Emanueli Honorato dos Santos, acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem do UNIDEP, foi uma das selecionadas para participar da Expedição Rios de Saúde, que atenderá comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, Pará
21/6/2024
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) conquistou uma vaga na Expedição Rios de Saúde, que ocorrerá de 07 a 12 de julho na Afya Faculdade de Ciências Médicas Abaetetuba, localizada no Estado do Pará. Ao todo, foram ofertadas 14 vagas para unidades de ensino Afya, sendo 10 vagas para discentes e 04 vagas para docentes. Entre os acadêmicos selecionados está Emanueli Honorato dos Santos, acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem do UNIDEP.
Emanueli conta que o interesse em participar da Expedição Rios de Saúde decorre do seu entusiasmo frente a atividades extensionistas oportunizadas durante a graduação. “São experiências que não apenas contribuem para o cumprimento das horas complementares exigidas, mas também representam uma valiosa oportunidade para diferenciar-me no mercado de trabalho e vivenciar realidades distintas da minha”, cita.
A cidade Abaetetuba situa-se às margens do Rio Maratauíra (ou Meruú), afluente do Rio Tocantins, e caracteriza-se pela população urbana e ribeirinha, uma vez que possui mais de 70 ilhas, cujos principais transportes são rabetas, canoas e barcos. “Nossos atendimentos poderão contribuir significativamente para o cuidado à saúde das comunidades ribeirinhas, permitindo-nos compreender algumas de suas necessidades e oferecer um acolhimento imediato, integral e humanizado dentro das nossas capacidades”, pontua Emanueli.
Esta será a primeira vez que Emanueli visitará uma cidade situada no Norte do Brasil. “Será uma vivência única, pois contribuirá para o meu conhecimento prático em Enfermagem e também para meu desenvolvimento como ser humano, proporcionando-me um olhar holístico sobre a realidade dos pacientes. Além disso, essa expedição aprimora meu perfil de liderança e protagonismo. Certamente, será um marco importante em minha jornada acadêmica”, destaca.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, a aprovação de Emanueli confirma sua dedicação durante a jornada acadêmica. “Todo o Colegiado se orgulha por termos uma acadêmica nos representando em uma ação extensionista tão grandiosa e que, certamente, contribuirá na formação pessoal e profissional de Emanueli, para que ela siga fazendo a diferença, uma vez que, ao longo da sua trajetória, tem se destacado ao demonstrar sua vocação em Saúde. Sempre ativa, ela já participou de diversos programas institucionais, entre eles o Semear e o EU Protagonista e, portanto, merece a oportunidade de viver mais essa experiência extraordinária”, salienta.
Expedição Rios de Saúde
A mobilização acadêmica para participação na Expedição Rios de Saúde ocorreu por meio do Núcleo de Experiência Discente (NED). “Apoiar os alunos em ações como esta é fundamental para aproximá-los da missão de sua futura profissão. Essa experiência agrega conhecimentos e vivências práticas em diferentes realidades de atendimento, neste caso, às comunidades ribeirinhas. Além disso, a imersão em ambientes distintos amplia a compreensão dos acadêmicos sobre as complexidades do Sistema Único de Saúde (SUS), preparando-os para atuar de maneira eficaz e empática, demonstrando desigualdades e a importância do compromisso com a justiça social”, ressalta a coordenadora do NED do UNIDEP, professora Ma. Jaqueline Bernardi Ferreira.
As vagas para a Expedição Rios de Saúde destinaram-se aos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia. Os selecionados viverão a experiência de forma gratuita, uma vez que os custos com passagem, hospedagem e deslocamentos serão integralmente oferecidos pela Afya.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br