Notícias
Direito

Ministra do STF palestra para alunos de Direito do UNIDEP

Compartilhe

Na sexta-feira (06/11), o curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), participou da palestra “32 Anos da Constituição de 1988: A Dignidade Humana como Fundamento do Estado Democrático”, ministrada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha. O evento, mediado pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), foi uma parceria entre todos os cursos de Direito do Grupo Afya Educacional.

No encontro, a ministra Cármen ponderou questões sobre a Constituição Brasileira e a situação atual do país. Segundo ela, conhecer a história do Brasil é fundamental para entender o mundo contemporâneo. “Se pudermos recordar sobre o passado, vamos ver quem lutou para que a gente chegasse até aqui, podendo refletir e ter a vigência de uma Constituição democrática, que completa 32 anos de eficácia. Que saibamos o compromisso que temos com nosso país, com quem veio antes, e, principalmente, com quem vier depois”, ressaltou.

Cármen enalteceu a iniciativa do Grupo Afya de promover uma conversa sobre um tema tão atual, destacando a importância da dignidade humana. “É muito gratificante poder encontrar, ainda que não fisicamente, estudantes e professores que conversam sobre o princípio constitucional da dignidade humana. O princípio mais importante do Direito contemporâneo é, justamente, a dignidade humana. Esse é um princípio que marca a vida de cada um de nós, e a busca de um viver com liberdade, respeitando a justiça que cada um de nós sabe que está assegurada, num espaço democrático”, enfatizou.

Representando o UNIDEP no encontro, a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, enaltece a importância de eventos como esse, que enfatizam a preocupação da IES em proporcionar experiências importantes para a formação dos acadêmicos. “A palestra foi um momento de grande aprendizado. A ministra Cármen Lúcia tratou de pontos muito importantes para a democracia e para o exercício pleno da cidadania. Participar de um evento em que uma Ministra do STF volta sua fala especialmente para os acadêmicos, foi uma experiência extraordinária, evidenciando a qualidade da educação jurídica oportunizada pelo UNIDEP”, destacou.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

 

Ver álbum completo