Notícias
Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda conhece parque gráfico do Jornal Diário do Sudoeste

Compartilhe

No mês de outubro, o curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, por meio das disciplinas de Produção Gráfica, Cinema e Redação para Mídias Eletrônicas, promoveu uma visita técnica ao Diário do Sudoeste, onde os acadêmicos dos 4º e 6º períodos conheceram a estrutura do Jornal, especialmente o parque gráfico, descobrindo como o conteúdo visto em sala de aula se aplica na prática.

O tour foi guiado pela editora-chefe do Diário do Sudoeste, jornalista Marcilei Rossi e pela editora de suplementos, Mariana Salles, iniciando no anfiteatro, onde aconteceu um bate-papo sobre o dia a dia da profissão e do trabalho em um jornal diário. O grupo também conheceu a sala de redação, CTP, parque gráfico e demais setores.

Para Marcilei, o Diário do Sudoeste é um periódico diferenciado e pode ser considerado referência na região. “Entre os destaques estão a nossa impressão e o CTP, que é o único da região. Nós somos referência porque buscamos ter esse equipamento para dar qualidade aos leitores”, ressaltou.

Mariana, por sua vez, destacou que os colaboradores do Jornal são formados na área. “O diploma de Jornalismo não é mais obrigatório, mas a formação acadêmica é muito importante para o cumprimento da função, então outro ponto forte é a qualidade dos profissionais que estão aqui dentro, pois eles realmente entendem o que estão fazendo”, frisou.

Para o professor Me. Alexsandro Stumpf, que ministra a disciplina de Produção Gráfica, a visita técnica oportunizou o conhecimento de toda a estrutura de produção do jornal, onde o conteúdo estudado em sala de aula foi vivenciado na prática. “Estamos acompanhando o fechamento do jornal, então após a redação esse material vai para o sistema de impressão, passa pela gravação de matrizes e vai para a parte gráfica. Vimos tudo isso na prática”, destacou.

O professor Me. João Faccio, que ministra a disciplina de Redação para Mídias Eletrônicas, também evidenciou a integração do conteúdo de sala de aula com a prática profissional. “Nós, professores, estamos muito dentro de sala de aula falando sobre conceitos, técnicas e teorias que nem sempre são experienciados na prática, por isso, momentos como estes agregam significativamente na formação dos nossos alunos”, disse.

O professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Gelson Barbosa, enalteceu a experiência de levar os alunos a campo. “A partir da história de 35 anos do Diário do Sudoeste, temos um veículo completo, onde podemos, a partir de sua trajetória, vivenciar a integração do meio jornalístico com o publicitário dentro da mídia impressa”, completou.

O acadêmico do 4º período, João Vitor Franceschetto, destacou o trabalho dedicado à criação de um jornal impresso. “Com a visita, aprendi que existem muitos processos para fazer um jornal, e isso demonstra que há um trabalho extremamente árduo e difícil, mas que é recompensado por meio do esforço dos profissionais”, pontuou.

Para Maria Joana de Aguiar Chiodelli, do 4º período, a visita agregou em sua vida acadêmica. “Pude ver que tudo o que a equipe do Jornal faz, reflete no que a gente estuda”, concluiu. Também nesse sentido, Pedro Leonel Santin, aluno do 4º período, comentou que a visita acadêmica permitiu conhecer os bastidores da notícia. “Foi uma experiência única, pois percebi que o jornal acontece, todos os dias, por ser algo muito pessoal, profissional e que envolve muita dedicação”, frisou.

Para a estudante Camila Muller, também do 4º período, a parte mais interessante de uma visita técnica é poder conhecer como é de fato trabalhar na área. “Isso acaba nos inserindo no mercado de trabalho e nos mostrando como é a teoria na prática”, comentou.

Já Emily Ecker, do 6º período, apresentou com seu grupo o Projeto Integrador que, no semestre passado, atendeu o Jornal. “Poder apresentar o Projeto Integrador para a equipe do Jornal e para todo o curso foi algo muito especial, muito gratificante. Nós ficamos felizes e honrados com essa oportunidade incrível”, destacou. O trabalho “Diário do Sudoeste Digital” também é de autoria dos acadêmicos Guilherme Dambrowski, Isabela Contini e Maria Clara Guarneri.

Para Mariana Schimit, acadêmica do 6º período, a visita técnica apresentou muito bem como funciona o dia a dia do Jornal. “Eu acredito que deu para adquirir muito conhecimento sobre como esses profissionais produzem o jornal internamente e como apuram as informações. Acredito que a parte da produção foi a que mais me encantou”, completou. Ao final da visita, todos os acadêmicos levaram para casa uma cópia de edições do Jornal Diário do Sudoeste e da Revista Vanilla.

------------

Matéria: Lucas Calixto, acadêmico do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: João Witt, técnico dos Laboratórios de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo