Com a temática “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a final da Maratona do Conhecimento reuniu cerca de 800 estudantes da rede pública e privada de Pato Branco e região, arrecadando 6,8 toneladas de donativos, destinados a oito cidades
4/11/2022
Compartilhe
Na manhã desta sexta-feira (04/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a final da Maratona do Conhecimento. O evento reuniu cerca de 800 estudantes e representantes de 13 escolas de Pato Branco e região, da rede pública e privada. A Maratona iniciou em setembro e promoveu oficinas sobre criatividade, arduino, soft skills, pitche, sustentabilidade e responsabilidade social. Na final, as equipes participantes disputaram quatro etapas, entre elas a arrecadação de donativos, totalizando 6,8 toneladas de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas doados às cidades de origem dos colégios.
Esta edição teve a temática “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e baseou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. As equipes participantes, compostas por alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, desenvolveram soluções criativas e inovadoras para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Ao todo, 13 colégios participaram, das cidades de Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Pato Branco, São Lourenço do Oeste e Vitorino.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destacou que a Maratona do Conhecimento acompanha a história da IES, que nesses 22 anos mantém uma intensa relação com a comunidade. “Sempre estivemos presentes nas escolas, nas instituições de caridade, nas instituições de saúde, enfim, vivendo a comunidade. Hoje, então, com todos os nossos cursos de graduação, conseguimos perceber que podemos formar profissionais com habilidades comportamentais e técnicas e, principalmente, antenados com os anseios e demandas da nossa sociedade. Isso tudo reforça o compromisso da Instituição com a responsabilidade social, por isso estamos muito felizes, pois com a Maratona quem ganha é a sociedade; e o futuro desses jovens também”, avalia.
O orientador pedagógico do Colégio Sesi Pato Branco, professor Lucas de Souza de Andrade, avalia a participação na Maratona. “Nossos alunos tiveram contato com experiências que ultrapassam a sala de aula, desenvolvendo habilidades, conhecimentos e técnicas que, muitas vezes, não podem ser ensinados em quatro paredes. Com isso, ao longo desses meses, desenvolveram importantes competências, o que refletirá nas suas jornadas acadêmicas, bem como em suas vidas enquanto cidadãos”, disse.
Um dos destaques desta edição foi a participação de acadêmicos do UNIDEP como voluntários, auxiliando enquanto guias das estações e atividades dos cursos. Entre elas esteve Bruna Paiva, aluna do 2º período de Fisioterapia. “Foi muito bom participar, foi uma experiência bem legal, porque a gente teve a oportunidade de mostrar o quanto os nossos cursos são gratificantes e representam sonhos. No meu caso, estou amando o meu curso, então por esse motivo foi bem interessante poder expressar isso para os futuros estudantes do UNIDEP”, contou.
Para Edilaine Vieira, aluna do Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, de Mariópolis, a Maratona foi uma grande experiência. “Tivemos muito aprendizado, apresentamos um projeto para ajudar cadeirantes a usarem escadas. Então é algo humanitário e que também tem a facilidade de ser um grande projeto no futuro e ajudar a vida dos outros. Hoje foi um dia especial, um grande passo também para mim, pois estou cada vez mais perto de entrar em uma faculdade e isso proporcionará um bom futuro profissional para mim”, frisou.
A competição
Na grande final, as equipes competiram em quatro estações: Responsabilidade social; Competição de robótica; Dinâmica de grupo; e Seção de Pitches. Na estação de responsabilidade social, cada equipe assumiu o desafio de arrecadar donativos, cuja distribuição ocorrerá em parceria com o Rotary Club Pato Branco Vila Nova e demais clubes de Rotary.
Os colégios vencedores da rede pública de ensino foram: 1º lugar - Colégio Estadual Professora Hercilia França do Nascimento (Mangueirinha); 2º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Pato IA); 3º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Intelectus). Na rede privada, o vencedor, pelo segundo ano consecutivo, foi o Colégio Sesi.
Como premiação, os primeiros lugares levaram para casa uma Alexa para cada integrante da equipe. O 2º lugar garantiu um voucher de 1 ano do aplicativo Spotify por aluno/integrante da equipe; e o terceiro lugar levou um voucher para compra de um livro de até R$ 60,00 por aluno/integrante da equipe.