Notícias
Reitoria

Semear forma turma de alunos, egressos e colaboradores

Compartilhe

Nesta quarta-feira (08/12), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), realizou a formatura da primeira turma do Programa Semear, que durante quatro meses oportunizou que alunos, egressos e técnicos-administrativos desenvolvessem habilidades e competências essenciais para a atuação docente.

Entre os “semeandos”, a egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Alana Cristina De Grandis Oliveira, caracterizou a iniciativa enquanto um “programa sincero e verdadeiro”, que apresentou o ato de ensinar enquanto gesto de amor e motivou os participantes a semearem mudanças. “Durante esses últimos meses, abrimos caminho para um novo aprendizado e construímos uma identidade docente, em que nos vimos no lugar dos professores que tivemos ao longo da vida, especialmente daqueles que, enquanto mentores, foram os nossos guias ao longo dessa jornada”, pontuou.

Após participar do Semear, a egressa do curso de Psicologia e responsável técnica pelo Serviço de Psicologia do UNIDEP, Eliziane Andolhe, começará a atuar como docente da IES já no primeiro semestre de 2022. “Hoje me vejo como professora, pois o que estudamos no Programa contribuiu para minha trajetória teórica e profissional. Fico feliz por ter me dado a oportunidade de descobrir esse sentimento, essa identidade docente. O UNIDEP oferece muitos incentivos para que possamos nos construir e crescer. Aqui, me vi aluna, psicóloga e professora, foi onde aprendi que o profissional professor é quem vai tocar a vida das pessoas, do início ao fim da graduação, pois pode plantar boas sementes, todos os dias, no coração de seus alunos”, evidenciou.

Na ocasião, o professor dos cursos de Medicina e Publicidade e Propaganda, Me. João Faccio, que atuou como mentor durante o Semear, se disse emocionado e orgulhoso por compartilhar a construção de uma turma voltada à formação de professores. “Esses meses confirmaram a essência do que é ser professor. Para todos que escolherem e aceitarem essa missão, saibam que têm pela frente uma profissão que trabalha com o lado mais humano das pessoas, pois engloba também seus sonhos e suas histórias. Afinal, ser professor é construir laços de afeto e pontes, para o futuro dos nossos alunos”, ressaltou.

A coordenadora do Gesta, Jaqueline Bernardi Ferreira, avaliou a realização da primeira edição do Programa. “Muito mais do que plantar a identidade docente a partir de metodologias e do autoconhecimento, nós semeamos o amor, o mesmo sentimento que traduz e guia a postura do UNIDEP. Presenciar a evolução dessa turma, especialmente vê-los nas bancas de avaliação, foi um dos momentos mais marcantes da minha caminhada no UNIDEP, pois confirmou a magnitude do que estamos construindo enquanto instituição que acredita no poder transformador da educação”, disse.

A Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, destacou que quando educadores se propõem a transformar realidades e fomentar a mudança, não fazem isso sozinhos, uma vez que atuam em união. “Acreditamos nisso e preconizamos essa postura em toda a jornada do UNIDEP, pois, aqui, professores e colaboradores são educadores. São eles que fazem essa roda girar e, juntos, sonham e constroem coisas lindas. Aqui, temos o exemplo de um projeto baseado na importância de cuidar das pessoas e das suas histórias. Por isso, para nós, receber nossos alunos, egressos e colaboradores neste projeto, é a confirmação do nosso compromisso de semear e colher mudanças”, enfatizou.

A Reitora do UNIDEP, professora Ma. Ornella Bertuol, salientou a importância do Semear, especialmente a relevância da iniciativa na construção do ano que se finda. “Quando olhamos para a trajetória do UNIDEP, especialmente no ano de 2021, temos muitos momentos para nos orgulhar. Um deles, com certeza, é concretude do Semear, que está frutificando a semente da educação e coroando o fazer docente em todas as suas contribuições para a transformação positiva da sociedade. Ser educador é ser luz e referência, logo, no UNIDEP, honramos essa missão e a estimulamos em nossos alunos. O nosso sentimento, hoje, é de orgulho, por podermos oportunizar essa experiência, pelos profissionais que fazem parte desse projeto e pela formação dessa turma, que será a primeira de muitas”, completou.

No Semear - Programa de Desenvolvimento de Identidade Docente, o grupo de acadêmicos, egressos e colaboradores viveu um cronograma de capacitações voltado à formação docente, composto por seis módulos, totalizando 22 horas. Entre os temas abordados, estiveram: autoconhecimento, ensino por competências, metodologias ativas, monitorias, mentorias, mercado profissional e atividades práticas.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo