Acadêmicos e professores visitaram o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Parque Nacional do Iguaçu. O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo também acompanhou os momentos de imersão tecnológica
24/3/2023
Compartilhe
Nos dias 17 e 18 de março, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizaram uma viagem técnica a Foz do Iguaçu. Entre os destinos, estiveram o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Parque Nacional do Iguaçu.
Segundo o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, a viagem oportunizou a alunos e professores conhecerem iniciativas atuais de tecnologia da informação. “Vivenciamos como a tecnologia pode operar enquanto um importante alicerce para proteção ambiental e diferencial turístico. Para os nossos acadêmicos, esse tipo de experiência amplia os conhecimentos sobre a tecnologia aplicada e impulsiona a formação profissional”, avalia.
O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do UNIDEP, professor Douglas Henrique Batista, destaca que pôde conhecer a Incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico de Itaipu. “Uma das ações que estamos estruturando é o trabalho de pré-incubação de projetos acadêmicos, buscando ajudar os nossos alunos a desenvolverem suas ideias. Nesse sentido, o PTI é uma grande referência para nós”, conta.
Douglas aponta a importância da imersão para os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Conseguimos mostrar aos acadêmicos como a inovação ocorre na prática. A visita evidenciou que soluções criadas em ambientes de educação podem chegar a grandes empresas, por meio de projetos que, muitas vezes, iniciam em sala de aula ou em jornadas de inovação oportunizadas durante a graduação”, frisa.
O acadêmico do 3º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Wallison Bernardo dos Santos, destaca as visitas técnicas ao Labmaker, Living Lab do Centro de Tecnologias Abertas, Centro de Estrutura de Barragens e Centro de Desenvolvimento Tecnológico.
“O lugar mais encantador, para mim, foi o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, onde conhecemos a logística por trás dos sistemas da barragem e como profissionais de TI são importantes em seu desenvolvimento. A visita me fez refletir muito sobre a importância de profissionais na área de segurança cibernética. A partir de agora, desejo trilhar esse caminho ao concluir a faculdade”, completa Wallison.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br