Os alunos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) já estão sendo beneficiados com oportunidades de intercâmbio mobilizadas pelo Setor de Internacionalização, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI). Recentemente, a acadêmica do segundo período de Psicologia, Mariana de Miranda, foi beneficiada pelo programa LCO - Leading & Coaching The Human Organization, organizado pela IBS Americas junto à University of La Verne (ULV) na Califórnia - EUA. Com isso, em julho de 2022 ela viverá três semanas de imersão e estudos no exterior, pois recebeu uma bolsa de 70% do valor para custear o curso e a viagem.
O coordenador do Setor de Internacionalização do UNIDEP, professor Me. Ricardo Bertoncello, explica que todo o processo de seleção foi conduzido pela IBS Americas, envolvendo estudantes de Ensino Superior de todo o Brasil. “O fato de Mariana ter sido selecionada demonstra a qualidade do seu currículo e confirma que estamos nos posicionando como uma Instituição que preocupa-se com a formação dos acadêmicos visando a atuação global. Ficamos muito felizes com essa conquista, que certamente será uma inspiração entre os nossos alunos, mostrando que o intercâmbio no exterior é algo possível e presente na nossa realidade”, avalia.
Mariana conta que sempre desejou vivenciar a experiência de estudar em uma universidade fora do país. “No período que estarei na Califórnia, visitarei empresas, terei palestras com executivos e interação com colegas de diferentes partes do mundo. Acredito que essa bolsa é uma grande oportunidade para me desenvolver como pessoa e profissional. Tenho certeza de que será uma experiência incrível, afinal a ULV é uma das mais tradicionais e respeitosas universidades dos Estados Unidos. Creio que será inesquecível, por isso, fico muito feliz com essa oportunidade e sou grata ao UNIDEP por estar sempre buscando inovações para seus alunos”, diz a acadêmica.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, enaltece que o intercâmbio realizado por Mariana traduz um momento importante para a Instituição, fortalecendo as ações de internacionalização e agregando a formação acadêmica. “Essa visibilidade também é importante para instigar outros acadêmicos que têm interesse nesse tipo de experiência. Um programa de intercâmbio sempre traz ao selecionado um universo de novas possibilidades e não será diferente com a nossa acadêmica, que poderá relacionar os conhecimentos já adquiridos no curso de Psicologia com o que vai encontrar pela frente, tendo a vivência da realidade de outro país”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]