Durante o internato, período que ocorre nos dois últimos anos da graduação, os estudantes do curso de Medicina do UNIDEP atuam em hospitais e unidades básicas de saúde de diversas cidades, incluindo o município vizinho de Bom Sucesso do Sul – onde alunos, equipes de saúde e população criam vínculos e demonstram a importância de uma Medicina humanizada
25/4/2023
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) tem contribuído para a interiorização da profissão, oportunizando vivências em vários cenários de prática durante toda a jornada acadêmica dos estudantes, que desde os primeiros períodos da graduação são inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dois últimos anos de formação, esse processo é intensificado com o internato, a exemplo do que está acontecendo em Bom Sucesso do Sul, município situado a pouco mais de 20 km de Pato Branco.
Na unidade de saúde central de Bom Sucesso do Sul, os alunos realizam atendimentos de Atenção Primária em Saúde (APS), em que seguem aprendendo e agregando conhecimento ao processo formativo, desenvolvendo a conduta médica a partir da orientação e acompanhamento de médicos preceptores.
Para a secretária municipal de Saúde de Bom Sucesso do Sul, Saliane Pegoraro, a chegada dos alunos de Medicina está sendo importante para a população. “Temos o privilégio de termos o curso de Medicina em Pato Branco, o que permite a inserção dos alunos na Rede Municipal de Saúde da nossa cidade. Isso veio a somar, pois além de abrirmos um campo de estágio necessário, eles vêm superpreparados. É uma parceria importante, criamos vínculos com os alunos e estimulamos que eles queiram permanecer em nossas cidades e região”, destaca.
O médico preceptor, Nestor Clovis Citon, evidencia o desempenho dos acadêmicos, bem como a contribuição dos estudantes nos atendimentos ofertados na UBS. “Os acadêmicos do UNIDEP estão chegando no internato com um nível de conhecimento muito bom, o que demonstra uma formação médica de qualidade. Eles conseguem atender a população de forma satisfatória, que condiz com a realidade da medicina hoje, o que significa que eles estão bem preparados. Com isso, o tempo de espera por parte da população está sendo menor, e também conseguimos dar uma atenção maior aos pacientes, melhorando a qualidade dos atendimentos”, avalia.
Uma Medicina que cura e cuida
Restam cerca de três meses para a formatura de Gabriela Beckhauser, acadêmica do 12º período, e que integra a primeira turma do curso de Medicina do UNIDEP. Na reta final do internato, ela compartilha a importância das experiências obtidas nesse ciclo. “O internato mostrou a minha vocação, e estagiar em Bom Sucesso do Sul me tirou da zona de conforto, pois os atendimentos indicaram a minha especialidade de escolha: a endocrinologia. Aqui, atendi muitas pessoas com diabetes, e também consegui reverter diagnósticos, sensibilizando novos hábitos alimentares e de qualidade de vida. Confirmei que estou cursando Medicina para mudar a vida das pessoas”, destacou.
Também estagiando em Bom Sucesso do Sul, o acadêmico do 11º período do curso de Medicina, Gabriel Rivabem, conta que a inserção precoce na realidade do SUS fez a diferença na sua atuação no internato. “Gosto muito de promover a educação em saúde, explicando detalhadamente o que o paciente tem. Com isso, as pessoas se sentem acolhidas, o que favorece para que o paciente possa realmente aderir ao tratamento, por meio do método clínico centrado nas pessoas. Além disso, estamos sendo formados no UNIDEP para atuarmos nos mais variados cenários de saúde, exercendo a Medicina onde for necessário”, enfatiza Gabriel.
Um afeto que a população sente
O agricultor familiar e morador da comunidade rural de Linha Tiradentes, Dario Zieveski, aprova a atuação dos acadêmicos em Bom Sucesso do Sul. “A saúde melhorou bastante nos últimos anos, e agora com a chegada dos alunos de Medicina, o atendimento está ainda melhor, os estudantes acertam os medicamentos, nos tratam bem e são bem atenciosos. Não tenho queixas, só elogios. Acredito que eles serão ótimos médicos no futuro”, destaca.
Neuza Zanella Nesello reside em Bom Sucesso do Sul desde que nasceu, portanto, conhece bem a realidade da saúde no município. Ela também compartilha a experiência positiva que está tendo com os acadêmicos. “Fui superbem atendida, os estudantes nos acolhem e atendem muito bem. Confesso que, quando entrei no consultório, fiquei surpresa, porque eles são muito jovens. Mas, depois, senti segurança e tranquilidade, pois certamente temos aqui excelentes médicos em formação”, disse.
O internato
No Internato 4.0 do curso de Medicina do UNIDEP, os acadêmicos atuam nos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como nas cidades de Bom Sucesso do Sul, Curitiba, Chopinzinho, Francisco Beltrão e União da Vitória.
Nesse período, que ocorre nos dois últimos anos da graduação, os acadêmicos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência.
Os estudantes têm uma rotina envolvendo teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico ofertado pelo UNIDEP.
------------ Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP Contato: agencia@unidep.edu.br