Com a participação da atleta Tayná Cavalheiro, atividade fez parte da disciplina de Esportes de Combate e proporcionou aprendizado técnico e vivencial em uma das artes marciais mais tradicionais do mundo: o caratê
3/4/2025
Compartilhe
Os acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participaram, nesta quarta-feira (02/04), de uma aula especial de caratê com a atleta pato-branquense Tayná Cavalheiro e convidados da Associação Goju Kan de Karatê-Dô. A atividade integrou a disciplina de Esportes de Combate, ministrada pelo professor Me. Pablo Dourado, e proporcionou uma vivência prática da arte marcial, ampliando os conhecimentos e as possibilidades de atuação profissional dos estudantes.
Realizada no tablado de ginástica, a aula reuniu alunos de todos os períodos, que puderam conhecer as técnicas, fundamentos e valores do caratê, uma das modalidades olímpicas mais tradicionais do mundo. “A atividade oportunizou aos acadêmicos uma visão única de cada estilo e peculiaridade das lutas, permitindo assim uma formação mais crítica e, principalmente, a ampliação do horizonte de atuação dos futuros profissionais”, destaca o professor Pablo.
Segundo ele, o momento também foi uma oportunidade de reforçar a diversidade de caminhos possíveis dentro da área de Educação Física. “O caratê é muito difundido em Pato Branco, tanto como método de defesa pessoal quanto como prática esportiva. Os alunos perceberam que a luta pode ser, sim, uma forma de realização profissional”, pontua.
Pablo também ressalta que o Sudoeste do Paraná é um polo de artes marciais reconhecido nacionalmente, o que favorece a inserção na área. “Temos diversos ex-alunos atuando no esporte de combate. Além disso, muitos dos nossos acadêmicos já são atletas e estão na graduação justamente para complementar sua formação como treinadores e técnicos de luta”, conta.
Tayná Cavalheiro conquistou o título de campeã Paranaense de Karatê, o título de campeã dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná e o título de campeã Brasileira Sub 21, totalizando mais de 80 medalhas em disputas de copas de caratê.
A atividade reforçou o compromisso do UNIDEP em oferecer experiências práticas que conectam teoria e vivência, incentivando o protagonismo dos acadêmicos em diferentes áreas da Educação Física.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]