Projeto Integrador de Finanças, ministrado ao 5º período, desenvolveu estudos e soluções de gestão a empresas que integram a Bolsa de Valores do Brasil (B3)
4/8/2020
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No primeiro semestre de 2020, o 5º período do curso de Administração do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu a experiência da disciplina de Projeto Integrador em Finanças, cujos trabalhos foram orientados pelo professor Me. Aulison André Kummer, que também ministrou, para a mesma turma, a disciplina de Finanças II. Como resultado, os alunos apresentaram diagnósticos, baseados em análises financeiras fundamentalistas, em empresas que integram a Bolsa de Valores do Brasil (B3), o que também deu embasamento para a elaboração de artigos científicos.
De acordo com o professor Aulison, na seleção das empresas que integram a B3, estiveram entidades que apresentaram as maiores altas no valor de mercado no decorrer de 2019. Essas empresas foram separadas por segmento e, posteriormente, direcionadas a grupos de quatro alunos. “As análises realizadas nos demonstrativos tiveram o objetivo de gerar um diagnóstico – por meio da aplicação de indicadores – da situação econômico-financeira das entidades. Esses indicadores foram analisados de forma interempresarial e temporal, garantindo a construção de um parecer completo sobre a saúde da entidade avaliada. Essa análise histórica e comparativa foi estruturada em forma de artigo científico, no qual foram apontadas possíveis relações entre a evolução ou a queda do valor de mercado das ações investigadas e a situação das organizações estudadas, a partir de uma análise financeira fundamentalista”, pontuou o professor.
De acordo com o professor Aulison, o objetivo da metodologia utilizada foi desenvolver competências necessárias ao processo de diagnóstico econômico-financeiro das organizações, qualificando os acadêmicos para a realização de consultorias. “A turma comprometeu-se com o projeto desde a primeira aula, o que se configurou como fator decisivo para o sucesso da atividade. Dentre os principais pontos fortes a serem evidenciados, destaca-se o desenvolvimento de competências voltadas a realização de análises financeiras fundamentalistas, instigando-os a serem proativos na determinação da posição patrimonial e de mercado das entidades. Além disso, o projeto também contribuiu para o incentivo à pesquisa acadêmica, a partir de uma temática importantíssima para a formação dos futuros administradores”, avaliou.
Para o acadêmico do 5º período do curso de Administração, Gabriel Andrade da Silva, a oportunidade de associar teoria e prática foi positiva. “Poder utilizar os estudos e as teorias acadêmicas em minha área de atuação, tem sido muito importante para mim e também para a empresa onde trabalho, contribuindo para a minha convicção enquanto administrador. No projeto integrador, o conhecimento adquirido agregou muito em minha formação acadêmica, pois estimulou a pesquisa científica e também proporcionou uma visão a partir da realidade vivenciada por investidores de grandes empresas”, frisou.
Desafios e oportunidades
O coordenador do curso de Administração do UNIDEP, professor Me. Ronaldo Bieber, enaltece a importância dos projetos integradores para a formação dos acadêmicos, especialmente neste período de aprendizagem remota, em que docentes e alunos precisam (e estão conseguindo!) se reinventar. “Para mim não é surpresa que esse projeto tenha sido um sucesso. A competência do professor, somada ao comprometimento da turma na realização de um projeto integrador no modelo remoto, permitiu que os trabalhos avançassem semanalmente, com a orientação oportuna do docente, assim como ocorre no presencial”, pontuou.
Ronaldo também aponta os aprendizados do curso em 2020/1, bem como as expectativas para o segundo semestre. “Tivemos que recorrer à Teoria das Contingências para avançar com o semestre. Muitas coisas não puderam ser programadas. Entretanto, com o tempo, fomos nos adaptando e começamos a planejar. Ter a oportunidade, por exemplo, de realizar um webinar com profissionais de qualquer lugar do mundo é uma vantagem que a situação nos trouxe. Queremos e sabemos que a presencialidade vai voltar, mas o legado do ambiente remoto, sem dúvida, será um aliado para a inovação dos gestores que estamos formando”, frisou.
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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br