28/11/2019
Compartilhe
Nesta terça-feira (26/11), aconteceu a solenidade de encerramento do semestre letivo da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que conta com a participação de aproximadamente 150 alunos da terceira idade. O programa é uma parceria da Faculdade de Pato Branco (FADEP) com a Prefeitura de Pato Branco, sendo desenvolvido desde 2001. As atividades ocorrem na FADEP, nas manhãs de terças e quintas-feiras, quando os idosos participam de aulas teóricas e projetos, além de atividades físicas e hidroginástica, contando com o suporte dos cursos de graduação, acadêmicos, professores e convidados externos.
A gestora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX) da FADEP, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, ressaltou a importância do projeto, desenvolvido há quase 20 anos. “A Unati é um dos programas mais antigos que a Faculdade possui no campo da responsabilidade social, e representa um compromisso entre a Instituição de Ensino Superior e o Poder Público junto à população idosa, que cresce cada vez mais, tanto em nossa cidade, quanto no País. Nos orgulhamos por contribuir com essa história, que faz de Pato Branco uma cidade amiga do idoso, condição reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, pontuou.
A secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, professora Ma. Heloí Aparecida De Carli, também evidenciou a representatividade da Unati para o desenvolvimento social e humano, tanto da terceira idade, quanto de Pato Branco enquanto cidade que destaca-se pela qualidade de vida. “A Unati é de grande relevância social, pois é um trabalho que faz a diferença na vida dos idosos. Há melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, isso reflete na longevidade. Este é mais um exemplo que confirma Pato Branco como cidade amiga do idoso”, disse.
Programação diversificada
O aluno da Unati Jorge Tadeu Gueiros contou que, no decorrer deste ano letivo, as atividades foram muitas: “tivemos aula de Psicologia, Nutrição, Direito, Enfermagem, Pedagogia, tecnologia, peça teatral, Medicina, Odontologia, a participação da Polícia Rodoviária Federal, que falou sobre trânsito, aulas de ioga, reciclagem de resíduos, participamos do desfile cívico de 7 de Setembro, representando os pioneiros de Pato Branco, entre tantas outras experiências”, discorreu.
Para ele, fazer parte da Unati contribui diretamente para a sua qualidade de vida. “Aprendemos coisas novas e recapitulamos tantas outras. Tudo isso melhora muito a nossa autoestima e qualidade de vida. As atividades físicas são um dos itens principais da Unati, que contribuem para melhorar a saúde dos acadêmicos da terceira idade. Aqui, adquirimos muitos conhecimentos a partir de diferentes formas de aprendizado”, ressaltou.
A coordenadora da Unati, professora Ma. Graziela Scopel Borges, destacou que a iniciativa objetiva fortalecer o vínculo social e afetivo dos idosos, a partir do conhecimento, promovendo qualidade de vida para a terceira idade. “Aqui, temos um compromisso uns com os outros. Esse convívio oportuniza muito aprendizado para todos os envolvidos no projeto, que retorna no ano que vem, com mais força”, frisou Graziela.
A solenidade realizada nesta terça-feira (26/11) contou com a presença, ainda, da coordenadora de Extensão da FADEP, professora Ma. Gisele Regina Parsianello e da representante do Conselho Municipal do Idoso, Carmen Oenning. Na ocasião, além de homenagens e confraternização, os alunos receberam certificados de participação nas atividades desenvolvidas no ano letivo de 2019. O período de férias inicia-se, mas o retorno às atividades já está programado para fevereiro de 2020.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.