Notícias
UNIDEP

Enfermagem apresenta artigos científicos em Congresso Brasileiro

Compartilhe

Com sete artigos científicos aprovados, curso de Enfermagem da FADEP participou com alunos, professores e egressos da programação realizada em Foz do Iguaçu

O curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco (FADEP) participou do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 11 a 14 de novembro. Com o tema “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”, a programação foi promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A comitiva da FADEP foi composta por 25 pessoas, entre alunos, professores e egressos. O curso de Enfermagem teve sete artigos científicos aprovados no Congresso, realizando a apresentação de seis deles. A coordenadora do curso de Enfermagem da FADEP, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, integrou o grupo e destaca a temática do evento, uma vez que a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço nas áreas da Saúde.

“As palestras e minicursos do Congresso mostraram que a tecnologia está a nosso favor, mas temos que saber utilizá-la para aprimorar e inovar a nossa assistência, além de nos adequarmos às novas áreas de atuação que a Enfermagem está conquistando. O nosso desafio, hoje, é manter a qualidade, a humanização, o contato pele a pele diante de tantos recursos que são considerados inovadores, mas, ao mesmo tempo, distanciam o profissional da sua essência, ou seja, do cuidado humanizado”, avalia Gisele.

O curso de Enfermagem vem estimulando os acadêmicos a realizarem artigos, relatos de experiências, estudos de caso, desde o início da graduação. “Isso contribui não somente para o currículo acadêmico e docente, mas também para a melhora da escrita, do conhecimento científico, das argumentações, enfim, reflete diretamente na formação de profissionais mais preparados”, enfatiza Gisele.

Para a coordenadora, a participação do curso de Enfermagem em momentos como este, oportuniza experiências ímpares, tanto para docentes, quanto para os alunos. “Este Congresso despertou ainda mais o interesse docente e discente em buscar o novo, enfatizando a importância da atuação com ética e competência, pois cabe ao enfermeiro almejar uma Enfermagem de excelência diante da tecnologia”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.


Ver álbum completo