Notícias
Reitoria

Gincalouros promove integração, esporte e solidariedade

Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (09/03), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu a final da Gincalouros 2022, que reuniu calouros e veteranos em uma programação de integração, esporte e solidariedade, uma vez que foram arrecadados alimentos e itens de higiene para doação.  Após mais de um mês de atividades, o primeiro lugar ficou com o curso de Ciências Contábeis (1.340 pontos), seguido por Fisioterapia (1.250 pontos) e Estética e Cosmética (1.130 pontos). Para marcar o encerramento, a programação contou também com um show do grupo Abençoadinhos do Samba.

Mais de 300 calouros se inscreveram e estiveram engajados em cada etapa proposta da programação. A coordenadora do Núcleo de Experiência Discente (NED), Jaqueline Bernardi Ferreira, enfatiza a importância do momento de integração entre veteranos e calouros. “O objetivo da Gincalouros, com nossos os alunos ingressantes, em conjunto com os nossos veteranos, é integrá-los à realidade da vida acadêmica, além de acolhê-los em um ambiente de descontração e também de aprendizado e solidariedade”, conta.

O coordenador do curso de Educação Física, professor Pablo Aurélio Dourado, responsável pela organização, explica que a Gincalouros começou em fevereiro, com diversas atividades. “Os alunos tiveram que elaborar atividades artísticas, preparar uma bandeira e fazer uma coleta de alimentos e de itens de higiene pessoal para doação. Neste que foi o Dia D da programação, tivemos brincadeiras de coordenação motora, atividades físicas, raciocínio lógico, memória e, por último, uma brincadeira de questões abertas, a famosa torta na cara”, frisa.

Acolhimento e integração

Para Juliana Lara Alves Moreira, acadêmica do 1º período do curso de Direito, a Gincalouros foi um momento muito gratificante. “Ver toda essa integração que está tendo com os alunos, todas essas atividades, é muito legal. A gente pode conhecer também os outros cursos, competir com os outros cursos. Não imaginei que teria esse tipo de experiência no curso de Direito, está sendo algo único”, pontua.

A acadêmica do 1º período do curso de Psicologia, Angela Fernanda Joia, conta que a gincana contribuiu para o acolhimento e socialização dos calouros. “Eu acho muito legal ter essa experiência no primeiro ano, para marcar essa nova fase que a gente está entrando da vida, a graduação. Está mobilizando todos os meus colegas, a gente já se une, faz amizades e se enturma para a gincana, acho que está sendo bem especial”, avalia. 

Já o acadêmico do 1º período do curso de Publicidade e Propaganda, Vinicius Mueller Pires, também enfatiza os momentos de diversão e integração, mas ressalta a importância da arrecadação de donativos. “O que eu mais gostei foi a doação de alimentos e itens de higiene, porque vai ajudar muita gente que precisa, e essa é a parte mais importante, eu acredito, a solidariedade”, destaca.

A Gincalouros 2022 foi organizada pelos acadêmicos do 7º período do curso de Educação Física - Bacharelado. Entre o time responsável pela programação, está a aluna Ana Julia Farias, que enalteceu o desafio. “Tudo o que foi feito, foi pensado com muito carinho. Se um dia nós estivermos dentro de um clube ou dentro de uma sala de aula, a gente vai ter muito mais aptidão por ter essa experiência de ter proporcionado isso para uma faculdade inteira”, completa.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo