Guilherme Caldas é professor, ilustrador e artista plástico. Atua diretamente com publicidade e já trabalhou com diversas marcas renomadas, incluindo no famoso e premiado comercial “Pôneis Malditos”
28/9/2020
Compartilhe
Na última terça-feira (22/09), os 2º e 4º períodos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) tiveram um bate-papo virtual com o artista Guilherme Caldas, que discorreu sobre a sua trajetória profissional e respondeu perguntas dos alunos. A conversa ocorreu na disciplina de Processo Criativo, ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal.
Guilherme Caldas é professor, ilustrador e artista plástico. São mais de 25 anos no mundo dos quadrinhos, 17 deles criando storyboards e atuando diretamente com publicidade. Ele já trabalhou para marcas como Coca-Cola, Nike, Mitsubishi, Mercado Livre, Antarctica, Havaianas, entre outras. O filme “Pôneis Malditos”, produzido para a Nissan, está entre os seus trabalhos mais conhecidos e premiados.
Ele também foi professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e lecionou em cursos de pós-graduação da PUC-PR, em disciplinas que abordam a criatividade e processo criativo, itens fundamentais para qualquer área, principalmente a publicidade. Guilherme conta que “desenha desde sempre” e queria ser um autor de quadrinhos desde muito pequeno. Quando criança, desenhar era quase uma compulsão, até ele ir para a Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP, onde adentrou no mercado publicitário.
Além de fanzines, Guilherme já publicou alguns livros (1968 - Ditadura Abaixo, Candyland, Cidade das Águas), e participou de coletâneas. Atualmente, está trabalhando em um relato que mistura quadrinhos, texto corrido e mapas sobre a viagem que fez de bicicleta entre Florianópolis e Montevidéu, no final de 2013 – vai se chamar "Notas do Caminho do Uruguai" e será um livro.
Durante a conversa, Guilherme apresentou diversos trabalhos realizados durante sua trajetória profissional, em que mostrou todo o processo criativo pelo qual passa, desde o escopo inicial e as etapas subsequentes, até chegar ao resultado final. Segundo ele, o que o fez começar a desenhar foram os quadrinhos, mas a entrada na publicidade foi fundamental para lhe abrir muitas portas.
Ele também comentou acerca de como a publicidade também influiu em seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Foi a publicidade que me tornou um artista melhor. Não sou uma pessoa muito organizada, então apenas consegui me desenvolver como artista desenhando muito, graças ao volume e trabalho que a publicidade exigiu de mim. Hoje, são centenas de filmes, milhares de desenhos. Foi isso que me deu a capacidade de me tornar um artista profissional e falo sem medo de errar que sou um artista muito melhor do que eu era”, relata.
A participação de Guilherme Caldas contribuiu muito à experiência dos alunos, principalmente por sua atuação direta na área da publicidade, proporcionando aos acadêmicos a oportunidade de conversar com um artista renomado e cuja trajetória segue inspirando muitas pessoas.
------------
Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br