordenadora do Naped, professora Graziela Scopel Borges, enalteceu a importância da programação. “Quando nos reportamos aos fazeres de educador nesse momento histórico e social em que vivemos, podemos perceber que nossa atuação perpassa a necessidade constante de reflexão e também de adaptação. Já não basta reproduzir, necessitamos produzir, mediar, criar, renovar, reaprender e fazer algo diferente que faça surgir, nesse contexto modificado, sujeitos conscientes e ativos socialmente”, ressaltou.
Nesse sentido, o professor Luiz Cláudio também pontuou o momento pelo qual a educação vem passando: um período transformador, de muitas mudanças. “Portanto, como esperar que meu aluno hoje, receba a aula que preparei em 2019? Nós mudamos e aceleramos muito nesses últimos dois anos, em que o contexto virtual e o distanciamento social exigiu que nos reinventássemos. Isso também precisa estar traduzido no que levamos para a sala de aula”, provocou.
Luiz Claudio ainda perguntou: de que forma estamos incentivando o nosso aluno? “Meu objetivo aqui, hoje, é fazer com que os educadores do UNIDEP reflitam sobre o seu propósito. Para tanto, enquanto professor e educador, preciso compreender que exerço o papel de maestro frente à minha turma e, para isso, preciso de autonomia para me reinventar e inovar. Ser maestro da aula, também é ser maestro da própria vida, isso não significa repetir o que já foi feito mas, sim, usar o meu conhecimento para fazer diferente. Isso também requer empatia, ou seja, ter a sensibilidade de sentir o que o outro sente, reconhecendo os interesses e necessidades do meu aluno”, completou.
Educação que transforma
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, recebeu os professores e colaboradores reforçando o propósito do UNIDEP, bem como sua missão no cenário regional e nacional. “Não nos cansamos de dizer o quanto os nossos docentes são importantes no contexto da educação, e ter uma semana voltada não somente aos professores, mas também aos técnicos-administrativos, confirma que, no UNIDEP, todos são educadores, pois a partir do seu ofício contribuem para a formação de melhores seres humanos, profissionais que refletirão no desenvolvimento da sociedade. Pensamos para além da formação profissional, pois a partir do nosso propósito e da nossa missão, existimos para desenvolver pessoas e transformar realidades pela educação”, reforçou.
A Pró-Reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell, destacou que todos que cuidam da educação são educadores, o que reitera a importância da programação e dos momentos de formação promovidos pela Semana de Desenvolvimento. Nesse sentido, ela orientou os docentes quanto a jornada acadêmica, enaltecendo o papel dos encontros de planejamento dos colegiados, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEPMAT) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (GEDAI). Ela evidenciou também a integração docente com as ações do Núcleo de Experiência Docente (NED), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), somada à participação em projetos extensionistas, de pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.
A Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Marielle Sandalovski Santos, reforçou o impacto social da atuação de professores, alunos e técnicos-administrativos nos mais variados contextos da comunidade externa. “Que neste novo ano, os nossos corações estejam abertos a novos aprendizados, a partir da soma e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, para que possamos contribuir, cada vez mais, para uma formação técnica e humana dos nossos alunos, estimulando o desenvolvimento de hard e soft skills”, salientou.
Para a Pró-Reitora Administrativo-Financeira, Cláudia Roberta Facin, a Semana de Desenvolvimento demonstra o acolhimento do UNIDEP com seus professores e colaboradores. “A partir de um olhar cuidadoso, temos aqui uma proposta linda, uma programação que traduz a essência da família UNIDEP. Educadores criativos que somos, estamos diariamente sendo instigados a nos reinventarmos, para seguirmos trabalhando, sempre, com comprometimento e carinho, para recebermos os nossos alunos da melhor forma possível. Assim, seguiremos encantando e oportunizando transformações a todos que passarem pela nossa estrada”, completou.
Programação
A Semana de Desenvolvimento iniciou na sexta-feira (21/01), com a integração dos novos professores. Na programação desta segunda-feira (24/01), aconteceu ainda o Reconhecimento do Educador Transformador, docentes e técnicos-administrativos, e o lançamento da Academia de Líderes. Em seguida, ocorreram encontros de planejamento de cursos.
Na terça-feira (25/01), será a vez do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) reunir os docentes das disciplinas híbridas para um encontro de formação, seguido por momentos de planejamento de cursos e seus colegiados. Na quarta-feira (26/01), das 14h às 16h, haverá uma programação presencial para técnicos-administrativos, um workshop sobre inovação e qualidade, que versará sobre o papel dos setores institucionais do UNIDEP.
Ainda na quarta-feira (26/01), às 19h45, haverá a participação do professor Davi José de Souza da Silva, que falará sobre a importância da pesquisa para a formação acadêmica. Em seguida, haverá o momento “Extensão também é responsabilidade social”, e oficinas com o tema “desmistificando a pesquisa”.
As noites de quinta e sexta-feira (27 e 28/01), serão destinadas para os encontros de planejamento dos cursos. No sábado (29/01), às 08h30, haverá um encontro sobre experiências em educação médica e práticas pedagógicas do curso de Medicina do UNIDEP. A programação encerra na segunda-feira (31/01), com mais uma noite reservada para encontros de planejamento dos cursos.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]