Notícias
Direito

Acadêmica de Direito apresenta-se em Congresso de Coimbra

Compartilhe

A acadêmica do 10º período do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Daisy Cristina Besen Debacker, apresentou o artigo “A Guerra no Quinto Domínio: A (im)possibilidade do Ciberataque como ato de guerra” na programação do VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, realizado de 10 a 12 de outubro, no formato híbrido.

O texto conta com coautoria do professor Me. Guilherme Martelli, e resulta do trabalho de conclusão de curso da acadêmica. Daisy enaltece a relevância da temática. “A tecnologia avançou de tal forma que, atualmente, muitos países são atacados de forma virtual sem que ocorram penalidades aos autores do ciberataque”, frisa.

Ela também aborda a importância de seguir divulgando sua pesquisa de TCC. “O trabalho de conclusão de curso é um período intenso, de muito estudo e pesquisas, sendo necessária muita dedicação. Por isso, continuar a pesquisa e a divulgação do tema significa dar sequência a um trabalho que foi realizado com muito esforço, o que também me permite evoluir como pesquisadora e profissional”, reforça.

Além da conquista de participar de um congresso internacional, promovido por instituições que são referência no campo do Direito, como é o caso da Universidade de Coimbra, Daisy celebra a reta final da graduação com mais um feito: foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) antes mesmo de concluir o curso, ainda em 2023.

O congresso internacional

Realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae (Centro de Direitos Humanos - Human Rights Centre) e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos, o VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra teve, como tema, “uma visão transdisciplinar”.

A programação buscou fomentar a reflexão e debates acerca de diferentes e relevantes problemáticas sociojurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos, promovendo a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.​

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo