Notícias
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

ADS une gamificação e saúde em projeto interdisciplinar

Compartilhe

Na noite de 1º de junho, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou as bancas do projeto interdisciplinar promovido com o 1º período e que abordou a relação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) com a saúde pública, por meio de uma atividade de gamificação. A intenção é que os jogos propostos pelos estudantes possam ser utilizados em contextos escolares, contemplando diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

A atividade envolveu todas as disciplinas ministradas ao 1º período, integrando os professores Justino Fontenelle Craveiro Neto, Lígia Taniguchi, Luciana Bica e Silvana Alberton. “A ideia central da atividade interdisciplinar partiu do Programa Saúde na Escola, o qual conta com 14 temas relacionados à promoção de saúde, interligando a tenção Básica à Saúde com a Educação. Os alunos formaram equipes, escolheram os temas e adequaram os games à faixa etária escolar de cada jogo proposto”, explica a professora Silvana. Segundo ela, os jogos idealizados pelos estudantes versaram sobe saúde mental, saúde bucal, prevenção de doenças, vacinação, meio ambiente, qualidade de vida, entre outros.

Para Silvana, a experiência contribuiu na formação dos estudantes, que além de conhecimento técnico desenvolveram importantes competências comportamentais, entre elas trabalho em equipe, organização e oralidade. “Os alunos colocaram em prática habilidades comportais importantes e necessárias no mundo do trabalho, seja para entrevistas de emprego, apresentação de projetos para empresas, entre outros. A atividade também oportunizou novos conhecimentos teóricos e práticos, evidenciando a relação da tecnologia com a promoção da saúde pública”, avalia.

Para validação e aprimoramento das propostas, no dia 1º de junho, os grupos apresentaram seus projetos a uma banca composta por profissionais de saúde, tecnologia e games, entre eles: a professora e médica Gabrielly Socha; Maikon Nora, CEO da Mundo Invertido; Aletheia Brumato, dentista da Secretaria Municipal de Saúde; Ana Almeida Ferreira, nutricionista que atua no Programa Saúde na Escola; e Douglas Antônio Santos, jogador. A pró-reitora de Graduação, professora Carla Maria Ruedell e a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), professora Graziela Scopel, também integraram a banca.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo