O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) tem sido beneficiado pela parceria entre a Afya Educacional e o Programa Santander Universidades, que oportuniza a participação dos estudantes de graduação em editais que contribuem para que os acadêmicos recebam auxílio financeiro e, assim, possam dar continuidade aos estudos. Um exemplo recente foi o Programa de Bolsas Santander Graduação 2021/1, que selecionou o aluno do 5º período do curso de Medicina do UNIDEP, Marcos Vinícius da Silva, 21 anos, natural de Francisco Alves, cidade situada no noroeste do Paraná.
Por ter sido contemplado pelo Programa, Marcos passará a receber uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00 durante doze meses, além de ganhar um curso de inglês on-line. “Foi uma alegria imensa ter sido selecionado, uma vez que ingressei na faculdade pelo Prouni e vim de uma família que batalha muito para me manter estudando. Essa bolsa me ajudará com o custeio tanto das despesas básicas, que por vezes se tornam pesadas frente a imprevistos, como de materiais e equipamentos relacionados ao curso”, contou.
Para ele, o auxílio estudantil é um importante incentivo em prol do seu sonho de ser médico. “Além de estimular a minha busca pela excelência acadêmica, me dá o suporte financeiro necessário para que, pelo menos durante o período de contemplação da bolsa, eu consiga focar ainda mais em minha formação médica sem que preocupações financeiras tomem mais espaço mental que o necessário. Em relação ao curso de inglês, eu já possuo fluência no idioma, mas pretendo seguir me atualizando, pois esta é uma língua que utilizo diariamente e a considero essencial, especialmente em se tratando de atualização em assuntos médicos”, disse.
Marcos ainda deixa um "conselho" aos demais alunos de Medicina que desejam pleitear esse tipo de bolsa no UNIDEP. “No geral, essas bolsas requerem sempre o máximo de esforço por parte do estudante para manter o bom rendimento acadêmico. Para isso, algo que sempre me ajudou e tento manter em mente é conseguir selecionar com bastante cuidado as atividades extracurriculares nas quais me envolvo. Além disso, é sempre bom cultivar, dentro do possível, todos os hábitos que sustentam o comprometimento acadêmico como assiduidade, planejamento, organização e estratégias de otimização do estudo”, frisou.
Apoio estudantil e Internacionalização no UNIDEP
A mobilização para os editais de internacionalização e auxílio estudantil é realizada pelo Setor de Internacionalização do UNIDEP, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI). Desde 2020, seis editais do gênero foram divulgados aos alunos da IES, sendo que seis acadêmicos foram beneficiados com bolsas-auxílio variadas. Para o edital do Bolsas Santander Graduação 2021/1, foram 141 acadêmicos do UNIDEP inscritos, que concorreram a 15 bolsas distribuídas entre 21 unidades do Grupo Afya Educacional.
O coordenador do Setor de Internacionalização, professor Me. Ricardo Bertoncello, destaca que a participação expressiva dos alunos confirma que a cultura da internacionalização está sendo construída na IES. “O Setor ainda é novo na Instituição. Com o isolamento social no Brasil e em vários outros países do mundo, a internacionalização ficou bastante prejudicada. Ainda assim conseguimos viabilizar programas em que tivemos uma participação expressiva dos nossos alunos. Então, creio que estamos construindo uma cultura de engajamento que nos conectará com muitas oportunidades, nacionais e internacionais, apesar das restrições que temos no momento atual”, ressaltou.
Ricardo reforça a importância do protagonismo acadêmico frente a oportunidades de internacionalização e apoio estudantil. “Essa bolsa, em particular, oferece incentivo financeiro para ajudar o aluno a arcar com suas despesas na graduação. Há, ainda, o estímulo pelo reconhecimento do mérito acadêmico para conseguir a bolsa. Existem outras bolsas de intercâmbio, cursos e cooperação internacional que serão disponibilizadas aos nossos alunos, à medida que forem sendo lançadas. O papel do Setor de Internacionalização é o de divulgar e auxiliar os alunos no cadastro para essas oportunidades”, completou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]