Notícias
Internacionalização

Aluna de Enfermagem fará intercâmbio em Portugal

Compartilhe

A acadêmica do 3º período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Camilla Strappazzon, viverá uma experiência internacional de mobilidade acadêmica. Ela foi selecionada para um intercâmbio em Bragança, no norte de Portugal, e estudará durante um semestre no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). A experiência foi viabilizada pelo Setor de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização do UNIDEP.

Esta será a primeira vez que Camilla vivenciará uma experiência internacional. “Será minha primeira viagem para outro país, o que torna a oportunidade ainda mais significativa para meu crescimento pessoal e acadêmico”, conta. As aulas de Camilla, no Instituto Politécnico de Bragança, iniciam em 19 de fevereiro – na Instituição de Ensino Superior portuguesa, ela dará continuidade à graduação e conhecerá a realidade da área da Enfermagem no país europeu.

“Será uma experiência de extrema importância para minha trajetória acadêmica, proporcionando uma perspectiva internacional em minha área de estudo. Além disso, acredito que essa vivência enriquecerá minha vida pessoal e me preparará, de forma mais abrangente, para desafios profissionais futuros”, reforça.

Camilla enaltece o apoio do UNIDEP para tornar esse sonho possível. “Estou extremamente grata pela oportunidade de realizar um intercâmbio durante minha graduação, com apoio valioso do UNIDEP. Agradeço ao Setor de Internacionalização e à Coordenação de Enfermagem pelo esforço dedicado em viabilizar não apenas minha participação, mas também abrir portas para futuros alunos”, salienta.

Nesse sentido, Camilla ainda compartilha dicas com os acadêmicos do UNIDEP que, assim como ela, também desejam viver uma experiência de intercâmbio internacional. “Aproveitem as oportunidades do Setor de Internacionalização, estejam atentos aos editais de intercâmbio e explorem destinos. Em Portugal, por exemplo, há diversas oportunidades para alunos brasileiros. Busquem informações sobre programas, bolsas e parcerias para ampliar perspectivas acadêmicas e profissionais”, completa.

Oportunidade única

A coordenadora do curso de Enfermagem do UNIDEP, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, enaltece a importância da experiência de ensino, teórico-prática, no campo da saúde em um contexto internacional. “Estudar em outro país é um sonho para muitos acadêmicos da área da saúde, o que contribui não somente na formação acadêmica, mas também no crescimento pessoal, ampliando a rede de contatos, bem como a vivência de outra cultura. Em Portugal, Camilla conhecerá tecnologias utilizadas para o cuidado e outros protocolos na saúde, o que certamente será um diferencial na sua formação”, avalia.

O coordenador do Setor de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização do UNIDEP, professor Me. João Faccio, destaca a proatividade e protagonismo demonstrado por Camilla, que procurou, no UNIDEP, mecanismos para realizar o seu sonho. “É muito importante que os alunos busquem e nos tragam oportunidades. Nós possuímos diferentes ofertas de intercâmbio para nossos estudantes, que nem sempre estão alinhadas com o objetivo de cada aluno ou aluna. Por isso, é fundamental buscar oportunidades, possibilidades de seu gosto, alinhados com seus objetivos de carreira e de vida. Teremos a maior honra em auxiliar os acadêmicos a buscarem seus sonhos e objetivos, assim como fizemos com Camilla”, reitera.

Para acompanhar os editais e divulgações de oportunidades de intercâmbio voltadas à comunidade acadêmica do UNIDEP, fomentadas pelo Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, acesse aqui.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo