Emira Ali Mahdi chega à reta final da faculdade com uma grande conquista: ser aprovada no intercâmbio do Shibaura Institute of Technology (SIT), Japão, onde desenvolverá pesquisas na área de neurociência
20/10/2023
Compartilhe
A acadêmica do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Emira Ali Mahdi, foi aprovada em intercâmbio promovido pelo Shibaura Institute of Technology (SIT), universidade situada no Japão. Nas etapas preparatórias do processo de seleção, ela contou com a Academia de Idiomas Afya (AIA), plataforma disponibilizada de forma gratuita aos alunos do UNIDEP, e que além de dispor de 25 cursos para diferentes idiomas, também oportuniza a realização de testes de nivelamento.
Emira iniciará o intercâmbio em janeiro de 2024. Ela foi aprovada no programa de intercâmbio de investigação do Laboratório de Ciências Aplicadas do Cérebro do SIT, localizado no campus de Omyia. O programa busca fomentar melhorias para saúde mental e desempenhos, por meio da visualização do funcionamento do cérebro.
“Meu irmão faz doutorado no Japão. A partir disso, tive o interesse em realizar um intercâmbio acadêmico no país, para conhecer sua cultura e modelos de aprendizagem. No SIT, terei a oportunidade ímpar de desenvolver conhecimentos e habilidades em um ambiente acadêmico-científico de ponta, participando de pesquisas de vanguarda no campo da neurociência”, conta.
Ela evidencia que estudar neurociência em uma universidade como o SIT, será um grande diferencial na sua atuação na Psicologia. “Pesquisar o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso é algo fundamental na Psicologia, já que os comportamentos e processos mentais estão intimamente ligados aos processos neurais. Viverei isso em um laboratório de neurociência referência, aplicando o conhecimento na prática, pois identificarei abordagens psicológicas mais eficazes, avaliando como determinados tratamentos afetam o cérebro dos pacientes”, salienta.
Para ser aprovada no processo seletivo, ela se preparou na AIA, especialmente para o teste de nivelamento em Inglês. “Como uma intercambista brasileira, que realizará pesquisas em um instituto internacional que utiliza o Inglês como língua principal, era um pré-requisito por parte do SIT que eu comprovasse a proficiência no idioma. A precisão na avaliação oportunizada pela AIA, somada à comodidade, resultados rápidos, adaptação personalizada, feedback detalhado e economia de recursos, a confirmou como uma ferramenta valiosa para avaliar e melhorar minhas habilidades”, disse.
Oportunidades da AIA
O coordenador do Setor de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização do UNIDEP, professor Me. João Faccio, explica que o teste de nivelamento é uma avaliação linguística que perpassa diferentes habilidades (escrita, comunicação oral, leitura) e que garante um resultado baseado em critérios conhecidos como Common European Framework of Reference for Languages (CEFR).
“Na AIA, o teste de nivelamento é gratuito e realizado pelo próprio estudante em seu computador. Ele é composto por várias questões, de diferentes níveis, que visam avaliar, além da escrita, comunicação oral e leitura, o domínio do vocabulário do aluno. O teste está disponível para todos idiomas ofertados na AIA”, explica.
Os 25 idiomas disponibilizados pela AIA, são: Alemão, Búlgaro, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol, Estoniano, Finlandês, Francês, Francês Canadense, Grego, Húngaro, Inglês Europeu, Inglês Norte-Americano, Italiano, Letão, Lituano, Neerlandês, Polonês, Português Europeu, Romeno, Sueco, Tcheco e Turco.
João enaltece a importância da plataforma, gratuita para os alunos, professores e colaboradores do UNIDEP, e disponível no Canvas. “A AIA possui um conteúdo riquíssimo, que gera um certificado de nível que o aluno pode atestar em seu currículo, trazendo oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional. Cada nova língua que aprendemos é como uma nova janela que abrimos em nossas vidas: cada janela aponta para uma vista diferente, e cada vista nos apresenta um horizonte infinito em possibilidades e vivências, a exemplo da conquista da nossa aluna Emira”, completa.
A AIA pode ser acessada pelo Canvas, com autonomia e interatividade: são textos, áudios e vídeos, além de materiais extras em diferentes formatos, como podcasts, animações, entre outros.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br