15/3/2021
Compartilhe
Para os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), o contato com a prática profissional inicia logo no segundo ano da graduação. No momento, a inserção dos acadêmicos dos 3º, 5º e 9º períodos ocorre nas unidades básicas de saúde, situadas nos bairros de Pato Branco. Entre as atividades práticas executadas pelos estudantes sob supervisão docente, estão a triagem, consultas de enfermagem, aplicação de vacinas, curativos e, quando necessárias, a realização de visitas domiciliares, dentre outras atividades cabíveis ao enfermeiro.
A coordenadora do curso, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, explica que as práticas de estágio estão acontecendo nas disciplinas de Estação do Aprendizado I, 3º período; Enfermagem em Saúde Coletiva II, 5º período; e Estágio Curricular Obrigatório, 9º período. Gisele ressalta que os alunos atuam somente em Pato Branco, uma vez que as práticas devem ocorrer sob supervisão docente.
“O enfermeiro atua em diversos cenários. Conhecer e estagiar em unidades básicas, principalmente em um momento como esse de pandemia, aprimorará ainda mais o conhecimento científico do nosso aluno. Com essa experiência, ele conseguirá relacionar o que é visto na teoria com a prática, processo que refletirá em seu aprendizado, por meio de uma formação humanizada e condizente com a realidade da sociedade”, enaltece Gisele.
O curso de Enfermagem do UNIDEP possui convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco e, por meio das práticas de estágio, atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades respeitam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que refere-se à prevenção ao Covid-19 e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br