1/7/2021
Compartilhe
Nesta quinta-feira, 01 de julho, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) celebra o primeiro ano da nova gestão da Reitoria, formada pela professora Ornella Bertuol Antunes (Reitora), Carla Maria Ruedell (Pró-Reitora de Graduação) e Cláudia Roberta Facin (Pró-Reitora Administrativo-Financeira). Neste dia especial, elas compartilham conosco suas impressões sobre os últimos doze meses, adiantam o que o futuro nos espera e também deixam um recado superespecial para aqueles (e aquelas) que um dia sonham em trilhar por carreiras de gestão.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, lembra que a nova gestão da Reitoria chegou em um dos momentos mais desafiadores para a humanidade: uma pandemia global, que atingiu em cheio a economia e a saúde das nações. “A educação, nesse contexto, se viu intensamente desafiada e foi necessário, por parte de todos os envolvidos - alunos, pais, professores, colaboradores - uma enorme capacidade de resiliência, reinvenção e, por que não, transformação. Estar à frente de uma instituição de ensino nesse contexto foi, sem dúvida, nosso maior desafio! E a maior conquista? Descobrir que sim, fomos capazes de enfrentar, em equipe, cada nova situação e vencer, um a um, cada desafio que nos foi imposto”, pontuou.
Para o próximo ano, segundo ela, a gestão será ainda mais humanizada. “Tenho aprendido, todos os dias, a importância do cuidado, do olhar atento aos pequenos detalhes e das pessoas nos processos de gestão. Diante disso, nosso objetivo de gestão é aprimorar o cuidado àqueles que entregam ao UNIDEP um pedacinho da sua vida, do seu dia, e tornar a experiência daqueles que estão conosco gratificante, transformadora e satisfatória. E, por meio do processo de educar, auxiliar para que tenhamos uma sociedade mais justa, feita por seres cada vez mais humanos. Pode parecer utopia, mas é um ideal que como educadora, não posso deixar de perseguir. É o propósito que me move, todos os dias”, salientou.
Para ela, o fato do UNIDEP ter, hoje, a maioria dos cargos de gestão ocupados por mulheres, é motivo de orgulho. “Mais importante que isso, é que elas estão nesses cargos não por serem mulheres, mas pelas trajetórias que construíram, dentro ou fora da Instituição. Ou seja, por suas capacidades profissionais. Acredito, sim, que somos espelho e inspiração para muitas jovens e orgulho para todas as mulheres! O que mostramos é que ser mulher não nos favoreceu nem nos impediu de estar onde estamos. Enfrentamos o que tivemos de enfrentar, como pessoas e profissionais que somos, e carregamos em nós o desejo de que o crescimento profissional se dê única e exclusivamente pelos méritos de desempenho, e não em função de gênero, cor ou classe social. Mas, acima de tudo, que tenhamos todos as mesmas condições de chegar onde quisermos estar”, reforçou.
Qualidade no ensino
Quem também comentou sobre a experiência do primeiro ano de gestão foi a professora Carla Maria Ruedell, Pró-Reitora de Graduação. “Assumir a Pró-Reitoria de Graduação num cenário pandêmico, foi sem dúvida, desafiador. A educação nunca havia passado por algo parecido, por isso os desafios eram diários. Planejar era possível somente no curtíssimo prazo, por isso flexibilidade e resiliência foram fortes aliadas. Reinventar-se, diariamente, era determinante. Superamos, unimos e evoluímos, porque trabalhamos juntos. Aliás, não há conquista maior, do que ver que o UNIDEP não parou. Nossos colaboradores permaneceram conosco! Nossos docentes seguiram com sua missão de educar, nossos alunos continuaram estudando, colaram grau e estão fazendo a diferença na sociedade”, salientou.
Segundo ela, para os próximos doze meses, o foco do UNIDEP permanece no ensino de qualidade, acompanhado de muita inovação. “Buscamos, cada vez mais, a personalização no acompanhamento aos colegiados dos cursos, a aproximação orgânica com os alunos, bem como o aprimoramento constante no atendimento. Queremos também fomentar oportunidades para o desenvolvimento de carreiras e de lideranças estudantis. Entre as novidades que iremos lançar, está a flexibilidade para a jornada acadêmica via regime de créditos. Nosso amor pela educação está em tudo o que fazemos e, dia após dia, trabalhamos para que o UNIDEP seja reconhecido, cada vez mais, como um verdadeiro lar – para nós, nossos colegas e alunos”, destacou.
Para aqueles e aquelas que sonham com carreiras de gestão, a professora Carla manda um conselho: “que persistam nos estudos, aceitem desafios e feedbacks como presentes, mantenham sua vontade permanente em aprender e superar. Que saibam reconhecer que precisamos uns dos outros, e que há muitas pessoas incríveis com as quais podemos contar, sem medo de sermos quem somos, sem medo de errar”, evidenciou.
Conquistas e desafios de uma equipe ímpar
A Pró-Reitora Administrativo-Financeira, Cláudia Roberta Facin, enaltece o trabalho em equipe que impulsiona o UNIDEP todos os dias. “Os desafios são diários, principalmente neste período de pandemia, mas as conquistas sobressaem, especialmente pelo engajamento da minha equipe, pois não consigo desenvolver nada sozinha. O apoio, a empatia e o acolhimento tornaram-se ainda mais necessários – e é graças a essa sinergia que tivemos um primeiro ano de gestão com muitos motivos para comemorar. Para o próximo ano, o nosso foco será a excelência, tanto em nossos processos, assim como em toda a jornada daqueles que estão conosco: nossos alunos, colaboradores e docentes”, disse.
Claudia rememora momentos importantes da sua trajetória profissional do UNIDEP: “quando iniciei minha carreira, foi em uma função técnica e não de liderança. Com os conhecimentos adquiridos e experiência, bem como com meu desenvolvimento profissional, hoje estou em um cargo de gestão e fazendo o que mais amo.
Para quem sonha com essa experiência, digo para que corram atrás de seus sonhos, porque eles existem para serem alcançados. Devemos acreditar no nosso potencial, agindo sempre com muita humildade e simplicidade. Tudo é possível, basta lutar e querer de verdade”, completou.
A Reitoria do UNIDEP conta, ainda, com a professora Ma. Carla Maria Wojcikiewicz Caldas Baumer, como Coordenadora Acadêmica e com o professor Claudio Müller, Coordenador de Planejamento Institucional.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]