Programa desenvolvido há 23 anos pelo UNIDEP e Prefeitura de Pato Branco oportunizará, em 2025, atividades voltadas ao aprendizado, socialização e bem-estar da terceira idade, com novas iniciativas ao longo do ano
20/2/2025
Compartilhe
A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) deu início ao semestre letivo de 2025 com um encontro especial de acolhimento, realizado nesta quinta-feira (20/02). O evento contou com a presença do prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, da reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, Marielle Sandalovski Santos, e da coordenadora da Unati, professora Simone Pastorello.
O encontro de abertura também apresentou a proposta de trabalho para 2025. Durante a recepção, a professora Simone Pastorello destacou as atividades que serão realizadas ao longo do ano, como exercícios físicos planejados para a terceira idade, incluindo caminhadas, alongamento, ginástica, dança e hidroginástica. “Além disso, os participantes terão momentos festivos, dinâmicas de grupo, projetos de intervenção com acadêmicos, jogos para estimulação cognitiva, passeios e viagens, fortalecendo o convívio social e a troca de experiências”, adianta.
Outra novidade será o Rolê da Terceira Idade, encontros mensais noturnos em restaurantes e karaokês, proporcionando novas experiências e ampliação do círculo social dos participantes. O III Festival de Talentos da Terceira Idade também será realizado, incentivando atividades culturais e valorizando as habilidades artísticas dos idosos. A inclusão digital será outro foco do Programa, buscando capacitar os alunos para o uso de tecnologias e alertá-los sobre golpes virtuais.
A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, ressaltou o impacto positivo do Programa na promoção da qualidade de vida da terceira idade e na trajetória do UNIDEP voltada à responsabilidade social. “A Unati reforça o compromisso do UNIDEP com a educação ao longo da vida. Aqui, os participantes não apenas adquirem conhecimento, mas também vivenciam momentos de integração, saúde e qualidade de vida, fortalecendo vínculos e destacando o protagonismo das pessoas idosas na sociedade”, afirma.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, também destacou a importância da iniciativa. “O envelhecimento ativo deve ser uma prioridade, e a Unati desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo aprendizado, inclusão e bem-estar para as pessoas idosas do nosso município. O apoio da Prefeitura reforça essa missão de valorizar a terceira idade”, pontua.
A Unati, programa de extensão promovido pelo UNIDEP e Prefeitura de Pato Branco há 23 anos, é um exemplo de como a educação e a inclusão podem transformar vidas, promovendo a saúde, o bem-estar e o protagonismo da terceira idade em um ambiente de acolhimento e aprendizado contínuo.
Como participar?
Com 80 alunos matriculados e uma lista de espera aberta, a Unati se consolida como um espaço de aprendizado contínuo, socialização e promoção do bem-estar para pessoas com mais de 60 anos. Os interessados em ingressar no Programa podem se inscrever aqui.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]