Notícias
Educação Física

Acadêmicos de Educação Física têm aulas práticas de artes marciais

Compartilhe

Os acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participaram, nesta quarta-feira (02/04), de uma aula especial de caratê com a atleta pato-branquense Tayná Cavalheiro e convidados da Associação Goju Kan de Karatê-Dô. A atividade integrou a disciplina de Esportes de Combate, ministrada pelo professor Me. Pablo Dourado, e proporcionou uma vivência prática da arte marcial, ampliando os conhecimentos e as possibilidades de atuação profissional dos estudantes.

Realizada no tablado de ginástica, a aula reuniu alunos de todos os períodos, que puderam conhecer as técnicas, fundamentos e valores do caratê, uma das modalidades olímpicas mais tradicionais do mundo. “A atividade oportunizou aos acadêmicos uma visão única de cada estilo e peculiaridade das lutas, permitindo assim uma formação mais crítica e, principalmente, a ampliação do horizonte de atuação dos futuros profissionais”, destaca o professor Pablo.

Segundo ele, o momento também foi uma oportunidade de reforçar a diversidade de caminhos possíveis dentro da área de Educação Física. “O caratê é muito difundido em Pato Branco, tanto como método de defesa pessoal quanto como prática esportiva. Os alunos perceberam que a luta pode ser, sim, uma forma de realização profissional”, pontua.

Pablo também ressalta que o Sudoeste do Paraná é um polo de artes marciais reconhecido nacionalmente, o que favorece a inserção na área. “Temos diversos ex-alunos atuando no esporte de combate. Além disso, muitos dos nossos acadêmicos já são atletas e estão na graduação justamente para complementar sua formação como treinadores e técnicos de luta”, conta.

Tayná Cavalheiro conquistou o título de campeã Paranaense de Karatê, o título de campeã dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná e o título de campeã Brasileira Sub 21, totalizando mais de 80 medalhas em disputas de copas de caratê.

A atividade reforçou o compromisso do UNIDEP em oferecer experiências práticas que conectam teoria e vivência, incentivando o protagonismo dos acadêmicos em diferentes áreas da Educação Física.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo