Para Valeria Aparecida Schuster, aluna do 9º período de Enfermagem, 2022 começou diferente. Isso porque ela atuou por mais de um mês no litoral paranaense, realizando atendimentos preventivos e de primeiros socorros
2/2/2022
Compartilhe
De 27 de dezembro a 31 de janeiro, a acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Valeria Aparecida Schuster, participou do Projeto Verão Paraná - Viva a Vida, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte. Nesse período, ela atuou em Pontal do Paraná, na praia de Ipanema, prestando atendimentos preventivos e de primeiros socorros. A Projeto contou com profissionais e acadêmicos das áreas de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, levando atividades de esporte, lazer e recreação também a Guaratuba, Matinhos, Ilha do Mel, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Porto Rico e São Pedro do Paraná.
Ao representar o UNIDEP entre os mais de 200 profissionais e estudantes selecionados para atuar no Projeto, Valeria compartilha o sentimento após viver a experiência. “Saí do Verão Paraná com uma vontade enorme de ir além e de conhecer novos horizontes. Nesses dias, senti muita gratidão aos professores pela formação que recebi até aqui, pois nas etapas de preparação e também nos atendimentos práticos, vivenciei exatamente o que eu já havia aprendido em sala de aula. Representar o UNIDEP e a cidade de Pato Branco foi uma honra”, conta Valeria, estudante do 9º período.
A etapa de seleção dos candidatos ocorreu de 22 a 26 de novembro, em Pontal do Paraná. “Na ocasião, recebemos treinamentos sobre queimadura de águas-vivas, acidentes com ferrão de bagre, prevenção ao Covid-19 e à Dengue. Também fomos preparados para situações de primeiros socorros em casos de afogamento e infarto”, relata.
Ela também enaltece a importância do Projeto Verão Paraná - Viva a Vida na sua formação acadêmica e profissional. “Foi desafiador sair da zona de conforto, mas, sobretudo, foi uma oportunidade de conhecer outras áreas de atuação do enfermeiro. Posso dizer que desenvolvi competências como iniciativa, espírito de equipe e liderança, ensinamentos que levarei para a vida”, completa.
A coordenadora do curso de Enfermagem do UNIDEP, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, avalia a participação dos estudantes em iniciativas como esta. “Projetos como este fazem com que os alunos se aprofundem ainda mais em suas áreas de formação, oportunizando que coloquem em prática o que aprendem na graduação. Com isso, o estudante exerce o papel do enfermeiro frente a situações de risco à vida. Experiências assim agregam no crescimento pessoal e profissional dos alunos em formação, que nos orgulham por nos representarem e irem cada vez mais longe”, conclui.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]