Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp, busca reconhecer práticas docentes que promovam inovação na educação brasileira
20/8/2021
Compartilhe
A professora e intérprete de Libras, Ma. Luciana de Freitas Bica, foi finalista do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp. A iniciativa busca reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira. Nesse sentido, o projeto “Curso de Extensão: Libras no Campo da Saúde”, representou o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) na categoria educador.
Luciana enaltece que realizar um curso de extensão em Libras, exclusivamente para área da saúde, para profissionais vinculados à gestão pública, foi uma grande inovação. “O curso aconteceu em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, em que as aulas ocorreram em Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR), sendo ministradas por dois docentes, baseadas em metodologias de aprendizagem ativa”, pontua.
O curso teve participação de 54 alunos, entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e acadêmicos de cursos da área da saúde, o que motivou o atendimento humanizado de pessoas surdas em espaços de promoção à saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A partir de relatos de acadêmicos do curso de Medicina, identificamos que a oferta da disciplina de Libras, em um semestre, seria insuficiente para uma comunicação efetiva com a população surda. Hoje, temos acadêmicos fazendo atendimentos em Libras, em diferentes campos de atuação da saúde”, salienta.
Ofertado pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI), entre os meses de setembro e novembro de 2020, o curso de extensão contou com material didático exclusivo, organizado pela professora Luciana de Freitas Bica, pela professora Ma. Flávia Magela Rezende Ferreira, do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UNIPTAN) e pelo professor Heron Rodrigues da Silva, formado em Educação Física e Letras Libras Licenciatura e surdo.
A Pró-Reitora Acadêmica do UNIDEP, professora Carla Maria Ruedell, ressalta que no UNIDEP um importante valor é a inovação. “Nossos professores são convidados a repensar sua prática docente introduzindo conteúdos, abordagens, metodologias e avaliações inovadoras. Na área da extensão, não poderia ser diferente, por isso que o projeto “Curso de Extensão: Libras no Campo da Saúde”, foi exitoso em sua proposta e alcançou uma posição entre as finalistas do Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, promovido pelo Semesp. Além disso, difundir a Libras é um compromisso social e integra a formação humanizada do UNIDEP”, ressaltou.
A divulgação do resultado do Prêmio “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” aconteceu nesta sexta-feira, 20 de agosto, em que o Centro Universitário Uninovafapi venceu na categoria “Ações junto à comunidade”, representando o Grupo Afya Educacional entre os vencedores.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]