28/11/2019
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No último domingo (24/11), o Ministério da Educação (MEC) realizou o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Com a Faculdade de Pato Branco (FADEP) não foi diferente. Além de sediar a avaliação, a FADEP recebeu 266 alunos para a prova, concluintes dos cursos de Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição.
Embora a preparação para o ENADE seja uma prática constante, a FADEP estabeleceu um planejamento específico, com ações de comunicação interna, mobilização acadêmica e práticas pedagógicas. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) conduziu a sensibilização de engajamento junto aos coordenadores e turmas concluintes.
“O ENADE avalia os alunos e suas áreas em um contexto nacional. O desempenho é mais um dado que mensura a qualidade do ensino da FADEP, possibilitando um melhor entendimento e possível alinhamento com as demandas gerais do Ensino Superior, nunca deixando de lado as particularidades de nossa região”, ressalta o coordenador da CPA, professor Me. Luiz Fernando Rigatti.
Paralelamente, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) coordenou um plano de trabalho pedagógico com as turmas que fizeram a prova, voltado à interpretação e produção de textos, focando as questões dissertativas. O objetivo foi conscientizar sobre a organização da prova e seus métodos de resolução de questões, envolvendo alunos e professores, como já ocorre nas capacitações continuadas.
“O ENADE é uma prova que avalia as competências desenvolvidas pelos alunos durante sua formação. A importância desse instrumento é verificada a partir do momento em que temos a percepção de como está o desenvolvimento dos cursos da IES. Por essa razão, é necessário que, ao longo do curso, o ENADE seja abordado naturalmente em todas as disciplinas e módulos, tal como a FADEP realiza em sua trajetória”, ressalta o coordenador do NAPED, professor Me. Denny José Almeida Costa.
A campanha interna, com o mote “Quero 5 no ENADE”, foi criada pela Agência Experimental de Comunicação e norteou a abordagem das ações. Houve, ainda, um cronograma de palestras direcionadas às diretrizes da prova, voltado a diversas áreas do conhecimento, cujos conteúdos foram ministrados por docentes da Instituição. Destaque, também, para o início de um podcast voltado às temáticas do ENADE, com o envolvimento de diferentes setores da FADEP, que terá sequência em 2020.
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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.