Notícias
Odontologia

Acadêmicos de Odontologia estão inseridos na comunidade

Compartilhe

Os acadêmicos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) estão realizando ações de educação em saúde junto à comunidade. Destaque para as atividades que acontecem por meio da disciplina de Saúde Coletiva II, ministrada ao 5º período, contemplando estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, idosos dos bairros Fraron e São Luis, alunos da Escola Municipal José Fraron e visitantes do Parque do Alvorecer. Alguns grupos trabalham, ainda, temas ligados a conscientização e prevenção da Dengue nos bairros Bortot e Fraron. 

Já com o 7º período, a disciplina de Saúde Coletiva IV tem como foco instituições de populações vulneráveis ou prioritárias, como Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Hospital do Câncer, Remanso da Pedreira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), população rural, imigrantes haitianos, entre outros.

As disciplinas são ministradas pela professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, que enaltece a representatividade de experiências de ensino e extensão junto à comunidade. “Experiências como estas possibilitam ao acadêmico uma visão ampliada do processo saúde-doença, podendo reconhecer a interface entre os determinantes e condicionantes sociais de saúde, vivenciando condições de saúde reais de diferentes comunidades. Além disso, oportunizam uma formação profissional humanizada e preparam os acadêmicos para atuação na saúde pública. Estar a serviço da comunidade é um dos fundamentos do Ensino Superior”, destaca.

Saúde bucal de trabalhadores

No mês de abril, as atividades também contemplaram o Projeto de Extensão de Educação em Saúde Bucal, alinhado às disciplinas de Saúde Coletiva II e IV. Na ocasião, acadêmicos dos 5º e 7º períodos realizaram ações educativas na empresa Vibra Agroindustrial, durante a programação do “Abril Verde”, em que aproximadamente 300 trabalhadores foram envolvidos. “Os alunos forneceram orientações de técnicas de higiene bucal, prevenção de doenças bucais, principalmente câncer bucal, e estudaram as condições de higiene bucal dos trabalhadores”, explica a professora Graciela, que divide a disciplina de Saúde Coletiva IV com a professora Dra. Christiana Salvador Lima.

Nesses momentos, os acadêmicos têm contato com uma ampla diversidade de etnias, culturas e condições socioeconômicas, o que exige habilidades e competências para atender cada público em sua individualidade. “Nós da empresa Vibra trabalhamos muito com a prevenção. Ter esse contato com os acadêmicos do UNIDEP, reforçando as orientações de prevenção e estimulando mudanças de comportamentos e hábitos diários, foi muito importante. Entre os nossos colaboradores, tivemos um alto índice de participação e inclusive o feedback positivo por parte deles”, avalia a Enfermeira do Trabalho da Vibra Agroindustrial, Danieli Chiapparini.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo