Na manhã desta sexta-feira (03/12), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a final da Maratona do Conhecimento. O evento reuniu cerca de 400 estudantes e representantes de oito escolas de Pato Branco e região, da rede pública e privada. A Maratona iniciou em outubro e promoveu oficinas sobre criatividade, arduino, soft skills, pitche, saúde e responsabilidade social. Na final, as equipes participantes disputaram quatro etapas, entre elas a arrecadação de donativos, totalizando 3,7 toneladas de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas doados ao Lar de Idosos São Francisco de Assis e à Ong Remanso da Pedreira.
Na abertura da programação, a Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Carla Maria Ruedell, ressaltou a importância da Maratona, que está na primeira edição. “Esta é uma oportunidade de nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, contribuirmos para a transformação da sociedade por meio da educação. Em especial, a Maratona do Conhecimento 2021, cujo foco é a pessoa da terceira idade, num cenário de pandemia, nos conecta com a saúde, com a cidadania, com a responsabilidade social e com a aprendizagem humanizada”, destacou.
A pedagoga e professora de artes do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), Marta Beatriz dos Santos Dall Igna, evidenciou a iniciativa. “Quero dar os parabéns ao UNIDEP que está cumprindo o seu papel. O projeto veio a engrandecer todo o processo de conhecimento dos nossos alunos, eles chegaram a um momento catártico, por meio da autonomia. É uma satisfação imensa vê-los engajados, isso vai além dos muros da escola”, disse.
Já a professora de matemática e oficinas tecnológicas do Colégio Sesi, Andressa Nichetti, expôs sua opinião sobre a participação dos alunos no projeto. “Todo o colégio esteve em prol dessa turma, buscando a arrecadação de alimentos e tentando ajudá-los da melhor forma possível. A iniciativa trouxe um engajamento muito grande dos alunos pensando em solucionar o problema proposto”, enfatizou.
O aluno do Colégio Castelo Branco, de Itapejara do Oeste, Luiz Felipe Barbosa, que participou das oficinas e das estações realizadas na final, compartilhou sua experiência. “Foi muito legal, porque envolveu muitas dinâmicas diferentes. Você precisa ter mais compreensão, atenção e cooperação com a equipe. O projeto possibilitou desenvolver o afeto e pensar mais no próximo, umas das coisas mais importantes de todo o processo”, ressaltou.
A Maratona do Conhecimento dividiu sua programação em quatro principais estações: responsabilidade social, competição de robótica, dinâmica de grupo e seção de pitches. Cada estação acumulou pontos e premiou as escolas que tiveram os melhores desempenhos. Os vencedores da rede pública, foram: em primeiro lugar, o Colégio Estadual de Pato Branco (Pato Branco), em que cada aluno da equipe levou para casa uma Alexa e o colégio ganhou um multimídia. No segundo lugar, o Colégio Estadual Castelo Branco (Itapejara do Oeste) garantiu fones de ouvido sem fio e vales Deezer para os alunos da equipe. O terceiro lugar foi para o Colégio Estadual Presidente Artur Costa Silva (Mariópolis), que ganhou vales Deezer para os estudantes. Na rede privada, o vencedor foi o Colégio Sesi (Pato Branco), que também levou uma Alexa para cada estudante da equipe e também um multimídia.
O aluno do Colégio Estadual de Pato Branco, Jordan Sabbi da Maia, ressaltou a emoção da conquista. “Não tem como expressar nossa felicidade e nossa emoção, foram muitas noites que a gente passou sem dormir para fazer as pesquisas e o projeto teste. Agora estamos aqui, vivendo esse momento e comemorando a nossa vitória”, disse.
A estudante do Colégio Sesi, Gabriela Poletti de Macedo, também evidenciou a importância da experiência. “Estou muito feliz, pois foram várias semanas de bastante estudo e ensinamentos, muito trabalho em equipe, muita dificuldade em achar problemas e conseguir solucioná-los de uma forma fácil e acessível, ainda bem que a gente conseguiu bolar uma ideia que o pessoal gostou e achou bastante viável para implementarmos”, salientou.
Participaram da Maratona do Conhecimento 2021: o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Colégio Estadual Castelo Branco, Colégio Estadual Presidente Artur Costa Silva, Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Sesi, Colégio Integral, Colégio Estadual de Pato Branco e Colégio Estadual do Campo São Roque.
------------
Matéria: Natalia Dario e Wilian Alexandre, acadêmicos do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski e Lucas Calixo, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]