A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Suelen Oldoni, teve seu documentário aprovado para ser produzido com recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo. A estudante receberá R$ 10 mil – concedidos por meio do Edital No 004/2024, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura –, para produzir um filme que trará histórias de mulheres que tiveram suas vidas impactadas pela moda regional, a partir do ofício da costura, da atuação no ramo têxtil e/ou por normatizações de gênero.
Suelen é bolsista de iniciação científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM). A proposta de documentário submetida ao Edital Municipal da LPG resulta da sua pesquisa, com o título “Tecidos identitários: a influência publicitária na construção da moda feminina na região do Sudoeste do Paraná na década de 1980”.
“O objetivo da pesquisa é compreender a influência publicitária na moda feminina na década de 1980 na região Sudoeste do Paraná, por meio de uma análise semiótica e discursiva de revistas nacionais e entrevistas etnográficas com mulheres de diferentes cidades. Também destaco o ineditismo do estudo, uma vez que a relação regional entre moda e publicidade ainda demanda de investigações acadêmicas”, cita Suelen.
O estudo ainda está em andamento e, em breve, Suelen iniciará a etapa de pesquisa de campo, quando realizará as entrevistas etnográficas que farão parte do documentário. Muito além do simples ato de “vestir”, Suelen mostrará como as influências temporais da moda retratam corporeidades de gênero, protagonismos e invisibilidades, por vezes sedimentadas pela própria publicidade. Sua orientadora é a professora Dra. Jozieli Cardenal Suttili.
“A publicidade tem como característica fundamental o ato de propagar e influenciar os consumidores a adquirirem determinados produtos. No entanto, em uma região que ainda vivia as primeiras décadas de emancipação sociopolítica, é interessante entender de que forma o vestuário era consumido, produzido e reproduzido pelas mulheres, e como essa relação atravessou suas vivências e memórias”, destaca a acadêmica.
Outro ponto abordado por Suelen é o resgate histórico oportunizado pela pesquisa, bem como pelo documentário. “Por meio da moda, as mulheres seguiram padrões de gênero estabelecidos socialmente. O documentário será um alicerce da pesquisa, contribuindo para que essa historicidade ganhe voz e reconhecimento por meio de vivências únicas, que revisitarão o passado e explicarão o presente”, avalia.
O fomento oportunizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Fundo Nacional da Cultura, fará a diferença na trajetória de Suelen enquanto publicitária e pesquisadora, uma vez que ela concluirá a graduação assinando o próprio filme. “A LGP proporcionará o aprofundamento da pesquisa e a parceria de novos profissionais que se unirão a nós para construção da produção. O incentivo auxiliará, ainda, na disseminação do documentário à população. Também motivará novas pesquisas científicas, bem como produções audiovisuais que retratem histórias de vida de mulheres da nossa região”, completa.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]