Os alunos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) já estão vivenciando as oportunidades de intercâmbio viabilizadas pelo Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII). Recentemente, a acadêmica do 7º período do curso de Odontologia, Gislaine Bes, voltou do intercâmbio realizado em julho, no qual cursou Business English na Pearson College London e na Birbeck University of London, instituições de ensino situadas em Londres, Inglaterra.
Essa foi a primeira vez que Gislaine viajou para o exterior. Ela conta que conheceu e visitou cinco países diferentes durante o intercâmbio, que teve duração de um mês: França, Inglaterra, País de Gales, Suíça e Escócia. “Além de estudar, consegui vivenciar diferentes culturas e fazer amizade com pessoas do mundo todo. Ver que existem diferenças de personalidades, religiões e classes sociais é um grande aprendizado. Nessa diversidade, todos partilhavam o desejo de realizar seus sonhos”, relata a acadêmica.
O aprimoramento da língua inglesa por meio do contato nativo é um fator imprescindível para melhorar o entendimento do idioma enquanto complemento profissional na área de atuação do estudante. Gislaine conta como o intercâmbio contribuiu nesse sentido. “Com o curso realizado foi possível aprender um pouco mais do Business English e voltá-lo para a atuação na área da Odontologia. Compreendi também que o Inglês não é uma disciplina, mas sim uma língua vivenciada no mundo todo“ completa.
O processo de Internacionalização do UNIDEP oportuniza uma experiência única na trajetória acadêmica e profissional dos alunos, em que programas de curta duração oferecem bolsas parciais de estudo. “Acredito que ter um certificado internacional é algo muito bom para o currículo. Ter tido a experiência de fazer apresentações em inglês para professores nativos faz com que os trabalhos realizados de forma oral no Brasil tornem-se algo mais simples, pois agora terei maior confiança e facilidade”, diz Gislaine.
A acadêmica ainda relata a quebra de padrões e paradigmas ao fazer a viagem sozinha para a Inglaterra. “Para uma mulher poder realizar uma viagem sozinha no exterior ainda é visto como algo estranho. Então, para mim, poder quebrar essa barreira e encontrar diversas outras mulheres que estão fazendo o mesmo, foi algo incrível”, avalia.
Aos acadêmicos do UNIDEP, Gislaine orienta que busquem alternativas de realizarem seus sonhos, especialmente o intercâmbio. “Acredito que todos devem se inscrever nos editais que a faculdade viabiliza e traçar uma meta até o dia da sua viagem, focando na língua do país onde irá estudar e aproveitando todos as oportunidades”, aconselha.
Para acompanhar os editais e divulgações de oportunidades de intercâmbio voltadas à comunidade acadêmica do UNIDEP, fomentados pelo Núcleo de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, acesse: aqui.
------------
Matéria: Suelen Oldoni, acadêmica do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]