Notícias
UNIDEP

A música como esperança diante do Covid-19: entrevista com Sidney Magal

Compartilhe

Confira a nova contribuição da Operação Médica-acadêmica de Conscientização e Prevenção ao Covid-19: entrevista com o cantor e compositor Sidney Magal, realizada pelo aluno do curso de Medicina do UNIDEP, Rodrigo Gardona, com orientação do professor Me. Vilson Geraldo de Campos, coordenador do curso. A mediação foi conduzida por Rodrigo West, assessor de Magal, a ele nosso agradecimento.

A intenção dessa entrevista é levar de forma mais descontraída, informações sobre o Covid-19 á população. O atual momento que estamos vivendo de pandemia e isolamento social, gera um bombardeamento de informações e notícias, que muitas das vezes, assustam e geram sentimentos negativos, tais como, ansiedade, depressão e o medo. Precisamos de mais notícias e informações boas, que nos motivam e que nos de esperança para continuar.

A Operação médica-acadêmica de Conscientização e Prevenção ao covid-19, trás diversas matérias educacionais a respeito do Coronavírus, mas as pessoas já estão cansadas e desgastadas de tais informações. Pensando nisso, fizemos uma entrevista com o cantor, compositor, ator, dançarino e dublador brasileiro, Sidney Magal, com a intenção de levar esperança e motivação, como na sua música “Nós Vamos Sobreviver”.

Magal, a sua música, “Nós Vamos Sobreviver”, diz que “amanhã, vou acordar com vontade de viver”. Embora essa canção trate de uma história entre duas pessoas, o título parece ser tudo o que precisamos neste momento. Como você acha que a música, ou melhor, dizendo, a musicalidade e a arte como um todo, pode auxiliar as pessoas a enfrentar ente momento de tanto estresse emocional, já que o intuito é sobreviver?

Sidney Magal: Olha, eu acredito que a música tem um poder de conexão com o eu de uma maneira muito íntima, não é à toa que todos temos músicas que marcam momentos que jamais serão esquecidos por nós, e muitos deles nos trazem uma sensação muito gostosa quando lá na frente escutamos determinada música e lembramos deles. Diariamente eu recebo mensagens de pessoas que falam que conseguiram atravessar situações um tanto que turbulentas, ouvindo músicas que eu canto e, acho isso de uma beleza sem igual. Então, a música tem esse papel de conectar a pessoa com sua divindade, acreditar que tudo isso é passageiro e que há algo maior pra gente se apegar. Em tempos de isolamento social, cuidar da Saúde Mental é sagrado e a música acaba sendo um ótimo remédio para o espírito da gente. Não há nada melhor do que ouvir uma bela canção.

Você é um ídolo de diferentes gerações.  Quando analisamos os gráficos dos casos de Covid-19 no Paraná (06/05), observamos um total de 1.627 casos confirmados com 101 óbitos. A média de idade das pessoas que faleceram é de 67,7 anos. A média de idade dos contaminados é de 45,4 anos.   Você teria alguma mensagem preventiva para esse público, especialmente para aqueles mais vulneráveis?

Sidney Magal: A minha mensagem é para que todos tomem os devidos cuidados. Sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Ficar em casa é mais que necessário neste momento. O fato é que precisamos ter um pouco de paciência para o que estamos vivendo e criar novos hábitos, como por exemplo fazer higienização correta de alimentos, das mãos, dos ambientes... coisas que, por muitas vezes a gente acaba tendo alguns descuidos e que agora podem ser um foco de contaminação. 

Na sua vida, existiu alguma música que nos momentos de crise, o ajudou a superar e seguir em frente? Poderia compartilhar com a gente?

Sidney Magal: O artista convive constantemente com altos e baixos na carreira, então esses momentos adversos acabam nos evoluindo de uma maneira única. Eu adoro a música “Novo Tempo” do Ivan Lins. Retrata perfeitamente os novos tempos que estamos atravessando.  

Para finalizar, poderia oferecer ao público paranaense uma música do seu repertório, para acalmar e alegrar o coração?

Sidney Magal: Claro que sim, tenho muitas histórias legais com o povo paranaense e adoro esta terra querida. Uma música que combina com o astral de todos vocês é, “Alegria de Viver”, lançada em 82 no meu disco “Magal Espetacular”, pois bem como diz ela: “a vida é festa pra se cantar [...] troque aqui por um sorriso, cada lágrima que chorar. Quem comigo cantou, com meu canto vai se alegrar...”.

Operação Covid-19 UNIDEP

A Operação Médica-acadêmica de Conscientização e Prevenção ao Covid-19 é uma iniciativa de alunos e coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), liderada e idealizada pelos acadêmicos Rodrigo Gardona, Lucas Romero do Prado e Alini Zandonai. Além da participação dos estudantes Ana Carolina Villar de Sena, Angélica Denardi, Ana Lígia Scotti Alérico, Ailla Mazon Danielski, Liamara Correa, Gabriella Fergutz, Horácio Júnior, João Elias Fadel, Laura Maria Voss Spricigo, Juliana Girotto de Oliveira, Lara Gandolfo, Maria Clara Vida Cassi e Amanda Bringhentti. As ações têm orientação de professores do UNIDEP e médicos colaboradores.

Siga a Operação Covid-19 no Instagram: www.instagram.com/operacaocovid.

------------

Revisão: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7º período do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP)

Contato: [email protected]

Ver álbum completo