O Congresso Nacional Afya de Odontologia - Conafya Odonto aconteceu no mês de maio, integrando todos os cursos da área ofertados pelas unidades da Afya Educacional
14/6/2021
Compartilhe
No final de maio, aconteceu a segunda edição do Congresso Nacional Afya de Odontologia - Conafya Odonto, integrando todos os cursos da área ofertados pelas unidades da Afya Educacional. Além da participação de docentes do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) atuando na condução e avaliação das bancas de socialização, a Instituição foi representada pela acadêmica do 5°período, Gislaine Pereira Bes, que apresentou o artigo “A recuperação do sistema gustativo em pacientes que apresentaram disgeusia com a Covid-19”.
Gislaine explica que seu artigo é resultado o projeto de pesquisa “Tratamentos alternativos em pacientes com sensibilidade paladar diminuída pós-Covid: estudo clínico randomizado", iniciado durante a monitoria de Clínica Integrada I, da qual ela participa, por meio da orientação da professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, coordenadora do curso.
Nesse sentido, Gislaine destaca a importância do estudo no contexto acadêmico, bem como para a sociedade. “Acredito que frente a situação foco que é o Covid-19 e suas sequelas, é muito importante debater e pesquisar sobre a disgeusia (diminuição ou alteração do paladar), sendo um assunto pouco discutido, que além de ser um sintoma desse vírus, tem recuperação demorada, ou até mesmo pode se tornar algo permanente, com poucas explicações científicas. Assim, estudos ainda são necessários para avaliar essas causas”, conta.
Para ela, a iniciação científica promove engajamento voltado à pesquisa acadêmica, o que contribui para o seu desenvolvimento e formação humanizada, pois ela tem condições de estudar situações reais. “Consigo ter uma experiência diferente do dia a dia na universidade, podendo observar novos horizontes frente ao conhecimento. Além disso, vejo a iniciação científica como algo essencial para a importância do saber baseado em evidências, a partir de um caráter ético e profissional”, destaca.
A professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, coordenadora do curso de Odontologia, também enaltece a contribuição da iniciação científica para a formação acadêmica. “ A pesquisa prepara o aluno para a análise crítica dos trabalhos, bem como para a escolha das técnicas e materiais que fará ao longo da vida de forma mais alicerçada em evidência científica. Além disso, coloca o aluno em contato com seus pares, oportuniza a troca de experiências, a explanação, a inteligência emocional durante a apresentação de trabalhos, dentre outras habilidades e competências”, avalia.
Para ela, o Conafya fortalece os vínculos entre as faculdades de Odontologia do grupo Afya. “Somos o grupo com maior número de faculdades de Odontologia do país, e essa troca oportuniza, além de um network, uma troca real de diversidade cultural e regional envolvendo a Odontologia. Nesse sentido, tivemos dois trabalhos aprovados para apresentação e recém chegamos na metade da trajetória do curso no UNIDEP, ainda não tivemos a disciplina de TCC e já temos esse movimento de engajamento voltado à pesquisa. Isso fortalece a Instituição por estimular o saber baseado em evidências”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br