Bruna Muller, acadêmica do 7º período do curso de Direito, teve um artigo científico aprovado e que integrará os anais da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Penal
22/5/2024
Compartilhe
A acadêmica do 7º período do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Bruna Muller, participou do IX Congresso Brasileiro de Direito Penal, realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Fortaleza, Ceará. Ela levou para o evento o artigo “O silenciamento da mulher no sistema penal: reflexos que a exclusão e a desigualdade de gênero influenciam no viés ressocializador da pena”, elaborado com orientação da professora Dra. Eucleia Gonçalves dos Santos.
Bruna, que é bolsista de iniciação científica pelo programa de fomento à pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) do UNIDEP, conta que o artigo foi elaborado especificamente para o congresso e, por ter sido aprovado, será publicado nos anais do evento.
“Foi a partir desse artigo que nasceu a ideia e o desejo de participar do processo de seleção de bolsas para pesquisa científica do UNIDEP, pois, como estávamos estudando sobre a mulher no sistema penal, ainda que daquela que está privada de liberdade e as tantas formas de violações a essas mulheres, também aproveitamos para estudar a violência de gênero na nossa Comarca”, pontua.
De acordo com Bruna, viver a imersão oportunizada pelo congresso foi um momento ímpar em sua formação acadêmica e profissional. “Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora, pois participar desse congresso só reafirmou minha vocação. Vivenciei inúmeras oportunidades e networking com profissionais que são referências no âmbito do direito penal, professores, magistrados, promotores e advogados”, pontua.
Nesse sentido, ter um artigo científico aprovado no Congresso Brasileiro de Direito Penal também representa uma conquista importante para Bruna. “É uma grande satisfação ter um trabalho reconhecido em um evento de tamanha relevância. Cada hora de estudo, de dedicação acadêmica e de orientação docente tornaram-se ainda mais valiosas, me motivando a buscar novos patamares para minha trajetória acadêmica e área de atuação futuramente”, frisa.
Para a coordenadora do curso de Direito do UNIDEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, o desempenho de Bruna, ao obter aprovação de um trabalho acadêmico em um evento de tal relevância, demonstra a qualidade e a seriedade do ensino oferecido no UNIDEP. “Isso reflete o potencial dos nossos alunos de produzir pesquisas de alto nível, movimento que contribui para construção de um currículo acadêmico robusto, diferenciando os estudantes no mundo do trabalho. Soma-se a isso a participação em eventos de abrangência nacional, o que enriquece a formação dos estudantes, fortalece o curso de Direito e reafirma o compromisso da IES no avanço da ciência jurídica no Brasil”, completa.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br