Programação realizada de 10 a 12 de abril, envolveu alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda
20/4/2023
Compartilhe
De 10 a 12 de abril, aconteceu mais um Ideathon no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), realizado em parceria com o Sebrae/PR. O momento de imersão estimulou a criação de soluções inovadoras a partir de problemáticas e metas apresentadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O 1º lugar ficou com a equipe PPP, que propôs o EcoMap, um aplicativo que auxilia no cultivo de plantas; o 2º lugar foi da SOS, com a MenstruBOX, solução voltada à pobreza menstrual; e em 3º lugar ficou a projeto Górgonas, plataforma relacionada à saúde mental em empresas.
Ao todo, a programação de imersão envolveu 51 alunos, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. “Grande parte dos projetos voltaram-se a problemas que os próprios integrantes vivenciam no dia a dia. A partir disso, os alunos apresentaram soluções que resolvem problemas do cotidiano e que geram impactos de inovação para agilizar e otimizar a rotina das pessoas”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do UNIDEP, professor Douglas Henrique Batista.
Segundo ele, a programação confirmou o potencial inovativo dos acadêmicos do UNIDEP. “Essa edição foi mais um sucesso no que diz respeito à geração de projetos e aprendizagem na jornada empreendedora dos alunos, pois evidenciou a capacidade de abstração dos nossos acadêmicos em conseguir utilizar a interdisciplinaridade para criar soluções completas, para áreas que não são diretamente relacionadas ao seu campo de conhecimento”, destaca.
A iniciativa contou com a seguinte premiação: R$ 500,00 para cada integrante do 1º lugar; R$ 350,00 para cada integrante do 2º lugar; e R$ 200,00 para cada integrante do 3º lugar. “Todas as equipes serão convidadas a participarem de um processo de mentoria, por meio do Programa iDaí, em que o Núcleo de Inovação do UNIDEP ajudará cada projeto a se desenvolver até chegar no mercado, bem como indicaremos editais externos para que os alunos possam participar”, completa Douglas.
Experiência
O acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda, Samuel Ruzza, integrou a equipe vencedora e conta que a proposta do grupo abordou o florestamento urbano, considerando problemáticas apresentadas pela ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. “O grupo propôs uma plataforma intitulada EcoMap, que trará informações para o cultivo de plantas no âmbito doméstico, a partir de geolocalização, realidade aumentada e gamificação, podendo identificar diferentes biomas e ambientes. No Ideathon, vivemos uma realidade de ideação que nos aproxima do mercado de trabalho”, avalia.
Para a acadêmica do 7º período do curso de Ciências Contábeis, Patricia Araldi, que integrou a equipe vice-campeã, o Ideathon oportunizou a inovação acadêmica em prol da resolução de problemas reais. “A nossa proposta foi a MenstruBox, que busca ofertar produtos como coletores, absorventes ecológicos, snacks, entre outros. A solução também contempla um aplicativo para oferecer informações sobre pobreza menstrual, além de fóruns informativos e supervisionados, orientações sobre controle do ciclo menstrual e variações de humor”, conta.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]