Notícias
Reitoria

Enfermagem e Fisioterapia celebram 20 anos de história

Compartilhe

No último dia 18 de fevereiro, os cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebraram 20 anos de história. Juntos, somam mais de mil profissionais graduados, inseridos em diferentes regiões do país, em prol de uma saúde cada vez mais humanizada e acessível. Egressos compartilham histórias de sucesso, bem como o sentimento de gratidão por fazerem parte da trajetória iniciada em 2002.

Tatiane Witkovski Capelezzo é empresária do ramo de estética e atua na área de fisioterapia dermatofuncional. Egressa da IES, ela destaca a importância da graduação para a sua trajetória profissional. “O fisioterapeuta é um profissional completo, pois aprendemos a trabalhar com a integridade para melhorar a vida do paciente, por meio da prevenção, do tratamento e da reabilitação. O curso de Fisioterapia do UNIDEP congrega a humanização, o cuidado e o amor, é uma graduação apaixonante, que faz a diferença na vida de quem passa por ela. Comigo foi assim”, contou.

A egressa do curso de Enfermagem, Paula Maziero, enfatiza a importância da sua inserção na comunidade durante a graduação, experiência que fez a diferença na sua formação, bem como na sua atuação como enfermeira. “Hoje, trabalho onde estagiei durante a graduação e, no ano em que me formei, assumi uma função de coordenação. Também sou auriculoterapeuta, empreendi nessa área e exerço essa técnica que trata mais de 200 patologias. A Enfermagem vai além de trabalhar em hospitais ou postos de saúde, pois oportuniza a inserção em diferentes áreas da saúde, sempre com dedicação e muita responsabilidade”, salientou. 

Diferenciais

O coordenador do curso de Fisioterapia, Me. Michel Henrique Baumer, destaca que esses 20 anos de história consolidou um ensino referência. “Somos o curso mais antigo da região, então, hoje, se pensarmos em profissionais de Fisioterapia, muito provavelmente buscaremos o serviço de um egresso. Conseguir manter ativo um curso por 20 anos, já representa um marco de qualidade”, enfatiza.

Ele também reforça que a inserção dos egressos impactou a área da saúde no cenário regional. “Os egressos do nosso curso contribuíram no que diz respeito à inovação e na oferta de novos serviços. Temos, hoje, egressos espalhados pelo Brasil inteiro, levando um pouco de nossa filosofia de formação, ocupando cargos de destaque em gestão de serviços, docência e atuando também fora do Brasil”, ressalta.

Michel cita os diferenciais do curso, que acompanha as demandas da sociedade e possui um corpo docente que é referência. “Ofertamos uma formação atual e voltada ao que o mundo de trabalho busca, fomentando a empregabilidade elevada de nossos alunos e egressos. Nosso curso conta com profissionais atuantes e com ampla experiência na docência, além de uma infraestrutura de qualidade e ampla rede de prestação de serviços à comunidade”, salienta.

Ele acredita que o curso contribui, há 20 anos, para transformar vidas. “Mais de 600 profissionais já foram formados, ampliando a rede de assistência em Fisioterapia em Pato Branco e região. Ao todo, já foram ofertados mais de 250 mil sessões à comunidade, um número expressivo, que nos enche de orgulho e representa o nosso potencial de tocar e mudar vidas”, reforça Michel.

Cuidado e humanização

Já no curso de Enfermagem, a coordenadora e professora, Ma. Gisele Iopp Massafera, também destaca a inserção de seus alunos e egressos em diferentes campos da saúde. “Temos egressos em toda região e em outros estados brasileiros, que atuam em diversas áreas e fazem a diferença na vida das pessoas, a partir da formação de qualidade que receberam. Nosso aluno é tocado a praticar a Enfermagem na medida em que faz a diferença na vida das pessoas”, salienta.

Gisele reforça que a Enfermagem tem como essência o cuidado. “Mas, para que o aluno entenda essa essência e a pratique da melhor forma, temos como premissa cuidar do nosso aluno. Aqui, ele é amparado, ouvido e assistido. Além da nossa infraestrutura e inserção precoce na comunidade, essa é a nossa diferença, pois aqui cuidamos do estudante para que ele cuide das pessoas. Praticar a humanização não é somente nas palavras e, sim, nas atitudes”, pontuou.

Os 20 anos de história do curso de Enfermagem soma-se às histórias de vidas de alunos, egressos e professores que, no dia a dia da profissão, confirmam-se como empáticos, atenciosos e competentes. “Transformamos vidas pela Educação, sim, com um corpo docente qualificado, experiente e apaixonado pelo o que faz. Também oportunizamos a empregabilidade do nosso aluno, com estágios remunerados desde o primeiro ano do curso, bem como práticas em laboratórios e centro de simulação altamente equipados e com tecnologia de ponta, consolidando, ainda, parcerias e relações com instituições locais e da região”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo