Docente e intérprete de Libras, Zenaide da Rocha Fragata Miranda, concluiu o Mestrado em Educação Básica, ofertado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em dezembro de 2021
4/2/2022
Compartilhe
A professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Zenaide da Rocha Fragata Miranda, concluiu recentemente o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), na Linha de Pesquisa "Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente". Sob orientação da professora Dra. Márcia de Souza Lehmkuhl, ela defendeu sua dissertação, com o título “O ensino de Libras na Educação Infantil: uma proposta de comunidade de aprendizagem com os princípios de Reggio Emilia”, em dezembro passado.
Zenaide explica que sua dissertação buscou organizar um projeto de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Educação Infantil em uma comunidade de aprendizagem localizada em Pato Branco, com base nos princípios pedagógicos da abordagem italiana de Reggio Emilia. “O intuito é possibilitar a inclusão escolar efetiva da criança surda na escola e na comunidade como um todo, ou seja, na comunidade local, escolar e familiar”, conta.
A professora ressalta a importância da inserção da Libras no contexto escolar desde a Educação Infantil. “Os surdos compreendem e interagem com o mundo por meio de experiências viso-manuais. Trata-se de uma língua visual, comunicada por meio de gestos codificados, como sinais manuais, expressões faciais e leves movimentos do corpo; é uma forma de expressar a intensidade do que se conversa”, destaca.
Além de atuar no Ensino Superior, Zenaide possui experiência na Educação Infantil e Educação Básica, principalmente como intérprete de Libras. Ela é egressa do UNIDEP, do curso de Educação Física, e possui graduação e pós-graduação em Libras. Atualmente, também é intérprete de Libras da Câmara Municipal de Pato Branco e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Palmas.
“Toda minha carreira profissional e principalmente o Mestrado representam uma conquista pessoal. E na área profissional, isso me oportuniza adquirir novas habilidades, aprimorando meu aprendizado e agregando ainda mais valor ao meu currículo profissional e nos contextos onde atuo”, completa a professora Zenaide.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]